Pensata

Magaly Prado

29/03/2003

24h de fofoca no FM

Como se não bastasse o tanto de fofoca que já existe no dial AM, alguns programas de FM, inúmeros programas de TV e mais um montão de jornais e revistas nas bancas, que incluem este tipo de entretenimento, querem inaugurar uma CBN de fofocas. Haja interesse pela vida pessoal das "celebridades" do mundinho daqueles que gostam de aparecer a qualquer custo. Leia reportagem que fiz para o Agora, na íntegra logo abaixo.

Cai diretor regional do Sistema Globo de Rádio

Antonio Carlos Guerino não é mais o diretor regional do Sistema Globo de Rádio. Guerino acumulava as direções da Globo São Paulo, da Rede Globo e da Globo Rio, esta última dividindo com Marcos Libretti.
Libretti passa a cuidar dessas funções, e Mariza Tavares, que dirigia o jornalismo da CBN, será a responsável por toda a administração da CBN, que também ficava nas mãos de Guerino. Já todos os gerentes (de marketing, programação, vendas etc.) passam a responder ao diretor de mercado, José Luiz.
"Houve uma reestruturação e mudou o modelo de gestão. A diretoria corporativa assume as funções regionais, concentrando tudo no Rio", conta Guerino, que soube de seu desligamento quando retornou das férias, quinta-feira passada.
Guerino, que trabalhava no Sistema Globo de Rádio desde 1997, disse ter saído sem nenhum conflito. Na verdade, antes desses seis anos, ele, que é publicitário, sempre trabalhou em agências. "Nunca havia trabalhado em rádio, mas me apaixonei, vou sentir saudades."

***

Black Music

Terça-feira, o programa "Tambor" , da rádio USP FM, às 21h, traz no repertório: Josèphine Baker, Ivo Meirelles e Funk'lata, Flin And BB's, Sammy Davis Jr, Patty Labelle, John Lee Hooker, Lavelle White dentre outros. O programa como sempre, usa e abusa da musicalidade negra.

***

Game da TV

José Armando Vannucci mostrou no "Show da Manhã", da Jovem Pan, trechos do programa "O Elo Mais Fraco", de Portugal, atração que entrará, na programação da TV Globo. O game consiste em participantes de uma família respondendo perguntas em blocos e, no final de cada bloco, eliminam o mais fraco competidor.

***

Nelson Rubens estuda proposta de nova FM

A idéia é ser a primeira emissora a colocar fofocas ininterruptamente durante as 24 horas do dia.
Mas o apresentador, que deverá conduzir o projeto, não adianta qual seria a FM, se seria arrendada ou não, nem muito menos quem está por trás. Porém, garante que o projeto é para estrear ainda neste semestre.
Nelson Rubens avisa que não deixará a rádio América (1410 AM), no qual comanda programa que leva seu nome, diariamente das 7h às 9h.
"Fui convidado para coordenar uma FM, o que não altera meu trabalho na América, que é AM", afirma o apresentador conhecido pelo bordão "ok, ok".
"Será como uma CBN de fofocas, com informações de artistas e famosos o tempo todo, jogadas de uma forma profissional", diz o fofoqueiro.
Nelson Rubens comenta também que as pessoas nem sempre podem estar diante da TV ou em lugares onde possam acessar a internet para acompanhar o noticiário a respeito das celebridades.
"A força da fofoca é muito grande", fala o fofoqueiro, acrescentando ainda que quem não tem tempo de ler as novidades nas revistas e jornais pode ouvir no rádio do carro, enquanto se desloca pelas ruas da cidade.
Empolgado declara: "Acho uma ótima idéia, pois o que existe hoje são apenas participações de fofoqueiros em determinados programas."
Para garantir assunto que preencha as 24 horas, a nova FM fofoqueira terá de reunir na mesma equipe todos os fofoqueiros de plantão que estão espalhados em diversas AMs e algumas poucas FMs.
"A programação desta nova emissora não terá só comentários, mas contará com entrevistas com as pessoas do mundo artístico e celebridades em geral", adianta Nelson.

***

Dupla jornada

Monika Leão, que já estava nos microfones da 0h às 5h na retransmissora de programas American Sat, estreou na rádio Iguatemi FM (da rede CBS) fazendo o horário 6h às 10h. A locutora, dona de uma voz bem bonita, está feliz e não se sente exausta com a carga horária de trabalho.

***

Jovem Pan conta com o pioneiro em transmissões de corridas de carros

Presença de peso: Wilson Fittipaldi, 82 anos, também conhecido como Barão, foi quem trouxe o som de uma corrida e o ronco dos motores dos carros para o rádio.
A primeira prova de automobilismo (na Itália) foi feita por Fittipaldi na Jovem Pan. Assim, ele foi o pioneiro a narrar corridas, esquema que até então não existia.
Wilson Fittipaldi foi a voz da Jovem Pan AM nas transmissões de automobilismo por três décadas _até meados dos anos 70. Mas continuou na rádio até os anos 80. Por muitos anos, ele foi o âncora do "Jornal da Manhã", tradicional programa da emissora.
Além da tradição familiar nas pistas, Wilson Fittipaldi é pai de Emerson e Wilsinho Fittipaldi e avô de Christian, Barão viveu grandes momentos nos microfones da Pan.
Uma das maiores emoções de sua carreira foi a transmissão do Grande Prêmio da Itália, em 1972. As atuais vinhetas (chamadas de curta duração da rádio, dando conta de sua participação no GP de F-1) mostram Barão narrando a vitória de seu filho Emerson em Monza. Essa conquista deu ao Brasil o primeiro título mundial na categoria mais importante do automobilismo.
Este ano, durante as transmissões da corrida em Interlagos, a Jovem Pan prestará uma homenagem a Wilson Fittipaldi, figura lendária do esporte e que faz parte da própria história da Fórmula 1, "de Chico Landi a Michael Schumacher".
Para a cobertura do GP Brasil de Fórmula 1, a equipe da Jovem Pan é formada por Téo José, na narração, Wilson Fittipaldi, Cláudio Carsughi e Eweraldo Marques, nos comentários. As transmissões começam na sexta-feira no treino livre, das 13h às 14h, e continuam no sábado, no treino oficial, das 14h às 15h, e domingo, na corrida, a partir das 13h.

***

"O Pulo do Gato", da Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9), faz aniversário

No dia 2 de abril, o programa "O Pulo do Gato" completa 30 anos no ar. O jornalístico é comandado por José Paulo de Andrade desde o início, em 1973.
"O Pulo do Gato" é líder absoluto de audiência. Os mais recentes dados do Ibope mostram o programa à frente da Globo e da Capital (primeiro e segundo lugar no ranking) e com quase o dobro da audiência da Jovem Pan (quarto lugar).
Vai ao ar das 6h às 7h, e o foco é informação e prestação de serviço.
"O Pulo" é conhecido por "acordar São Paulo" e pelo miado do gato, marca registrada do programa.
Zé Paulo é um dos jornalistas mais conhecidos da cidade e acaba de completar 40 anos na Bandeirantes.
O comunicador começou dez anos antes, primeiro como radioescuta e, logo em seguida, no plantão esportivo da rádio América, quando essa emissora pertencia ao grupo Bandeirantes. Chegou a ser chefe do departamento de jornalismo da Bandeirantes.
Nos anos 80 também comandava o "Band Cidade" na TV.
Na Bandeirantes AM, também apresenta o "Jornal Gente", desde 1978, que vai ao ar das 8h às 10h e também já possui longa vida: 25 anos. Programa que começou com Vicente Leporace.
Zé Paulo trabalha no horário nobre do rádio. "É o filé mignon, o horário de maior audiência", diz. O âncora conta que o programa abrange três gerações e já recebeu várias manifestações nesse sentido. "Temos ouvintes que acompanham o programa desde quando começou, pessoas com cerca de 60 anos, seus filhos de 30 e seus netos de 18", fala Zé Paulo, que completará 61 anos em maio.

***

Recado do pessoal da Brasil 2000

Mãe de Renato Russo fala sobre o neto

A Rádio Brasil 2000 reapresenta amanhã, às 15h, o "Brasil 2000 Especial - Renato Russo", com músicas e fatos da vida de Renato contados pelos pais e a irmã do cantor e compositor. São depoimentos superlegais, nos quais eles falam sobre a infância, a adolescência, a doença do líder da Legião Urbana, e também sobre o filho de Renato, o Giuliano.

***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

SOBRE REDES

Boa Tarde Magaly, Gostaria de saber como anda a implantação da rede mix falaram que ela cresceria logo, mas até agora conta apenas com uma afiliada em Avare/SP e por falar em rede o que está acontecendo com as tradicionais redes Jovem Pan e Transamérica, elas perderam o folego, pois antes sempre tinhamos novas afiliadas surgindo e agora nada. A Jovem Pan se intitula a maior rede de rádios do país mas não esta presente em locais importantes como Recife, Natal, Triângulo Mineiro, Santa Maria, Goiânia entre outras praças importantes, já a Transamérica agora só pensa na portadora Hits, não que a programação seja ruim, mas como uma região como a de Campinas/SP pode ficar sem a Transamérica POP. (obs. Olha que eu já mandei vários e-mails pedindo e ele só respondem que anotaram a sugestão). E a rede da 89 e da Nativa como vão continuarão crescendo ou vão parar por ai?
Um grande Abraço
Luis Marcelo Mucin
Campinas/SP

IKEDA, DA 89 FM

Cara Magaly, Sou leitora assídua dessa coluna desde o jornal Folha de S. Paulo . adoro rádio e sou roqueira desde pequena acompanho a 89fm há varios anos e sempre me interessei pela rádio pois ouço 24 horas por dia!!!!!!!!esta madrugada ouvi o locutor Ikeda, que por sinal não tem nenhuma apatia com os ouvintes da 89 rock, pois ele não sabe fazer a 89fm. o estilo dele é outro quando eu e um grupo de amigos ouvimos, ficamos bastante chateados pois parece que ele esta de volta a rádio pela terceira vez.....O time da 89fm estava de primeira porque será que o Ikeda voltou???se os ouvintes não gostam de ouvir ele!!!!!E quem saiu para dar lugar a ele? pois ele estava fazendo o horário do cadú 2 as 6 da manhã!!!como que a 89 visa aumento no ibope acrescentando na equipe um locutor que tem estilo de outras rádios????ou será que ele esta cobrindo férias de alguem?????tomara!!!!! pois o time da 89 é excelente nota 10 pois todos da equipe tem um estilo único de locução.nada co ntra o profissional Ikeda porem o lugar dele é em outra rádio pois lá ele poderá desempenhar o seu trabalho com mais êxito!!!!
Abraços,
MARIELLY MARTINS
SÃO PAULO

*

MAIA E CIA...TROCA DE DIRETOR...ROCK INTOCÁVEL

Olá,meu nome é Edson gosto muito de ouvir rádio e tenho 3 perguntas. Por ande anda os antigos locutores da Brasil 2000 Roberto Maia, Kiko e Embu que apresentavam o programa for fan que era sábado a noite e outros ?

Fiquei sabendo que o diretor da rádio eldorado vai trabalhar na Jovem Pam isso é uma boa noticia ou não ?

Por que as rádios evitam de tocar as músicas de grandes roqueiros como Gary Glytter o ex-secos e molhados João Ricardo e o eterno mutante Arnaldo Baptista ? Fico por aqui esperando resposta sua até !

Resp.: quem acompanha aqui leu sobre o Alper trocar a Eldorado pela Pan. O Maia continua com o Rock Bar, os outros não sei, alguém sabe?

*

Olá Magaly, tudo bem? Eu sou o Christian Santos, moro em São Paulo, mas sempre que posso passo um tempo no litoral. Gosto muito de rock e tenho percebido que as rádios do litoral paulista estão cada vez mais deixando de lado o binômio axé/pagode e investindo no trinômio rock/blues/mpb. Veja: a SERRA mudou de nome (agora é HITS FM) e trocou o popular pelo pop/rock e mpb com direito a muitas versões ao vivo e acústicas; a ENSEADA (rádio rock do litoral) está cada vez mais alternativa, com atitude rock n'roll; a SANTA CECÍLIA está tocando mais rock que antes; a 98 (que já foi Transamérica e Mix) agora é REDE RÁDIO ROCK, adotando a mesma programação da 89 de SP; e a ELDORADO FM passou a retransmitir a programação da capital em 99,7 (Santos) e está com uma programação mais jovem, audaciosa, às vezes penso que estou ouvindo a Enseada !!! Será que as rádios do litoral estão mudando para melhor, ou estou enganado? Será uma fase? Ou a fase do axé e pagode que já era??? Se alguém puder me responda...

Segue o dial da Baixada Santista:
90,9 BAND
91,9 LITORAL
94,3 ENSEADA
95,1 JOVEM PAN
98,1 REDE RÁDIO ROCK
99,7 ELDORADO
102,1 NATIVA
103,7 HITS
104,5 GUARUJÁ
105,5 TRIBUNA
106,7 CULTURA
107,7 SANTA CECÍLIA

Resp.: que bom!!! Tomara que a mudança seja para melhor mesmo e que venha para ficar!

*

QUEM TEM TEMPO DE AJUDÁ_LO?

Magaly:Tudo bem? Aqui fala Marcello Campos, de Porto Alegre. Andei lendo textos seus muito interessantes na internet, sobre rádio, e pensei em pedir o seu "socorro", he he he... Ocorre que estou desenvolvendo a tese de conclusão do meu curso de Jornalismo pela PUCRS, tendo como tema o programa "Empoeirado", que o Ed Motta apresenta em seu site www.edmotta.com. Gostaria de contar com seu depoimento a respeito do assunto, bem como dicas sobre programas similares, etc. Caso esteja ao seu alcance, gostaria que vc indicasse outros profissionais que também possam contribuir para uma compreensão mais ampla (e também mais específica) do tema: história do formato, definições e nomenclaturas, etc. Não sei, por exemplo, qual a definição mais adequada para o programa "Empoeirado", já que é um programa de rádio na web porém não está inserido em uma webradio...Abraço,
MARCELLO CAMPOS e-mail: marcellopub@bol.com.br

***

Beijos sonoros a todos e até a semana que vem
Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca