Pensata

Magaly Prado

16/08/2003

Novidades no dial de São Paulo

A América, tradicional AM que vem há décadas colocando no ar o estilo popular, vai radicalizar a partir de 8 de setembro. Pelo menos é a intenção do padre Manuel Quinta, responsável pela rádio dos padres Paulinos.

Cansaram da programação de comunicador de AM. Querem renovar. Para tanto convocaram uma equipe de jovens para tocar um projeto totalmente ao inverso do que hoje existe na América.

"Temos de mudar. Queremos dar ênfase ao autor brasileiro. Enaltecer os valores humanos, mas sem pieguice", disse o padre referindo-se àqueles que rezam em pleno ar e exploram o sentimento, as carências e as dificuldades dos ouvintes. "Acredito na geração jovem. São criativos e possuem forma própria de ver o mundo. E o mundo é deles e não mais de nós, que já estamos passando", diz padre Manuel que chamou os estudantes da Faculdade Cásper Líbero para compor a equipe de trabalho. Até porque, não quer gastar dinheiro com profissionais especializados e com experiência, pois a rádio, assim como muitas outras, passa pela crise econômica que afasta os anunciantes.

Padre Manuel, como é chamado, ressalta que os jovens da nova equipe, estudantes, na sua maioria, "resgatam coisas que foram perdidas". Informações históricas fazem parte da preocupação do projeto.

"Dá para fazer uma rádio boa, informativa, de entretenimento e, principalmente, conscientizando os ouvintes de seus direitos e deveres. São quatro vertentes: saúde, educação, utilidade pública e cultura. Para a distribuição na rede Paulus Sat, constituída por 61 emissoras", diz.

Vamos torcer para que o projeto vingue, pois mais parece um projeto de FM adulta contemporânea do que uma AM popular. Mas se é para mudar, que mude para melhor. Ótimo. Claro que vai demorar para o ouvinte deste tipo de programação descobrir que existe essa opção no rádio, e, principalmente, em AM. Se depender de mim, ajudo a divulgar, óbvio.

Da equipe que está no ar, o único que fica é Paulo Barboza, das 9h às 13h. Seu estilo de comunicação foge totalmente da nova proposta e eu comentei (no jornal Agora) que ele ficava "não se sabia até quando" e ele me mandou uma mensagem. Leia abaixo: "Tenho um contrato que vai até SETEMBRO DE 2004 e que segundo fui informado pela direção da Rádio América, nosso programa permanecerá normalmente em virtude da audiência e do excelente faturamento (um dos três maiores do rádio paulista)", afirma então, Paulo Barboza.

O fato é que Paulo Barboza, como bem disse, leva dinheiro para a rádio. O novo projeto precisa vingar e dar resultado financeiro também. Não conheço nenhuma rádio entre os primeiros lugares que não tenha o estilo popular. Talvez, a idéia do padre Manuel seja levar uma rádio com qualidade musical, não se preocupando com o alto faturamento e nem com grandes audiências, o que ocorre com as rádios que figuram entre o topo do ranking.

Eduardo Gasciarino que acumulava direção artística e direção comercial, ao que tudo indica, ficará só com o comercial.

***

Conheça a nova programação da América, que entra no ar dia 8 de setembro.

"Alvorada"
Segunda a sábado: das 4h às 8h
Programa interativo que mescla música, notícia e utilidade pública. O ouvinte pode participar dando opinião em debates sobre temas atuais

"Radiorrepórter"
Segunda a sexta nas horas cheias a partir das 9h até às 17h
Boletim informativo com as últimas informações do Brasil e do mundo

"Viva Melhor"
Segunda a sábado: às 8h e às 16h15
Programete, de 5 minutos, com dicas sobre como aproveitar a vida e promover o seu bem estar. Promoverá ainda campanhas de prevenção

"Olho Vivo"
Segunda a sábado: às 14h30
Dicas de cursos, workshops, palestras, vagas de emprego, concursos e detalhes sobre documentações diversas

"Fronteiras"
Segunda a sexta, às 15h30
Tira dúvidas em todas as áreas do conhecimento, traz informações sobre cursos universitários e de especialização, entre outras coisas

"Interação"
Segunda a sexta, às 16h30
Tem como objetivo o exercício da cidadania do ouvinte, promovendo debates e o engajamento em campanhas sociais

"Estação Cultural"
Segunda a sexta, às 17h30
Revista cultural que destaca cinema, literatura, teatro, exposições, música e folclore. Traz agenda cultural que privilegia eventos alternativos e gratuitos

"Vitrolão"
Domingo: às 4h e às 7h
Seleção de "flashbacks" nacionais e internacionais

"Acorde Clássicos"
Domingo: às 7h e às 9h
Seleção de músicas clássicas e eruditas nacionais e internacionais

"Canto da Terra"
Domingo, às 11h e às 12h
Programa que resgata as cantorias e o próprio jeito do interiorano

"Trilha Brasileira"
Sábado e domingo (reprise), às 12h e às 14h
Revista que ilustra a pluralidade da música popular produzida no Brasil e sua extensa variedade de ritmos e gêneros

"Tempo de Samba e Choro"
Domingo, às 15h e às 16h
Dedicado à música popular brasileira, divulgando a obra de compositores, intérpretes e instrumentistas

"O Som do Edilson"
Sábado, às 18h e às 19h
A música popular bem-humorada

"Influências"
Sábado, às 16h e às 17h
Domingo (reprise), às 17h e às 18h
Bate-papo com músicos sobre carreira e temas polêmicos. Em meio a conversa, os artistas realizam uma apresentação acústica

Nova equipe: Alexandre Pavan, Irineu Perpétuo, Emanuel Bonfim, Éverton Gomes, Myrian Fogaça, Pablo Moraes, Sílvia Melo e Edilson

***

O primeiro comunicador da América a se instalar em outra emissora é Léo Fernandes, que a partir de segunda-feira estréia das 15h às 16h, na Atual AM, com o seu mesmíssimo programa de trocentos anos no ar: "Terra Brasil". Ele ganhou a concessão de uso do nome desde que saiu da Capital em 2002.

***

Outras novidades, conto semana que vem, pois devo destrinchá-las com entrevistas. E trarei aqui quando estiverem completas, ok?

***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Cara Magaly, estou lhe escrevendo para comunicar o falecimento do pioneiro locutor da Rádio Cidade do Rio, Paulo Martins. Paulo faleceu ás 15h do dia 13-8 de no INCA - RJ . Paulo era um grande amigo, estamos todos muito tristes. Se vc quiser saber mais a respeito do "Galinho", apelido dado pelo Jaguar na Cidade, vá até a página que ele mantinha na rede http://www.radiomagia.com.br.

Abs, Rui Taveira

Resp.: Fico chateada, Rui.

***

Magaly, em resposta ao JPaschoal que informa que a emissora de Porto Alegre Radio Gaúcha, pode ser sintonizada em SP, quando eu trabalhei em rádio sabia-se que as emissoras que estão no litoral teem suas ondas seccionadas em direção ao mar, para não confundir e atrapalhar o rádio dos navios, por isso a propagação das ondas para o interior do País é maior principalmente a noite quando ela 'corre' sem muitos obstáculos.

Gratos
Ariovaldo Florian
ariovaldo@empreendedor.com.br

***

Cara Magaly,
Gostaria de saber se existe uma emissora de rádio no Brasil exclusivamente dedicada ao cinema, com temas de filmes, notícias de cinema, etc.

Grata
Beatriz Kunze
Acadêmica de rádio e tv
Curitiba

Resp.: Que eu saiba não existe. Mas se alguém souber...

***

Olá, Magaly!
Tudo bem????
Sou jornalista e acompanho a sua coluna há muito tempo.
Gostaria de saber onde consigo o ranking (atualizado) de audiência das rádios AM e FM.
Existe algum site ou publicação específica?

Obrigada,
Cilene Soares

Resp.: Às vezes eu publico na minha coluna do jornal Agora, de segunda a sexta-feira. Não conheço outro lugar.

***

Magaly, descobri sua coluna hoje (!). Gostei muito de encontrar um espaço pra falar em rádio. Sou estudante de jornalismo na UFRGS e adoro rádio, pretendo seguir carreira, se possível.
Gostaria de deixar a indicação da melhor FM do Brasil: a Ipanema FM, daqui de PoA. É a única FM em que quando o locutor anuncia Rolling Stones, não toca "Start me Up", ou "Angie". Led Zeppelin, não se resume a "Stairway to Heaven", ou "Black Dog", e por aí vai.
A programação não se resume aos odiosos setlists das rádios comerciais, que só tocam música de novela ou "música de trabalho", coisa de rádios jabazeiras.
Acho que o mérito da Ipanema está aí mesmo, não ser uma rádio jabazeira.
E, tu deves saber melhor que eu, já é uma imensa dádiva dos céus!
Confira, www.ipanema.com.br .

Abraços
Thiago

Resp. Legal!!!!

***

Olá ! O Tambor está entrando em seu terceiro ano de repercussão pela Rede USP de Rádio. Já ganhamos um presente : uma reprise todo sábado /18h, Ao entrarmos neste Terceiro ano, gostaria de propor um repto: Escreva para nosso e-mail (batetambor@hotmail.com) sugerindo duas músicas que você deseja ouvir no Tambor, suas sugestões devem atender ao nosso critério de repercutir a musicalidade negra, não importa o estilo ou nacionalidade, desde que esteja contemplada neste âmbito de veiculação do programa. No terceiro e último programa da série de aniversário, depois de uma seleção, Oxalá elas serão veiculadas.

Agradeço a sintonia e aguardo sua contribuição.

(AH! Entre em www.usp.br/radiousp e ouça ao vivo em streaming áudio!!)

Bate crioulo bate, bate no seu tambor ... como canta mestre Ataulfo Alves ....
Wagner de Paula - Tambor - A Musicalidade Negra no Tempo /Espaço.
Terças feiras - 21h e sábados - 18h
Rádio USP 93,7 Mhz. Capital
São Carlos 102,1 Mhz

Tambor tem "Perrepeá" - (pesquisa, roteiro, produção e apresentação)
de Wagner de Paula
Estreou dia 18, de setembro de 2001

***

Resp.: Parabéns, Wagner!

***

Olá Magaly, como vai?

Cada vez mais sou teu fã, principalmente no que tange à sua atenciosidade para com seus leitores, sabendo que sou deficiente visual e apaixonado pelo rádio que desde minha mais tenra idade é meu grande meio de comunicação com o mundo.
Por que a tua coluna diária do Agora não mais é divulgada na edição online do jornal? Só tenho acesso nesta forma do jornal. Daria para você me enviá-las por e-mail?
Um beijo em cada face, outro no coração.
Grato por tua atenção.

Luiz

Resp.: Nem sempre a coluna entra na net, Luiz, e ainda assim, quando entra, entra só a primeira matéria, e às vezes, a segunda matéria é um complemento, então, nem peço para colocar, pois fica sempre incompleta. As notinhas, por exemplo, nunca entraram. Vou tentar te enviar algumas por email.
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca