Pensata

Magaly Prado

13/09/2003

Estréias no AM

Eldorado AM (700) estréia novo time de profissionais para o horário das 12h às 14h. A estratégia é reforçar a equipe. Foram chamados Salette Lemos e Florestan Fernandes para uma dobradinha economia-política. Quinta-feira é a vez de Saul Galvão (outro que acaba de entrar) comandar programa sobre comer e beber, claro. Aullus Sellmer ganha boletins sobre qualidade de vida, ao longo da programação da AM. Eles avisam que as novidades não param, até o final de setembro vêm mais estréias, principalmente no FM.

Florestan disse que se animou com o projeto e relembrou um sonho antigo: o de trabalhar com a Salette. "Há um tempo que a gente se paquera", falou brincando rasgando a maior seda, enaltecendo a admiração que sente pela carreira dela etc e tal. Concluiu que eles se completam já que um fala de economia e outro de política.

Salette pretende fazer um jornalismo diferenciado. Ela reafirma a história de traduzir o economês, que é da escola de Celso Ming, da qual foi aluna especial, modéstia à parte, e frisa que não quer falar sem que ninguém entenda o que diz e acrescenta que vai informar quais são os nossos deveres e direitos, como toque de identificação da cidadania na economia. E mais: quer propor informar com a preocupação de como é que o ouvinte vai apreender a notícia e de que forma isso pode ajudá-lo. "Informação pela informação, não faz sentido. E o excesso de informação trava sua atuação", diz Salette concluindo que "o grande desafio é transformar a informação em conhecimento".

Salette, que já trabalhou na Jovem Pan e na CBN, ainda disse que o rádio é baseado em dicas, prestação de serviço. "É rápido. Quem quer análise deve procurar os veículos impressos."

Florestan comandou por cinco anos o programa "Estilo de Vida" sobre turismo, lazer e cultura, em boa parte do tempo na Musical FM (aquela só de MPB que saiu do ar) e um tempo na Nova FM. Essa foi sua maior experiência em rádio.

Aullus começou a trabalhar em rádio a convite de Marcelo Parada explicando de forma detalhada sobre treinamento físico.

Saul Galvão, que está há muito tempo na empresa, é um novato no rádio, tanto que confunde ouvinte com leitor e cai na risada! Diz que vai ser simples: dará dicas para se comer e beber bem, resumiu. Falou também que pretende manter um canal aberto com o ouvinte para dirimir dúvidas. Finaliza dizendo que voltou a ser foca e quer aprender com o "ouvinte". "O grande problema em falar sobre comida, é que a cozinheira sabe muito mais de cozinha do que eu", arremata.

***

Alguns destaques da nova programação da América

Marília Medalha e Vânia Abreu concedem entrevistas

"TRILHA BRASILEIRA", revista semanal que ilustra a pluralidade da música popular produzida no Brasil e sua extensa variedade de ritmos e gêneros. Apresentado pelos críticos de música Alexandre Pavan e Irineu Franco Perpetuo, o programa revela ao ouvinte os caminhos traçados por intérpretes, compositores e instrumentistas na história da MPB, desde os primeiros trovadores até os autores contemporâneos, passando pelo samba, choro, bossa nova, movimentos (tropicalismo, bossa nova, vanguarda paulistana) e o pop.

Na estréia, a entrevistada é a cantora e compositora Marília Medalha, parceira de Vinícius de Moraes e figura de destaque nos festivais de música dos anos 60, quando defendeu canções como "Ponteio" (Edu Lobo/Capinam) e "Pressentimento" (Elton Medeiros/Hermínio Bello de Carvalho). O programa é levado ao ar aos sábados, das 12h às 14h, e reprisado aos domingos no mesmo horário.

"INFLUÊNCIAS", bate-papo com músicos que relembram sua carreira, trabalhos, projetos e expõem sua opinião acerca de temas que podem ser polêmicos. Em meio a conversa, os artistas realizam uma apresentação acústica (geralmente voz e violão) de seu repertório e influências musicais.

Na estréia, a cantora Vânia Abreu relembra suas experiências como cantora em barzinhos e trios-elétricos de Salvador no início de sua carreira. O programa é levado ao ar aos sábados, das 16h às 17h, e reprisado aos domingos, das 17h às 18h.

***

O Alex enviou:

Brasil 2000 leva você pro workshow do Marky Ramone
Vai rolar no próximo dia 23, no Conservatório Souza Lima, em São Paulo, um workshow com noite de autógrafos do ex-baterista do Ramones, Marky Ramone.
A Brasil 2000 vai levar 10 ouvintes pra conferir o evento com exclusividade.
Pra participar é só ligar pro 3873-2662 ou se cadastrar no site da Brasil 2000: www.brasil2000.com.br.
O resultado vai ser divulgado no programa Happy Hour, que vai ao ar de segunda à sexta das 18:00h às 19:00h.
Atenção: essa promoção começou na última segunda-feira (08/09), e vem anunciando um ganhador por dia.
OBS: O evento é um workshow mesmo, e não um workshop.

***

A Eliane enviou:

O Mania de São Paulo da próxima segunda-feira (dia 15) será especial

Marcelo Duarte recebe ao vivo, no estúdio da Rádio Bandeirantes, os Demônios da Garoa, que estão comemorando 60 anos de carreira. Para comemorar a data, os Demônios lançam um CD gravado ao vivo e preparam uma exposição sobre a trajetória do grupo. Segunda, dia 15, às 14h00. Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9

***

A Anita enviou:

Dudu Marote estará neste sábado no Onda Urbana, da 96,9 FM

Erika Brandão recebe neste sábado (13/09) no quadro "DJ de quarto", que comanda no espaço Onda Urbana, o produtor musical Dudu Marote. Ele é um dos mais respeitados profissionais da área, tendo trabalhado com artistas de peso como Skank, Adriana Calcanhoto, Pato Fu, Jota Quest, Fernanda Porto, Mauro Borges e Renato Lopes (produziu o duo Que Fim Levou o Robin), Marky, Patife e Mau Mau.
Os ouvintes poderão conferir a partir da meia-noite uma entrevista em que ele fala da carreira de produtor, e um set especial, com material raro de sua coleção pessoal.

Sobre o Onda Urbana

O Onda Urbana vai ao ar diariamente da meia-noite às 5h pela Rádio Sucesso 96,9 FM na Grande São Paulo e pela Stereo Vale FM no Vale do Paraíba. Erika Brandão, produtora e diretora do programa AMP, da MTV Brasil, é a nova colaboradora do Onda Urbana, comandando o quadro "Eletrodrops" às quartas-feiras e o "DJ de quarto", aos sábados.

***

A Denise me enviou:

Rádio Record nos bastidores do Especial 50 Anos

A TV Record exibe neste sábado, a partir da 22h, o quinto Especial Record 50 Anos, mas só na Rádio Record os ouvintes podem conferir tudo que rolou nos bastidores desse show imperdível, mais uma vez comemorando uma data muito especial e relembrando os grandes momentos da história da emissora. O apresentador do Programa Manhã Record, Sérgio Luiz, entrevistou os convidados ilustres da festa, que falaram um pouco sobre a importância da emissora para suas carreiras e sobre a felicidade de participar da comemoração. Entre os entrevistados estão os cantores Daniel e Sérgio Reis e os integrantes dos grupos Família Lima, MPB 4 e Quarteto em Cy. Sérgio Luiz mostra ainda trechos dos ensaios de cada um antes do show.
A reportagem especial sobre o Show Record 50 anos vai ar no sábado (13/09), a partir das 9h00. O programa Manhã Record vai ao ar todo sábado e domingo, das 7h às 12h, nos 1000 khz

***

A Alessandra enviou:

A partir do dia 15/09 entra no ar a promoção "JOTA QUEST"

Para participar, o ouvinte deve ligar no 2526455 ou se cadastrar pelo site www.transanet.com.br dizendo o dia e a hora que tocou qualquer música do JOTA QUEST na programação da Transamérica. O ganhador vai com acompanhante para Fortaleza assistir ao show do JOTA QUEST no "Festival Ceará Music". O ouvinte terá direito a: 2 passagens aéreas de ida e volta, 1 quarto duplo, R 100,00 de diária de alimentação, translado local e crachá da banda (backstage), para pode ver o show no palco!!!
A promoção vai até o dia 07/10. O nome do ganhador será divulgado noprograma TRANSALOUCA dia 08/10, a partir do meio dia.

*********

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Enfim, uma coluna realmente sonora!!! Para quem ama o rádio como eu, nada melhor. Principalmente porque pretendo, após terminar o curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará, abrir um grupo de discussões sobre radiojornalismo, cujo estudo ainda é incipiente no Brasil, e bem mais no Ceará.
A propósito, minha pesquisa de fim de curso é sobre a linguagem do radiojornalismo esportivo. Infelizmente a bibliografia sobre o assunto é irrisória. Ou estou enganado? Se você souber de algo, poderia me mandar nomes de livros ou sites para pesquisar? Posso contar com você como 'aliada' de meu projeto?
Obrigado e, mais uma vez, parabéns pela coluna. Única e indispensável, por sinal.

Abraços cearenses, João Paulo de Oliveira

***

Até semana que vem. Beijos sonoros!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca