Pensata

Magaly Prado

23/08/2003

Estilo "Cidade Alerta" no rádio

Escrevi no Agora sobre a gritaria que anda assolando a rádio Record AM que clona os piores momentos da TV. Leia aqui com mais detalhes.

Estilo exaltado do "Cidade Alerta" reina nos novos programas da rádio. Com exceção de Cacá Rosset, que está mais para o escracho do que para qualquer indignação, os demais comunicadores trouxeram de volta ao rádio o mesmo pique contestatório que os programas da TV têm hoje e que, na verdade, vieram do rádio.

O fato é que, cada vez mais, a TV interfere na programação da rádio Record. Inicialmente, a direção da emissora até pensou em colocar programas como o "Cidade Alerta" simultaneamente na TV e no rádio. Cheguei a noticiar que Milton Neves, até então no "Cidade Alerta" estaria em duas AMs ao mesmo tempo. Ele, na época até me disse que não haveria problemas por conta de que em uma falava de esporte (JP) e na outra de polícia. A idéia não vingou. Nem com ele e nem com os outros.

Porém, os comunicadores Ricardo Capriotti, Liliane Ventura e Christina Rocha parecem estar na televisão. Só falta mesmo eles pedirem para mostrar as imagens.

A explicação é óbvia. Se na TV dá audiência, querem o mesmo sucesso de público na rádio, que está com a programação reformulada há pouco mais de um mês.

No meio da gritaria, destoa totalmente o comunicador que já estava no ar, o único que permaneceu nos 1.000 AM depois das mudanças, Paulinho Boa Pessoa. Ele mantém seu jeito calmo de ser, no horário da manhã.

Do jeito que está, daqui há pouco, os radialistas de hoje vão relembrar seriados do tipo "O Crime Não Compensa", famoso no dial quando só o rádio falava às classes D e E, conforme lembrou o professor Irineu Guerrini, professor do departamento de rádio e TV da Cásper Líbero e da Faap, que aposta em uma volta às origens. "Há muito tempo, existem os programas policiais no rádio e eles antecedem a TV. Antigamente, a TV era um veículo com programação voltada à classe média, enquanto o rádio já era extremamente popular. Os aparelhos de TV eram caros."

Guerrini cita Gil Gomes ("que virou uma pessoa até ingênua perto do que se tem hoje") e Afanásio Jazadji como radialistas que lidavam com os crimes. "O fenômeno atual se deu com a disseminação da TV, que passou a frequentar todas as casas", completa.

"Eu acho que o rádio sempre teve esse tipo de estilo, com os programas policiais", diz Sonia Maria Avallone Jorge, professora de análise de programação do curso de rádio e TV da Universidade Metodista. "Se olharmos o passado, o que está ocorrendo é o inverso: a TV adaptou essas atrações", fala acrescentando que "o rádio só está relembrando o que ele já fez: programas policiais de sucesso que saíram e foram para a TV , e agora acontece um resgate. É um círculo."

*

Coordenador acha que é uma questão de estilo.

"A Liliane [Ventura] trouxe seu estilo, que é muito parecido com o da TV. Dá broncas e mostra assuntos polêmicos. Quando ela exterioriza sua indignação, lembra a TV. É o jeito dela mesmo", afirma Cacá Mendes, coordenador artístico da Record.

Os outros novos apresentadores são menos exaltados. "Christina Rocha também dá uns cacetes, mas é mais leve, e o Capriotti faz as críticas, dá suas bordoadas, mas é diferente, é mais suave." Mendes afirma que não existe uma determinação para que os radialistas tenham essa forma de comunicar.

*

União sertaneja

Anos atrás, a Band FM criou o show "Amigos" com as três duplas top do momento: Zezé e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leandro (morto em 1998) e Leonardo. "Depois, a Rede Globo encampou", disse Marcelo Siqueira, diretor artístico da Band FM.

Na verdade, acho que eles nunca imaginariam que o tal encontro desse tão certo. Mas não fizeram a coisa como deveria. Ou seja, registrando a idéia e tudo o mais. "Foi feito de um jeito informal", disse Siqueira.

Hoje, eles repetem a dose com Rionegro e Solimões, Bruno e Marrone e Edson e Hudson. "Fora os 'amigos' e o Daniel, que são campeões de mídia, só quem está levando multidões aos shows são essas duplas. Hoje o público sertanejo prefere essas três", afirma Siqueira, ressaltando que "sem tirar a importância dos "amigos", eles atualmente estão mais para românticos do que para sertanejos.

Rionegro e Solimões, Bruno e Marrone e Edson e Hudson nunca fizeram show em conjunto. E hoje estarão na arena da Festa de Barretos. A Band vai gravar a apresentação de amanhã na Festa de Barretos e fazer um especial. Além disso, solta flashes e notícias de Barretos.

*

A Eliane enviou:

Band FM anima a Festa do Peão de Barretos. A Band FM é a promotora oficial da 48ªFesta do Peão de Boiadeiro de Barretos que começa nesta quinta-feira. Durante dez dias, a Band FM estará com exclusividade dentro do Parque do Peão distribuindo brindes e promovendo animados bailões. No sábado, a rádio apresenta um encontro inédito entre as duplas Rio Negro & Solimões, Bruno & Marrone e Edson & Hudson. A Festa do Peão de Barretos é o maior evento country da América Latina e deve receber cerca de 1 milhão de pessoas nesta temporada.

*

Monica Leão foi para a 97 FM de São Paulo

A locutora é a mais recente aquisição da rádio Energia 97 FM. Monica, que já trabalha na rede American Sat, da 0h às 5h, pode ser ouvida agora na 97, nos finais de semana, em horários alternados.

Monica é o típico exemplo de que não se deve desistir quando se está à procura de um emprego em rádio. "Entreguei um piloto [fita com um programa teste] dois anos atrás. E, agora, o Sombra [coordenador artístico da 97] me chamou. Fazia uma semana que eu havia saído da Kiss", disse, empolgada.

Além da Kiss FM, Monica já falou nos microfones da Iguatemi FM (ambas da rede CBS) e da Band FM de São José dos Campos.

*

A Anita enviou:

DJ Gil Barbara estará neste sábado no Onda Urbana, da Rádio Sucesso 96,9 FM. Erika Brandão recebe neste sábado (23/08) Gil Barbara, no quadro "DJ de quarto", que comanda no espaço Onda Urbana a partir da meia-noite. Os ouvintes poderão conferir uma entrevista e um set especial, com uma seleção de músicas que não necessariamente ele toca na noite, mas que gosta de ouvir quando não está trabalhando.

Sobre o Onda Urbana

O Onda Urbana vai ao ar diariamente da meia-noite às 5h pela Rádio Sucesso 96,9 FM na Grande São Paulo e pela Stereo Vale FM no Vale do Paraíba. Erika Brandão, produtora e diretora do programa AMP, da MTV Brasil, é a nova colaboradora do Onda Urbana, comandando o quadro "Eletrodrops" às quartas-feiras e o "DJ de quarto", aos sábados.

*

A Denise enviou:

Rádio Record AM nos bastidores do especial 'Record 50 anos'. A Rádio Record aproveitou a gravação do quarto especial 'Record 50 anos', realizado no dia 28 de julho, e produziu um material sobre os bastidores do programa. O apresentador do 'Manhã Record' Sérgio Luiz entrevistou vários convidados, como Luciano do Valle, Caçulinha e os cantores Cláudio Zolli e Adriana Ribeiro. As entrevistas vão ao ar hoje, data de exibição do especial na tevê, no bloco 'Bate-papo de Fim de Semana' às 9h. O 'Manhã Record' começa às 7h, na Rádio Record AM, todos os sábados e domingos.

*

O Alex enviou:

A canção "Ama a Cidade mais" composta e interpretada pelo cantor

Walter Franco, é a música-tema da campanha de mesmo nome realizada pela Brasil 2000, em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo.

A faixa conta com a participação dos músicos Alexandre Fontaneti, Raulito Duarte, Rodolfo Grani, Nonato Teixeira e Adriano Grineberg. Esse som estréia nesta segunda-feira, dia 25, na programação da rádio

Brasil 2000 FM- 107,3 mHz.

*

Promoção Renato Russo

A Brasil 2000 está com mais uma super promoção. A equipe da rádio vai estar com a Estação Móvel nas principais faculdades da capital. O ouvinte que passar pela Estação e fazer o seu cadastro concorre a um kit do cantor Renato Russo com: CD, camiseta, uma fita K7 com uma gravação original da música ' Hoje', além da uma cópia da letra da faixa, escrita pelo próprio Renato. São 10 kits no total, sendo um por dia. O sorteio rola no Happy Hour, que vai ao ar de segunda à sexta, das 18h às 19h.

*

Semana que vem, tenho novidades que não posso adiantar aqui senão me furam no Agora. Aguardem. Beijos sonoros a todos.

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca