Pensata

Magaly Prado

15/03/2003

Ibope, ombudsman e cidadania no ar

Semana de resultado de Ibope. No FM, a Mix, que deveria ficar quietinha entre as segmentadas, vai comendo pelas beiradas e emparelha com as populares. A rádio que toca rock e pop para os jovens se posiciona no terceiro lugar. Veja abaixo matéria que publiquei no Agora. No AM, as mudanças não são drásticas. Padre Marcelo continua carregando a Globo nas costas e levando comunicadores menos expressivos a figurar entre os mais ouvidos por pegar carona no seu sucesso. Por conta disso, Eli Corrêa, da Capital, é segundo lugar de manhã, como não acontecia há muito muito tempo...de qualquer forma, à tarde ele é imbatível. Aliás, o homem-sorriso do rádio está lançando livro esta semana.

*

Sarah da 89 FM, onde começou sua carreira profissional, diga-se de passagem, vai estrear programa que contempla o terceiro setor. Que bom que existe vida inteligente no dial. Que algumas moças mesmo bonitas sabem que a diferença é saber ser profissional usando a cabeça e não forçando a barra para aparecer a qualquer custo queimando o filme da classe.

*

A Bandeirantes AM deve ser a única rádio a ter ombudsman, pelo menos não conheço outra. Maria Elisa Porchat vai fazer o papel da defensora dos ouvintes a partir de terça-feira.

*

Zé Pedrices no ar. A Rede Transamérica continua chamando famosos para comandar programas. Desta vez, pelo menos escolheu alguém que pelo menos entende de música. Afinal, Zé Pedro, antes de dividir o palco com Adriane Galisteu, já era DJ famoso.

*

Cidadania é o tema do novo programa de Sarah Oliveira na rádio 89 FM

Sarah sempre teve um grande envolvimento com questões sociais, colaborando constantemente com iniciativas de ONGs (organizações não-governamentais) e instituições.

Em abril (foi adiado, era para estrear após o Carnaval), Sarah vai ampliar essa participação no movimento social. Ela vai apresentar o programa "89 Rock e Cidadania".

Os boletins diários com notícias sobre responsabilidade social vão destacar as iniciativas desenvolvidas por ONGs e por jovens de todo o Brasil. As ações sociais empreendidas por empresas e fundações também ganharão espaço na 89 FM.

O objetivo não é apenas relatar o que vem sendo feito de positivo no campo social, mas, principalmente, estimular a juventude (público-alvo da rádio) a se envolver diretamente no trabalho voluntário, participando concretamente.

Sarah reestreou na rádio 89 em novembro, com o programa "Rock 10 EUA". Ela já havia trabalhado na emissora no início de sua carreira.

***

Primeira ombudsman do rádio recebe e responde a críticas da Bandeirantes AM

Maria Elisa Porchat começa hoje na função, até então inexistente no dial. Ela vai responder às reclamações dos ouvintes sobre a própria rádio. "Vou fazer um balanço de todas as críticas e comentários sobre a emissora que chegam pelo site ou por telefone", diz Maria Elisa.

O quadro "Ombudsman no Ar" será transmitido a partir das 10h30, dentro do programa "Manhã Bandeirantes". Maria Elisa fará a autocrítica da emissora com base na palavra do ouvinte. "No rádio, ele costuma ser muito participante", diz.

Com as recentes contratações e novos programas da Bandeirantes AM, Maria Lisa diz acreditar que os temas da primeira semana centrarão nessas novidades. "Mas, além de receber críticas sobre a programação e os profissionais, vamos saber como chega o nosso som."

Com base nesse acompanhamento, Maria Elisa levará os temas recorrentes às reuniões da rádio. Segundo ela, a emissora pretende aprimorar seu trabalho de acordo com o que o ouvinte sugerir. "O que ele acha é o ponto de reflexão", diz.

DJ mais famoso do Brasil estréia domingo na rede Transamérica

O programa "Fala Zé!" será ao vivo, das 20h às 22h. "Era um desejo antigo", conta Zé Pedro, que já apresenta programa na MPB FM, do Rio, aos sábados, das 22h à 0h.

Tudo começou quando Zé Pedro passou a divulgar seu disco "MPB para Dançar" dando entrevistas nas rádios. Comentava-se que ele tinha muito visual, mas que também funcionava no dial. "Vai ser bom porque poderei levar pessoas que não levo no 'É Show' [TV Record], que é da Adriane Galisteu."

O programa será baseado em convidados. No quadro "Um Minuto de Reflexão", o apresentador fará perguntas malucas aos participantes. "Depois, com os ouvintes, vou trazer de volta o quadro 'Eu Sei que Você Sabe', que bolamos e não é mais usado no 'É Show'. O ouvinte precisa adivinhar uma música da velha-guarda para ganhar prêmios."

A cada semana, o programa troca de tema. "Era para ter estreado no domingo passado, e o tema seria ressaca de Carnaval", diz Zé Pedro, que não adianta os próximos assuntos, justificando que inventa tudo na hora. "Sou em cima do improviso. Fui jogado na TV e me virei."

Zé Pedro terá um ou dois convidados famosos sentados com ele no estúdio, e mais três ou quatro por telefone. "Quero ter sempre um DJ no último bloco, assim ele faz o set com três músicas mixadas. DJ conversa pouco, mas vai dar a agenda dos locais onde toca também."

O DJ foi convidado e conta que fez um piloto (programa teste) em tempo real. Após 15 dias, foi chamado. As "zé pedrices" deram certo.

"Vou deixar claro no rádio que eu me comunico com as pessoas e não sou um mero personagem engraçado. Na TV, se eu faço uma pergunta séria, com uma tigela na cabeça, ninguém leva a sério", desabafa Zé Pedro.

Começou discotecando

Zé Pedro era caixa de banco e estudava direito quando foi substituir um DJ em apenas uma noite carioca. Chegou a São Paulo para abrir um clube, iria ficar apenas uma semana. Foi visto por Adriane Galisteu, que o convocou para ser DJ do programa dela. Hoje, Zé Pedro completa dez anos em São Paulo, cidade que o recebeu muito bem, segundo relata. Saiu do Rio e veio fazer TV justo em Sampa.

"Eu tinha uma imagem ligada à música eletrônica, mas Adriane achou legal, me disse que eu era um cara televisivo." Deu no que deu: está até hoje com a loira. Começou apenas como DJ em um cenário que o colocou no alto do palco. "Uma semana depois, desci e passei a dividir o palco com ela, em uma afinidade maluca."

Passados quatro anos sem repetir as "cabeças", como costuma chamar os adereços que usa, estréia dia 18 na televisão novo visual: sem nenhum enfeite. "Foi assim que fiquei conhecido nacionalmente, mas quero descobrir se não sou um blefe ou se consigo me comunicar sem precisar ser engraçado sempre", diz Zé Pedro, reforçando que no rádio não precisa de artifícios.

***

Mix sobe mais uma posição e fica em terceiro no ranking

Emissora segmentada em pop rock desbanca as rádios populares acostumadas a frequentar as primeiras posições entre as mais ouvidas na Grande São Paulo.

Os dados mais recentes do Ibope apontam a Mix à frente da Gazeta, tanto no período que retrata as 24h quanto de 5h à 0h.

Se considerarmos o horário comercial, das 6h às 19h, aquele em que os diretores se preocupam mais, pois é principalmente neste período que os anúncios entram, a Mix está em quinto lugar, atrás da Band, Transcontinental, Gazeta e Nativa. Ainda neste horário, a Sucesso e a Tupi figuram antes da 105, Jovem Pan e 89.

De qualquer forma, a Sucesso não possui mais, em nenhum dos períodos, a mesma audiência dos tempos em que era Rádio Cidade e liderava o ranking.

Alpha, Antena e Nova Brasil, emissoras que ganham a denominação "adulta contemporânea", aparecem inalteradas em qualquer dos horários. E apenas no horário comercial, a CBN ultrapassa a Metropolitana.

***

O comunicador mudou o enfoque das mensagens diárias

Cerca de três anos atrás, Eli Corrêa passou por uma experiência, uma espécie de "treinamento psicológico", e nesse dia percebeu que poderia passar mais do que simplesmente uma mensagem, mas algo que pudesse mexer com os ouvintes.

Ele se deu conta de que as palavras possuem importância muito maior do que já sabia, tanto que é, de longe, o principal comunicador do AM. Aliás, Eli ressalta que, muitas vezes, mais importante do que dizer muito é saber o que dizer.

Sempre leu as mensagens que seus ouvintes fiéis há 30 anos enviam. Porém, com a nova clareza que as palavras podem tomar, a leitura ganhou mais convicção.

São textos curtos, mensagens positivas, de reflexão, histórias de vida, que incitam os ouvintes a pensarem na vida e, por conta dessa repercussão, existe uma enorme procura dos ouvintes por esses textos. Foi quando Eli resolveu gastar alguns dias para fazer uma coletânea. E lança, em breve, o livro "Acorde para Vencer". "É no sentido de acordar para a vida", diz Eli, que abre todas as manhãs, às 6h, com a mensagem do dia, na rádio Capital AM. À tarde, a mesma mensagem reprisa às 15h.

Saudade também vai virar livro

Fora as mensagens, Eli Corrêa recebe inúmeras cartas para o quadro "Que Saudade de Você", que também vai virar livro. "Serão selecionadas as cem cartas que mais emocionaram o Brasil", conta Eli.

O quadro existe há 30 anos e é líder absoluto de audiência. Eli mantém em sua equipe de trabalho duas pessoas que o acompanham desde o início, no começo da década de 70. São elas que o ajudam na escolha. Porém, as histórias mais impressionantes Eli guarda na lembrança. "Tenho na memória."

As cartas passam por um processo de edição e, ainda assim, Eli burila o texto dos ouvintes. "Troco uma palavra ou tiro alguma frase", disse ele, acrescentando que "muitas vezes o desenlace está contado logo no começo da carta e mudo, deixando para o final".

Os personagens da carta são interpretados por Eli Corrêa, de segunda a sexta, às 14h, na rádio Capital (1.040 kHz). O comunicador, pioneiro nesse estilo de quadro em que dramatiza uma situação, recebe as cartas pelo correio, fax e e-mail.

***

Segunda-feira, o músico Sérgio Reis volta a comandar o "Coração Sertanejo", transmitido pela rádio Nativa FM, de segunda a sexta, a partir das 6h. Após um mês da cirurgia que fez no cérebro, Serjão está recuperado e se prepara para voltar à sua rotina.

***

Afiliada

A Band FM faz campanha publicitária para promover a adesão de mais uma emissora à sua rede. A partir do dia 24, a Estação FM, de Curitiba, se torna Band FM. A campanha na capital paranaense começou no dia 15 e foi desenvolvida pela equipe da própria rádio. São outdoors, comerciais em televisão e na rádio, além de anúncios em revistas e jornais. A rede passa a ter 42 emissoras afiliadas. "Somos a maior rede de FM do Brasil e a única que cresce", afirma Acácio Luiz Costa, diretor-geral da Band FM.

***

Single

Música nova de Madonna começa a tocar nas rádios da América Latina a partir do dia 24. Já o disco "American Life", produzido pela cantora com Mirwais Ahmadzai (especializado em ambient breakbeat, trip hop e clubdance), só chega às prateleiras no dia 21 de abril. O novo álbum da cantora terá 11 faixas, incluindo "Die Another Day", do filme "007.?


TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

LEITOR PROPÕE DISCUTIR A BAIXARIA NO RÁDIO

Olá Magaly Prado

A Musical FM é um marco no que diz respeito a rádio em São Paulo. A partir do fim da programação 100% MPB da emissora, fundamos a MPB Sempre, uma ONG cujo intuito é discutir os rumos da MPB na mídia e a democratização dos meios de comunicação. Estamos sempre promovendo discussões com o objetivo de provocar reflexões a respeito do Cap V (Da Comunicação Social), Art 221 da Constituição Federal e da Lei 9.612 que Institui o Serviço de Radiodifisão Comunitária no Brasil. Temos acompanhado o desfecho do Projeto de Lei 145/01 que dispõe sobre a exploração dos serviços de Radiodifusão Comunitária no município de São Paulo e mantivemos contato com os responsáveis pelo lançamento da cartilha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania. A cartilha foca a baixaria na TV e nós estamos propondo estender a discussão para o rádio.
Que tal discutirmos tudo isso na coluna? que tal uma pauta nesse sentido?
Atenciosamente,
José Augusto Lisboa, 36 - Professor

MPB Sempre
Presidente

***

Alô todos!

Ouvintes e quase-ouvintes do Coquetel Molotov!

Após alguns meses de férias forçadas, o seu programa de música alternativa está de volta ao rádio pernambucano. Desta vez em novo dial, nova freqüência, novo dia e tudo mais!
Agora estamos mais chiques e transmitindo em FM!
Prestem atenção no novo número: 91,3 MHz!
Para começar com pé direito, selecionamos para vocês músicas da lista da NME dos discos mais importantes de todos os tempos, bandas de rock com mulheres no vocal, uma homenagem a Celly Campelo e muitas outras surpresas. Tudo isso vocês poderão conferir na reestréia do Coquetel Molotov neste domingo (09 de março) às 16h.

Relembrando:
COQUETEL MOLOTOV
Domingo, das 16h às 18h
91.3 MHz - Teclados FM

Até lá!

O programa Coquetel Molotov tem a produção e apresentação de:

Ana Garcia, Tathianna Nunes, Viviane Menezes, Jarmeson de Lima e Thiago Marinho.
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca