Pensata

Magaly Prado

20/09/2003

Semana do rádio

Algumas emissoras prestam homenagem ao veículo que completa 81 anos de existência. A Mundial AM é privilegiada, pois Waldemar Ciglione é o superintendente. O radialista, que já foi galã de radionovela nos anos 40, vai soltar suas gravações históricas sobre o rádio e, claro, comentá-las. Outras rádios promovem debates, como a CBN (leia abaixo) enquanto algumas dão espaço aos ouvintes, caso da Bandeirantes que abre o o microfone para que o público possa fazer declarações ao veículo ou como a América, que bate-papo com uma ONG que cuida de uma associação de ouvintes.

E por falar em rádio América, a emissora dos padres paulinos comemora repercussão da sua nova programação_ no ar desde o dia 8_ com festa no Bar Café Journal. No meio musical, o comentário já rola solto: uma rádio com música de qualidade está no ar. Resta saber se os ouvintes inteligentes vão apostar na nova América AM (1.410) e prestigiar a empreitada.

Festa inclui exposição de rádios antigos e shows de samba e bossa nova

A Rádio América reúne artistas, músicos e produtores para comemorar o sucesso de sua nova programação, no Bar Café Journal, na próxima segunda-feira, dia 22, a partir das 20h00. Shows de samba e bossa nova animam a festa, com Fabiana Cozza e D. Inah e banda. Haverá também uma exposição de rádios antigos.

Sob a direção de Padre Manoel Quinta, os diretores Silvia Sibaldi e Emanuel Bonfim reestruturaram a programação da emissora para conquistar novo público. No ar desde 8 de setembro, a estratégia já mostra resultados. Antes restrita à classe D, a Rádio América começa a conquistar a classe B e jovens, com programas voltados à prestação de serviços, informação, cultura, educação, lazer e música.

"Acreditamos que as emissoras que oferecem de tudo um pouco, com qualidade, também têm seu lugar e seu nicho de mercado", diz Padre Manoel. Segundo ele, "uma emissora de rádio, em qualquer parte do mundo, tem a missão de informar, formar e não deformar. Essa é a proposta da Rádio América".

ESPAÇO CULTURAL CAFÉ JOURNAL - www.cafejournal.com.br
Alameda dos Anapurus, 1.121(esquina com Av. Jandira). Moema
Fone: 11-5055-9454.

**

E o Pablo enviou:

No próximo sábado , o programa "Influências", da rádio América AM (1.410) receberá o cantor e compositor Maurício Manieri, que falará sobre sua carreira, sua formação em música clássica e ainda tocará ao vivo, numa versão voz e piano, canções que marcaram sua vida. Além disso, o compositor ainda deu uma palhinha de Chopin. O "Influências" vai ao ar aos sábados a partir das 16h, com reprise aos domingos, a partir das 17h.

***

Larry Tee é o convidado do Onda Urbana deste sábado

Erika Brandão recebe neste sábado (20/09) no quadro "DJ de quarto", que comanda no espaço Onda Urbana, o DJ e produtor Larry Tee. Os ouvintes poderão conferir a partir da meia-noite na 96,9 FM uma entrevista e um set especial com o "pai" do electro nova-iorquino e organizador do Electroclash Festival. Além de ser um dos melhores DJ's dos Estados Unidos, Larry gerencia o selo Mogul Electro Records, grande revelador de talentos.

***

Dei no Agora

Bizarrices no ar

Emissoras fazem graça em cima de notícias esdrúxulas

Virou uma febre no dial. De FMs historicamente engraçadas a AMs jornalísticas, as emissoras têm feito sucesso ao repercutir informações verídicas, porém, esquisitas entre seus ouvintes.

A Sucesso FM é a mais nova adepta. Estreou, nesta semana, o "Buxixo". A atração tem como característica principal ficar em cima das bobagens do noticiário nacional e internacional (confira ao lado).

O "Hora do Ronco" é um dos pioneiros. Há 17 anos, faz enquetes calcadas nesse tipo de assunto e sempre se dá bem com a audiência.

Para Emílio Surita, do "Pânico", essa proliferação tem relação com o sucesso da internet. Ele afirma que, com a rede, as piadas perdem a graça muito rápido. Assim, eles tiveram de recorrer a outras formas de humor.

Até Heródoto Barbeiro, do "Jornal da CBN", entrou na brincadeira e tem repercutido esse tipo de notícia.

Confira alguns programas

** "Hora do Ronco" (Band FM, de seg a sex, 6h às 9h)

A enquete do programa é calcada em uma notícia absurda por dia. Já repercutiram informação de que um casal no Chile estava voltando de uma festa e não se conteve: transou na rua mesmo

** "Pânico" (Jovem Pan FM - de seg a sex, 12h às 14h)

As bobagens que eles usam são retiradas dos sites da internet

** "Tin Tin por Tin Tin" (Transamérica FM, de seg a sex, 8h às 10h)

É espelhado em programas americanos chamados "morning shows"

** "Buxixo" (Sucesso FM - de seg a sex, entre 7h e 11h)

Uma mulher que inclui "corintiano" no nome do filho foi inspiração para perguntar aos ouvintes se eles fariam isso com seus filhos

** "Do Balacobaco" ( 89 FM- de seg a sex, 10h às 12h)

Integrantes da equipe dramatizam as histórias reais engraçadas

** "Jornal da CBN" (CBN e seg a sex, 6h às 9h30)

Até a rádio da notícia entrou na onda. O comentário era sobre o italiano que inventou um gel com cheiro de pizza ou um sabão com cheiro de capuccino ou um creme com cheiro de pão fresco

***

A rádio CBN, transmitirá flashes, ao vivo do debate INCLUSÃO DIGITAL:

CIDADANIA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - Itaú Cultural - Dia 25/09/03. Inclusão Digital: Cidadania e Educação na Sociedade da Informação.

O debate discute as possibilidades de utilização da tecnologia digital, da informação e suas conseqüências em uma sociedade como a brasileira, onde a exclusão social, econômica e digital ainda é regra. O debate terá a transmissão de flashes ao vivo pela CBN e também pela STV - Rede SescSenac de televisão que transmitirá o debate ao vivo.

CONVIDADOS:

Gilson Schwatrz é economista, sociólogo, articulista do jornal Folha de S. Paulo e diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento da USP e coordenador do grupo de Criação do Prêmio de Excelência em Informática Aplicada a Serviços Públicos.

Ivan Paulo Giannini é sociólogo e gerente de Ação Cultural do SESC/SP. Formado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administração de Negócios pela Pace University/N.Y. EUA.

Sérgio Amadeu da Silveira é sociólogo, professor universitário, presidente do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação. É autor do livro Exclusão Digital - A Miséria na Era da Informação.

Valdemar W. Setzer é engenheiro eletrônico e professor titular (aposentado) do Departamento de Ciências da Computação da USP. È autor, entre outros, do livro Meios Eletrônicos e a Educação: Uma Visão Alternativa.

Mediador:Heródoto Barbeiro ( jornalista).
Local: Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural
End.: Avenida Paulista, nº 149 Tel: 3268-1756
Dia/horário: 25/ setembro /2003 - das 10h00 às 12h00
Formato: Programa será transmitido, através de flashes ao vivo (Itaú Cultural )

***

Programa de rádio comemora aniversário com solidariedade

No próximo dia 20 de setembro (sábado), o programa "No Mundo da Bola", apresentado pelo jornalista Flávio Prado na rádio Jovem Pan AM (620 kHz), reunirá grandes personalidades num evento beneficente para comemorar os seus 13 anos de existência.

Vencedor do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2002, o 'Jovem Pan no Mundo da Bola' ficou conhecido por revelar notícias dos principais clubes de futebol nacionais e europeus e destaca-se dos demais programas esportivos por trazer dicas culturais de outros países. Além disso, o ouvinte pode conferir traduções de músicas, textos variados e muitas diversão. Entretenimento, cultura e esportes reunidos num único programa.

A Festa de comemoração dos 13 anos do Jovem Pan - No Mundo da Bola será realizada na Casa de Portugal e contará com a participação de cerca de 300 ouvintes. Algumas presenças ilustres já foram confirmadas, como o grupo musical Demônios da Garoa e o jornalista Osmar Santos. Assim como na rádio JP, o evento promete unir esporte, música, alegria e solidariedade. Cada pessoa doará 1 quilo de alimento em troca do ingresso.

O programa No Mundo da Bola é veiculado aos sábados a partir das 09h30 pela Rádio Jovem Pan, com apresentação do comentarista esportivo Flávio Prado.

Festa Jovem Pan -No Mundo da Bola - Dia 20/09 (sábado) - das 09:30 às 13h- Casa de Portugal - Av. Liberdade , 602 - SP (próximo à Estação Liberdade do Metrô)- Tel.: 3342-2104

***

Cadê canal para a Capital ?

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e os Vereadores Carlos Neder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB) têm a honra de convidar todos os interessados em Rádio Comunitária para uma importante reunião :

23 de setembro ( terça-feira ) 15 horas ( 3 da tarde )
na Sala da Diretoria do Sindicato
Rua Rego Freitas, 530 Sobreloja - Vila Buarque
50 metros da Igreja da Consolação
100 metros do COPAN 3 quadras da Praça da República

Nesse dia, a essa hora, contaremos com a presença do Engenheiro Pedro Humberto de Andrade Lobo, Gerente de Regulamentação Técnica e Administração de Planos Básicos da ANATEL Agência Nacional de Telecomunicações.

Ele vem de Brasília especialmente para relatar a quantas andam os estudos técnicos indispensáveis para o funcionamento legal das Rádios Comunitárias na Capital e nas 30 cidades da Grande São Paulo.

Quem seriam os maiores interessados nessa reunião?

Povo da Saúde Pública
A ) Secretaria Municipal e Coordenadores de Saúde das Sub-Prefeituras
B ) Conselheiros e Delegados eleitos para a Conferência Municipal de Saúde
C ) Agentes comunitários de saúde / PSF - Programa Saúde da Família
D ) Profissionais entrosados com os programas de Promoção da Saúde

Rede escolar

A ) Diretores e Coordenadores Pedagógicos das EMEFs Escolas Municipais de Ensino Fundamental que participam dos Projetos Educom.rádio e Escola Aberta
B ) Responsáveis pelo Projeto Vida / Educom.rádio : Sec. Mun. Educação, NAEs e NCE-ECA/USP
C ) Coordenadores do Projeto Escola da Família da Secretaria Estadual de Educação
D ) Encarregados pelas Rádio-Escola nos Estabelecimentos Particulares de 1º e 2º graus
E ) Dirigentes dos Grêmios e Entidades gerais de representação estudantil

Gente da Cultura

A ) Instituições da Vila Buarque que já decidiram fundar a Rádio Clube local
B ) Grupos musicais, teatrais e artísticos de todos os gêneros
C ) Selos independentes
D ) Centros culturais e órgãos governamentais da área

Rádios Comunitárias

A ) As existentes mas que funcionam ilegalmente
B ) As que existiam mas foram fechadas
C ) As associações que já entregaram os papéis no Ministério das Comunicações
D ) Os que ainda pretendem criar uma Associação de Radiodifusão Comunitária
E ) As Entidades de coordenação do Movimento das Radcom

Todos que defendem a democracia na comunicação !

Mais informações para entrosamento :
Sindicato dos Jornalistas 3217 6299, com Eloísa, Guto ou Bárbara
Gab. Carlos Neder 3111 2236, com Luis Nader, Manfredini ou Jamir
Gab. Ricardo Montoro 3111 2261, com Bruno, Buona ou Palma ou www.obore.com

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Magaly, parabéns pela coluna sobre Rádio. Apesar de ter 33 anos , curto muito o AM, coisa difícil entre o pessoal da minha idade. E é muito difícil informações sobre o AM.

Bom trabalho

Obrigado.
Osvaldo Aguiar
Diadema - SP

Resp.: Valeu, Osvaldo!

Fico por aqui pessoal, beijos sonoros a todos!

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca