Pensata

Magaly Prado

27/09/2003

Pai no rádio

Hoje, a Cultura FM (103,3) traz "Feiticeiro das Palavras" - Roquette-Pinto e o rádio, o jornal de quem não sabe ler - um documentário que traça o perfil de Roquette Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro, das 18h às 19 (reprise). O programa conta desde a fundação da primeira emissora de rádio brasileira - a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, por Roquette, que também foi o primeiro brasileiro a realizar gravações de campo em território nacional.

Trata-se de uma compilação de textos e documentos sonoros. "O programa traz gravações históricas, como uma canção de autoria do professor, além de sua locução para filmes de Humberto Mauro, entre outros depoimentos", diz Julio de Paula. produtor do programa da Cultura FM.

Poemas e cenas escolhidas de "Rondônia", o principal livro de Roquette fazem parte do especial. Em citação, textos de Carlos Drummond de Andrade sobre o patrono do rádio e a trajetória do veículo.

"Na trilha incidental, melodias recolhidas por Roquette-Pinto e orquestradas por Villa-Lobos, seu amigo e autor, entre outras, da trilha de "O Descobrimento do Brasil", filme realizado sob a consultoria de Roquette", completa Julio. O destaque vai para as gravações realizadas por Roquette entre povos indígenas do Mato Grosso, em 1912. Material que pertence ao acervo do Museu Nacional (RJ), em primeira audição no rádio.

Participação especial de Vera Roquette-Pinto. Narração: Fernando Uzeda, Kika Leói, Hélio Vaccari e Alfredo Alves. Documentos sonoros: Museu Nacional, Discoteca Oneyda Alvarenga, filmografia de Humberto Mauro, entre outros. Trilha incidental: Villa-Lobos a partir de melodias recolhidas por Roquette-Pinto. Citações: Artigos de Carlos Drummond de Andrade e Ruy Castro

***

Brasil 2000 Ao Vivo

Bandas independentes tocam no estúdio da FM. O espaço é para as bandas do circuito alternativo, mas nada impede que se algum grupo estrangeiro estiver de passagem pelo Brasil, aproveite para mostrar um som ao vivo, segundo conta Kid Vinil, diretor da emissora.

Por enquanto a produção da rádio está selecionando as bandas da cena emergente, mas começam a receber material para seleção. "Existe muitas bandas boas que não possuem espaço no rádio", comenta Kid citando Autoramas, Monokini, Butchers Orchestra (que já lançou disco lá fora e aqui é desconhecida do grande público) etc.

A primeira sessão com a banda Forgotten Boys foi para testar a aparelhagem (mesa de som nova etc) e funcionou. Receberam várias mensagens dos ouvintes. "Elogiaram a qualidade técnica."

O programa é de uma hora, portanto o som leva 30 ou 40 minutos. Em geral, é ao vivo que se conhece o desempenho dos músicos. Um exemplo? "A banda internacional Blur em disco é de um jeito e dependendo do show, decepciona", lembra Kid. É fato que grupos que utilizam muitos efeitos acaba ficando fraco sem eles, diferente daqueles com poucos recursos que desempenham melhor.

É costume da Brasil 2000 incluir programas que mostram novas bandas como as atrações "Clip Independente" e "Brasileiros & Brasileiras".

O "Brasil 2000 Ao Vivo" é comandado pelo produtor e apresentador Osmar dos Santos Jr., as terças-feiras, às 22h. O programa é aberto a bandas dos mais variados estilos e conta com a participação dos ouvintes pelo telefone.

O estúdio ficará à disposição de apresentações ao vivo em outros horários, se houver oportunidade como ocorreu no "Última Hora", de Kid Vinil, às 23h30, que colocou os músicos da banda inglesa Guitar Gangsters, inicialmente estavam para mostrar o CD com entrevista e aproveitaram para tocar ao vivo.

Ontem, foi a vez da banda Ludov mostrar o repertório.

***

Aliás, o Alex enviou:

A programação da rádio Brasil 2000 FM 107,3 Mhz vai sofrer alterações. Agora, o programa 'Última Hora', comandado por Kid Vinil, terá edições apenas às terças e quartas-feiras, às 23:00h.

A partir deste domingo, dia 28/09, o 'Backstage', do apresentador Vitão Bonesso, vai passar a ter 3 horas de duração.

Ou seja, mais som pesado nas noites de domingo, das 21:00h à 00:00h.

Outra atração que ganha mais espaço na emissora é o 'Balada Brasil 2000', que também terá 3 horas de duração.

Além disso, outra novidade é a presença da locutora Izabella Camargo, que vai dar flashes ao vivo das melhores baladas

de São Paulo. O 'Balada Brasil 2000' vai ao ar às sextas e sábados, a partir das 22:00h.

***

Sucesso FM e Revista Trip

A emissora fez um acordo com a "TPM" para usar o conteúdo da revista no "Onda Urbana", que vai ao ar na madrugada. A partir de hoje, por noite, três programetes de cerca de um minuto apresentarão trechos das entrevistas e seções da publicação, focando em moda, cultura, consumo, entre outros temas.

"A iniciativa de fechar essa parceria com a 'TPM' veio da identificação do 'Onda Urbana' com a proposta da revista: ambos têm uma atitude diferenciada, dando espaço ao que há de novo", afirma Pedro Caldas, produtor geral do "Pílulas TPM", coordenador artístico dos 96,9, da 0h às 5h.

Luciana Barros, locutora do "Onda", e Jéssica DeSilva e Claudia Lima, da "TPM', vão apresentar. Paulo Lima, fundador da revista, diz achar "um passo interessante".

***

A Eliane enviou:

Respeito ao consumidor na rádio Bandeirantes

Quando você pensa em respeito ao consumidor, que marca lhe vem à cabeça? A partir da próxima quarta-feira, os ouvintes da Rádio Bandeirantes poderão responder a essa pergunta entrando no site www.radiobandeirantes.com.br. A enquete será feita durante todo o mês de outubro e o resultado será auditado pela H2R Pesquisas Avançadas. É o terceiro ano consecutivo que a RB promove a eleição espontânea. Nos dois primeiros anos a vencedora foi a Nestlé. O lançamento da eleição ocorrerá no programa Bandeirantes Vai às Compras, no dia 1º, às 13 horas.

***

Deixo a Tribuna para a semana que vem, tá?

Beijos sonoros!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca