Pensata

Magaly Prado

17/05/2003

Basta de violência contra a mulher

Hoje, a rádio Capital AM (1.040) promove uma caminhada para dizer um "basta de violência contra a mulher". Todos os ouvintes estão convidados, assim, podem se exercitar e protestar ao mesmo tempo. Acontece às 16h no parque da Água Branca (av. Francisco Matarazzo, 455, Perdizes, São Paulo. Perto do metrô Barra Funda). Os corredores paulistas reunidos da Corpore estão apoiando o evento e Wanderlei de Oliveira e Cláudia Castilho vão cuidar do alongamento que antecede a caminhada. Os participantes vão receber brindes das seguintes marcas que apóiam a caminhada: Biorene, Contouré, Deposito de Meias São Jorge, Farmaervas, Grendene, Keds, Memory Brindes, Niasi, Pierre Alexander e das revistas Ana Maria, e Saúde e Beleza sobre Medida. Imperdível.

*

E por falar em rádio Capital, pela primeira vez, os ouvintes poderão ver Zé Bétio, que nunca apareceu nem em fotografia. Apenas uma foto é divulgada desde que ele começou sua carreira. Foi a estréia do programa "Bailão do Zé Bétio", que acontece hoje, que motivou o comunicador, que possui a voz mais doce do rádio, a dar as caras a seu ouvinte fiel. E, ainda por cima, vai tocar sanfona. O veterano Zé Bétio não costuma frequentar TVs ou aparecer em público. Ele diz "cada um no seu lugar". Não fala a idade e nem quanto tempo está no rádio. No "Bailão do Zé Bétio", vão se apresentar grupos que executam forró, baião, embolada, vanerão, bugio, xote e, claro, o sertanejo. Amanhã, a atração é o cantor Agnaldo Timóteo. Já no dia 24 estão programados Odair José e as Irmãs Galvão. Bailão do Zé Bétio. Sábados, 22h, rua Catumbi, 183, Belenzinho.

***

América AM quer nome de peso

De olho no ibope, a emissora está à procura de um comunicador de destaque para encabeçar as recentes mudanças de programação. Eli Corrêa, que tem a maior audiência dos começos de tarde, foi convidado, mas permanece na Capital AM. "Não foi possível chegar a um acordo entre as partes", lamenta Eduardo Gasciarino, diretor comercial da América (1.410 AM). Ao ser questionado sobre o que seria um nome de peso, Gasciarino foi taxativo: "Não basta ser bom comunicador, precisa gerar audiência e, consequentemente, faturamento". Apesar de afirmar não ter desistido da contratação, Gasciarino comenta que está difícil encontrar um substituto e que é preciso renovar a safra de comunicadores. "Um novo Eli, um novo Paulo Barboza", afirma.

Paulo Barboza e Nelson Rubens terão de trabalhar no sábado, ao vivo

Enquanto Barboza, que segura a onda das manhãs da AM dos Padres Paulinos, e o fofoqueiro Rubens terão de trabalhar mais horas, outros comunicadores, como Léo Fernandes e Hermínio Matos, perdem o sábado e ficam só com o domingo. O fato de ganhar mais um dia de labuta pode deixar Barboza e Rubens fulos da vida, mas, ao mesmo tempo, com mais possibilidades comerciais, já que possuem maior número de horas para poder distribuir entre os anunciantes. Segundo Eduardo Gasciarino, diretor comercial da América, a mudança é para alavancar a audiência, claro. Quer que parte dos ouvintes da semana acompanhe o sábado.Fernandes e Matos tinham bom ibope, mas já alcançaram o máximo.

***

TRIBUNA

Ramones

Acontece neste domingo, às 15h, na rádio Brasil 2000 FM 107,3, o Brasil 2000 Especial Ramones. Durante o programa vão rolar depoimentos de artistas como Dinho, do Capital Inicial, Marcelo D2, Rodolfo, do Rodox e Roger, do Ultraje a Rigor, além, é lógico, dos grandes clássicos dos Ramones. A apresentação fica por conta de Kid Vinil, que vai contar um pouco da história da maior banda punk de todos os tempos. Brasil 2000 Especial Ramones- Domingo, dia 18, às 15h-Rádio Brasil 2000 FM 107,3.

***

Sessão solene na Câmara Municipal inaugura Semana das Rádios Comunitárias

Um convite a todos os interessados na democratização da comunicação: no próximo dia 19 (segunda-feira), às 19h, uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo presta homenagem às Rádios Comunitárias, dando início à Semana das Rádios Comunitárias - de 19 a 24 de maio.

O ato é de apoio ao projeto de lei 145/01, dos vereadores Carlos Néder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB), que dá autorização à prefeitura para regulamentar as rádios comunitárias, ou seja, para que elas funcionem na Capital sem medo da repressão da Polícia Federal. O projeto, que está em trâmite há dois anos na Câmara, foi aprovado por unanimidade em todas as comissões e está com a votação prevista ainda para esse semestre. A Sessão Solene tem importante papel para apressar essa votação.

Além da homenagem às rádios comunitárias e do apoio ao projeto de lei, o ato será, ainda, contra o jabá nas rádios e contra a repressão às rádios comunitárias que continuam sendo lacradas e tendo equipamentos apreendidos pela Polícia Federal.

Estarão presentes todos os simpatizantes da causa: representantes da área da saúde (precisam do apoio dos meios de comunicação locais para melhor atingirem a população mais carente), da música (sobretudo os independentes que não têm espaço nas rádios comerciais) e da educação, incluindo os representantes do projeto Educom.radio. Esse projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, vai equipar, até 2004, as 484 escolas municipais com laboratório de rádio - um passo para que cada escola ganhe sua rádio comunitária.

A escolha da data para as homenagens se deu pela proximidade ao Dia Nacional da Radiodifusão Comunitária, comemorado no dia 23 de maio. Outras atividades estão marcadas para essa semana, como a caravana de aproximadamente mil pessoas que, de acordo com o Fórum Democracia na Comunicação, deixará São Paulo, no dia 20 de maio, em direção a Brasília onde acompanha, no dia 21, reunião do Grupo de Trabalho que analisa os processos de rádios comunitárias, no Ministério das Comunicações.

Sessão Solene em Comemoração à Semana das Rádios Comunitárias

Segunda-feira, 19h

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 8º Andar - Bela Vista

São Paulo

Até semana que vem pessoal, que eu vou me preparar para a caminhada da Rádio Capital AM, logo mais às 16h. Te espero lá!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca