Pensata

Magaly Prado

12/04/2003

Estréia parceria da Alpha e JB FM

Estréia programa baseado em show. Estréia André Kfouri na Metrô, a convite de Waguinho, que há seis meses na Metropolitana reformula a FM. Ronaldo Baptista, voz padrão da Capital AM comemora 50 anos de rádio.

Volta ao ar, depois de 30 anos, o programa "Corinthians em Marcha", que ficou no ar na Panamericana/Jovem Pan por 40 anos. Desta vez, na Atual AM. . Luiz Augusto Alper, da Jovem Pan, revive os flashbacks da emissora.

Estréia hoje, às 16h, na Alpha FM (101,7), o programa "Couvert Artístico". Trata-se de uma parceria inédita da Alpha com a rádio JB, do Rio. Na verdade, o programa é sucesso no Rio há mais de cinco anos. "As duas principais rádios adultas do eixo Rio-São Paulo unidas para veicular um programa", diz Eduardo Leite, diretor artístico da Alpha.

Serão duas gravações mensais. A primeira, do programa de estréia, aconteceu no dia 1º, no Ecco Music, com o músico Pedro Mariano, que, além de cantar, respondeu a perguntas dos ouvintes. As duas emissoras vão transmitir a atração.

Segundo Eduardo Leite, os próximos shows serão abertos somente para ouvintes que fizerem inscrição por fax (0/xx/11) 252-6101 ou no site www.alphafm.com.br

***

André Kfouri estréia na terça-feira na Metropolitana FM

São cinco boletins esportivos de um minuto (futebol, tênis e automobilismo) espalhados na programação da Metropolitana FM, de São Paulo. "A escolha foi por causa de seu perfil jovem", disse Waguinho, diretor artístico da Metrô.

André Kfouri, filho do jornalista esportivo Juca Kfouri, começou no rádio em 93 na Jovem Pan AM. Como a maioria dos principiantes, foi radioescuta, depois repórter de geral e, um ano depois, já estava no esporte. Era época da Copa do Mundo nos EUA. Em 95, Kfouri recebeu o convite da TV ESPN e está lá até hoje.

"Nunca trabalhei em FM", diz Kfouri, que já conhecia Waguinho dos corredores da Pan, pois na época, Waguinho era locutor da FM.

Kfoury frisou que a única forma de conseguir conciliar seu trabalho na TV é assim, apenas com boletins.

***

Ninguém merece

Quadro na CBN e dropes na Metrô adotam a expressão

Eu publiquei aqui que a estréia foi no sábado passado na rádio CBN, do programa "Noite Paulistana", das 20h às 20h30, com as opções de entretenimento na cidade.

No quadro "Ninguém Merece", os apresentadores Tatiana Vasconcellos, 25 e três de rádio; Eduardo Baszczyn, 26, e sete de rádio, todos na CBN e Cassia Godoy, 24, cinco de rádio, escolhem um produto cultural que, na opinião deles, ninguém merece consumir.

Um dia antes, a Metropolitana FM colocou no ar programetes humorísticos interativos com o mesmo nome.

Nos seis programetes (de um minuto e meio) diários da Metrô, o locutor Vinny faz a amarração das enquetes interativas. "Situações engraçadas para criar saia justa no ouvinte", conta Waguinho, diretor artístico.

Os três da CBN já trabalham em outras funções na rádio. Tatiana produz o "Jornal da CBN"; Eduardo é repórter aéreo e Cassia, produz o "CBN Noite Total". Eles também dão espaço aos ouvintes, no quadro "Fale Aqui", podem reclamar de estabelecimentos ligados ao lazer.

O programa de estréia mostrou o trio bastante à vontade nos microfones.

***

Outras expressões

"Boca no Trombone" criada por Vicente Leporace virou quadro de programa da rádio Bandeirantes

"Fala Sério" popularizada pelo Casseta & Planeta deu nome a programa (extinto semana passada) na Jovem Pan

Bordões

"Aiii Amiga!" da personagem Sheila e "Xiii Marquinho!", dos Sobrinhos do Athaíde (89FM)

"Get' Up", do programa do rapper Xis, da Jovem Pan, dito como na música do comercial: "gue...ra...páaaa"

Terminologia

Palavras que surgiram no rádio e que "pegaram":

mala, meia-boca, bagaça, entre outras. Quem lembra mais? Quem lembrar, mande por email: magalyprado@uol.com.br

***

Há 50 anos no rádio, Ronaldo Baptista já fez de tudo um pouco no veículo. Foi locutor, dublador, radioator, teleator.

Hoje com 66 anos, é voz padrão da Capital AM (1040). Toda a locução comercial masculina é dele. Mas gosta de lembrar é da narração das historinhas de Walt Disney. Entre as dublagens, fez a voz de Richard Boone, o "Paladino do Oeste".

Quando menino, Baptista queria ser escritor, fazia os diálogos dos balões das fotonovelas e passou a desenhar histórias em quadrinhos. "Gostava de criar personagens, super-heróis", conta Baptista.

Aos 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato. Trabalhou na América. Depois foi para a rádio Cultura. "Na época, era a mais ouvida, tinha orquestra."

Na Bandeirantes foi comentarista de disco com Sargentelli.

O garoto paulistano, do bairro de Santana, foi galã de novelas quando tinha 20 anos de idade. Antes de virar disc-jóquei na Band, ganhou vários prêmios, como o Sabiá de Prata, como radioator.

"Foram 20 anos de radionovelas. Para citar uma delas, 'Morro dos Ventos Uivantes', que fazia com que o horário das 22h da Band fosse o mais ouvido de São Paulo."

No "Bom a Beça" (Band), líder de audiência, recebia artistas. Desde o Trio Esperança até Orlando Silva, "já gagá". "Roberto Carlos divulgou seu primeiro disco lá."

Celso Teixeira, que era repórter musical do "Patrulha Bandeirantes", costumava dizer que Baptista era a voz mais bonita do rádio.

Ronaldo Baptista foi comunicador da Record por dez anos. Lançou Adoniran Barbosa no programa "História das Malocas".

Dublou o tenente Rip Masters, o mocinho do "Rin Tin Tin"; dublou o Almirante Nelson, Richard Bashart (famoso em Hollywood) por dois anos, Dublou a voz de Tyrone Power em todos os seus filmes. "Melodia Imortal", foi considerada o melhor trabalho de dublagem.

***

Depois de 30 anos, volta 'Corinthians em Marcha' agora na Atual AM (1230)

Nos anos 40, era comandado por Octávio Muniz. Durou quatro décadas. Agora seus filhos (Muniz Filho, Bruno Filho e Chico Sobrinho) estréiam dia 27 com a transmissão de Corinthians e Flamengo. Quem fará a transmissão é Ivo Morganti.

Só serão transmitidos os jogos do time do parque São Jorge. O programa, de segunda a sexta, das 19h às 20h, começa dia 28.

O gol do adversário não será narrado. No lugar, entrará um sinal sonoro. "Estamos testando a melhor marca", diz Octávio Muniz Filho, que lembra quando Ari Barroso, flamenguista doente, narrava jogos caracterizando o gol com uma gaita.

Muniz Filho conta que há muito tempo cultivava a idéia de fazer o programa do seu pai. Como a Atual AM perdeu a equipe, que foi para a 9 de Julho AM, e queria algo diferenciado, "só fiz recuperar o programa da Panamericana AM (hoje Jovem Pan) e da Record OC. As emissoras unidas."

Antes o horário era comprado pelo Corinthians e hoje é independente. "Se jogar mal, será criticado", diz. E haverá quadro de humor com o corintiano Jerimum.

***

Jovem Pan volta a apostar em seu próprio flashback

"Programa de flashback é uma fórmula consagrada", diz Luiz Augusto Alper, diretor de programação da Jovem Pan FM, que resolveu reavivar os hits que tocavam antigamente na emissora.

Alper, que está há um mês na Jovem Pan, pega o horário da noite para dar a sua primeira reformulada.

Com a estréia de "Jurassic Pan", de segunda a sexta, das 22h à 0h, a Jovem Pan FM corre atrás de um estilo que "sempre deu certo".

"O motivo de colocarmos o 'Jurassic Pan' no horário é melhorar a audiência."

Alper frisa, porém, que se trata de uma programação diferente das transmitidas pelas emissoras que concorrem diretamente com a Pan, a 89 e a Mix (veja o que rola no quadro acima). "A programação flashback de hoje é mais ligada ao rock. E nós tocamos cerca de 50% de pop e 50% de rock."

"Nesse estilo, a Jovem Pan abre o leque de possibilidades."

As músicas, escolhidas pelo próprio Alper com o programador Luis Claudio Boca, são principalmente dos anos 80 e 90, com alguma coisa de 70 e 60.

O "Jurassic Pan" entra no lugar do programa "Baladas", que ficará apenas na sexta-feira, da 0h às 2h, e aos sábados, das 22h às 2h. "O objetivo foi unificar várias programações avulsas que não tinham resultado de audiência."

"Durante a programação normal, toca cerca de 40% de flashback, porém incluem-se aí os 'midbacks' (de 1998 a 2001) e as 'vencidas' (2002). Há muitos flashbacks que só rolam no 'Jurassic Pan'", completa.

*

Concorrência é acirrada

A 89 FM sempre teve flashback. O "Flash Rock" (6h às 8h) existe desde 86, seis meses após a inauguração da emissora. Já o "Arquivo do Rock" (22h à 0h) começou no final da década de 80, segundo Ricardo Mendonça, coordenador de programação.

"Toca direto na programação, no 'Giro 89'. É a maioria dos pedidos da 'Hora dos Perdidos'."

Mendonça explica que, como as canções novas já tocam bastante, os ouvintes acabam pedindo as antigas.

Já a Mix, no "Baú do Rock" (7h às 8h e 22h às 23h), toca desde junho de 97 as músicas mais antigas que todo mundo lembra e pede. A Mix foi inaugurada em novembro de 96.

Em 1999, o "Baú" ganhou edição noturna devido ao sucesso do programa matinal e aos muitos pedidos musicais.

*

As músicas mais pedidas pelos ouvintes no Baú da Mix são:

All my llove, Led Zeppelin

Wish you were here, Pink Floyd

Start me up, Rolling Stones

Twist and shout, Beatles

Under pressure, Queen e David Bowie

Sunday bloody Sunday, U2

Black, Pearl Jam

Faroeste Caboclo, Legião Urbana

Jump, Van Halen

What it takes, Aerosmith

Fernanda, da 89, mandou:

2º TROFÉU RÁDIO ROCK - melhores de 2002

Os ouvintes da Rádio Rock elegeram e a 89 consagra os melhores

artistas de 2002!

No ano passado, a 89 tomou a iniciativa de homenagear os profissionais que se destacaram no meio musical em 2001 e convidou o público a votar nos melhores do ano.

A repercussão foi tão boa, junto à audiência e aos artistas, que o TROFÉU RÁDIO ROCK chegou agora à sua segunda edição.

De 01 de Março a 06 de Abril de 2003 os ouvintes da Rádio Rock votaram, pelo do site da 89 (www.89fm.com.br) ou através de cédulas distribuídas nos eventos da emissora, e escolheram os vencedores de 2002.

São 20 categorias, entre elas 'Melhor Música', 'Melhor Banda', 'Melhor Show' e 'Banda Revelação'. Além de prestigiar seus artistas e sons preferidos, todos os ouvintes que participaram concorreram a aparelhos de DVD.

O resultado será revelado 'sem cerimônia' e ao vivo - bem no estilo dos apresentadores Zé Luiz e Luka - neste domingo, dia 13 de Abril, no programa especial 'TROFÉU RÁDIO ROCK - Melhores de 2002' !

Os profissionais concorreram nas seguintes categorias:

Melhor Música Nacional e Internacional

Melhor Banda ou Artista Nacional e Internacional

Melhor Álbum Nacional e Internacional

Revelação do Ano Nacional e Internacional

Melhor Show Nacional e Internacional

Melhor Guitarrista Nacional e Internacional

Melhor Baixista Nacional e Internacional

Melhor Baterista Nacional e Internacional

Melhor Vocalista Nacional e Internacional

Melhor Produtor Nacional e Internacional.

Durante as próximas semanas, a Rádio Rock entregará os troféus aos artistas, sempre ao vivo e direto dos estúdios da emissora, exibindo entrevistas exclusivas com os melhores do ano.

Programa: TROFÉU RÁDIO ROCK - MELHORES DE 2002

Data: 13 de abril (domingo)

Horário: 17h às 18h

Apresentação: Zé Luiz e Luka

www.89fm.com.br

Fernanda, da 89 mandou também:

Letra de

O Senhor da Guerra

(Renato Russo) que foi regravada e está tocando na emissora como forma de protesto contra as atrocidades da guerra no Iraque

Existe alguém esperando por você

Que vai comprar a sua juventude

E convencê-lo a vencer

Mais uma guerra sem razão

(E já são tantas as crianças com armas na mão)

Mas lhe explicam novamente que a guerra gera emprego

E Aumenta a produção

Uma guerra sempre avança a tecnologia

Mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria

P'rá que exportar comida

Se as armas dão mais lucro na exportação?

Existe alguém que está contando com você

P'rá lutar em seu lugar já que nessa guerra

Não é ele quem vai morrer

E quando longe de casa

Ferido e com frio o inimigo você espera

Ele estará com outros velhos

Inventando novos jogos de guerra

E belíssimas cenas de destruição

(Não teremos mais problemas com a super população)

Veja que uniforme lindo fizemos pra você

E lembre-se sempre que Deus está do lado de quem vai vencer

O senhor da guerra

Não gosta de crianças

O Alex, da Brasil 2000 mandou:

a brasil 2000 apresenta neste domingo, 13/04, às 15 horas, o 'especial

lançamentos'. o programa, apresentado por kid vinil, vai mostrar algumas

das músicas que a rádio tem lançado em sua programação, entre elas

'máscara', da roqueira baiana pitty, e 'crazy beat', da banda blur.

confira o tracklist:

pitty - "máscara" é primeira música de trabalho do cd de estréia da

roqueira baiana pitty, intitulado "admirável chip novo".

pearl jam - "love boat captain". essa, aliás, é uma das faixas do álbum

mais recente da banda de eddie veder, chamado "riot act".

paralamas do sucesso - "seguindo estrelas" essa faixa faz parte do álbum

"longo caminho".

offspring - "i wanna be sedated". esse som é uma das faixas do cd

"we're a happy family", tributo aos ramones que foi lançado

recentemente.

foo fighters - "times like these" faz parte do álbum mais recente da

banda de dave grohl, chamado "one by one".

charlie brown jr. - "só por uma noite". essa, aliás, é uma das músicas

do álbum "bocas ordinárias".

blur - depois de quatro anos sem gravar material inédito, o blur deve

lançar no dia 6 de maio o seu sétimo álbum de estúdio, chamado "think

tank". a faixa "crazy beat" foi escolhida como a primeira música de

trabalho desse disco.

hives - "main offender"

santana e chad kroeger why don't you and i

rodox de costas para o mar

marcelo d2 qual é

renato russo mais uma vez

avril lavigne i'm with you

a Landa mandou:

Mix leva rock para a Sé

Segunda semana do projeto 'Rock na Sé'

Devido ao sucesso da semana passada, o projeto "Rock na Sé" continua nesta sexta-feira (11/04/03), no Espaço Cultural da estação Sé do metrô. Lá, o músico Russo se apresentará a partir das 17h30 (como fez na sexta passada, 04/04).

Todos que estiverem na estação no final da tarde poderão curtir o bom e velho rock'n roll e ainda ganhar um brinde exclusivo da Mix. A equipe de promoção da emissora estará presente com camisetas, CDs e chaveiros.

Russo é um músico versátil que toca violão, guitarra e gaita. Ele já fez abertura de alguns shows da Rádio Mix, o último foi o do Natiruts em Mongaguá, durante o Projeto Verão 2003. Em seu repertório há músicas de Led Zeppelin, Janis Jopplin, Nirvana, Pink Floyd, entre outras bandas de rock.

***

Até semana que vem pessoal. Beijos sonoros. Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca