Pensata

Magaly Prado

04/10/2003

Roberto Maia na América AM

Finalmente não vou mais precisar ficar respondendo aos trocentos emails que chegam perguntando o paradeiro do Maia. Desde que que ele saiu da Brasil 2000, anos atrás, os fãs não se conformavam, e claro, que sobrava pra mim (até parece que eu tinha alguma coisa a ver com isso). Agora posso falar com todas as letras. Atenção! Roberto Miler Maia está na América AM. Na nova América, por sinal, com programação reformulada (vale conferir). Seu programa "Memória Pop". Imagine só: um must. Leia abaixo matéria que publiquei no jornal Agora. E por falar em Brasil 2000, o programa "Garagem" volta ao ar nos 103,7 do dial FM paulistano. Ainda não falei com nenhum dos três, semana que vem coloco aqui nossa conversa. Apenas o Kid Vinil me avisou que eles voltariam. Parece que a data é o dia 13. E diga-se de passagem a Brasil 2000 está muito gostosa de ouvir. Que bom, já tenho AM e FM para ouvir!

Roberto Maia é conhecido como "O Homem Enciclopédia do Rádio" por ser especializado em rock e pop internacional. Possui um acervo de cerca de 50 mil discos do gênero.

Sairá dessa coleção turbinada o conteúdo do programa "Memória Pop", das 16h às 17h, nos 1.410 AM, na nova programação da América, que foi reformulada neste mês pela equipe encabeçada por Emanuel Bonfim e Sílvia Sibalde.

"Será nos moldes do que eu já fazia", conta Maia, que comandava programas na rádio Brasil 2000 quando era o diretor da emissora. Maia vai focar o lado mais pop, mais conhecido em termos radiofônicos. "Com curiosidades, explorando datas de nascimentos de artistas e brincadeiras com listas, como discos mais vendidos, músicas mais tocadas de todos os tempos etc."

Maia garante que não faltará o pop bem feito, aqueles que tocaram muito ou que tiveram uma história interessante.

Para fazer companhia a Maia, Marcela Rocha, a locutora do horário. "Ela será a ouvinte presente, de plantão no estúdio. Para dar uma certa dinâmica", diz Maia, que já fez vários programas "sérios", principalmente no início da carreira, em 1977, na Cultura AM. Na época, já era um visionário e colocava no ar "coisas modernas" no programa "Música de um Novo Tempo".

*

A Fernanda enviou:

ÁLBUM ROCK é o programa da 89 para quem coleciona sons e informações sobre as grandes figuras do mundo do rock. Essa edição especial do programa traz os melhores momentos do Brasília Music Festival, com os shows, curiosidades e entrevistas que só a Rádio Rock descola. Amanhã, das 18h às 19h.

Ministério das Comunicações vai habilitar novas rádios comunitárias em 600 municípios

O Ministério das Comunicações (MC) pretende viabilizar a instalação de novas rádios comunitárias em 600 localidades do país, prioritariamente nos municípios ligados ao Programa Fome Zero e que necessitem de um veículo de comunicação para discutir os problemas e as ações da comunidade. "O Aviso de Habilitação será publicado (no Diário Oficial da União) em 30 ou 60 dias", disse o assessor especial do MC, Marcio Wohlers, durante encontro com profissionais do rádio em São Paulo.

O chamado Aviso de Habilitação divulgará uma nova lista de municípios habilitados à prestação do serviço de radiodifusão comunitária, e osinteressados poderão apresentar pedido de licença de funcionamento ao ministério, que, segundo Wohlers, está trabalhando a todo o vapor para agilizar a liberação de novas concessões.

"As rádios vão jogar um papel fundamental de crítica e fiscalização nessas comunidades", explicou Wohlers, acrescentando que o governo já entrou em contato inclusive com localidades indígenas e quilombolas (comunidades de negros em antigos quilombos) para incentivá-las a se organizarem e a apresentarem uma proposta de rádio comunitária.

"Está ocorrendo uma "nova efervescência" de rádios comunitárias no país", comentou o assessor especial do MC. Segundo ele, só este ano o ministério já recebeu 1.200 novos pedidos de licença para funcionamento de emissoras de baixa potência e está acelerando a análise dos pedidos para que ocorra uma efetiva democratização da informação no país.

"No governo passado, as rádios comunitárias eram tratadas como caso de polícia, com um atraso burocrático muito grande", disse Wohlers. Ele observa que, no início do ano, havia, no ministério, 7 mil processos de pedido de licenças para emissoras comunitárias, mas a capacidade de análise da equipe técnica era de apenas 1.200 processos por ano. "Se prevalecessem as regras anteriores, os processos só seriam analisados depois de cinco anos", comentou.

O assessor disse que o novo grupo de trabalho criado para atender as emissoras comunitárias está conseguindo "zerar os estoques" de processos.

"Se antes a análise demorava 18 meses para sair, agora o prazo médio é de 60 a 90 dias", afirmou. Segundo ele, só nesses primeiros sete meses do ano foram analisados 4.400 pedidos e emitidas licenças definitivas ou provisórias para 510 entidades.

Wohlers explicou, no entanto, que não foi possível autorizar o funcionamento de emissoras comunitárias na região metropolitana de São Paulo por falta de freqüência no espectro de ondas radiofônicas, além de inúmeros problemas de interferência em rádios FM e na aeronáutica. Ele garantiu, no entanto, que a questão será resolvida em breve. "A Anatel prometeu que até o dia 31 de dezembro estarão liberados todos os canais para rádios comunitárias na grande São Paulo. Eles estão fazendo um trabalho de limpeza (do espectro) e redistribuição de canais", comentou.

Somente após a análise do Congresso Nacional e a publicação de um Decreto Legislativo, as rádios comunitárias recebem uma licença definitiva de funcionamento. Mas, desde a publicação da Medida Provisória 2.143, o Ministério das Comunicações pode emitir uma licença provisória para funcionamento das rádios comunitárias se o Congresso não avaliar o processo dentro do prazo de 90 dias contado a partir da data do recebimento dos autos.

Wohlers falou sobre o assunto ontem no seminário "Onda Cidadã, Radiodifusão, Cultura e Educação" realizado no Itaú Cultural. (Márcia Detoni, da Agência Brasil)

**

A Anita enviou:

Camilo Rocha estará no Onda Urbana deste sábado

O próximo convidado do "DJ de quarto", quadro do Onda Urbana apresentado por Erika Brandão, é o jornalista, produtor musical e DJ Camilo Rocha. Os ouvintes da Sucesso 96,9 FM poderão conferir a partir da meia-noite deste sábado (04/10) uma entrevista e um set especial. Camilo é residente mensal do clube Lov.e e das raves Avonts e SP Groove e já tocou em grandes eventos como Skol Beats, Free Jazz e Rock In Rio. Além de ser um dos maiores nomes do techno no país, ele foi, como jornalista, um dos pioneiros na especialização e divulgação da cultura da música eletrônica.

Sobre o Onda Urbana

O Onda Urbana vai ao ar diariamente da meia-noite às 5h pela Rádio Sucesso 96,9 FM na Grande São Paulo e pela Stereo Vale FM no Vale do Paraíba. Erika Brandão, produtora e diretora do programa AMP, da MTV Brasil, é a nova colaboradora do Onda Urbana, comandando o quadro "Eletrodrops" às quartas-feiras e o "DJ de quarto", aos sábados.

***

Congresso de Radiodifusão discutiu as oportunidades de negócios no segmento. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro a AESP Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo realizou o 15º Congresso de Radiodifusão do Estado de São Paulo - Oportunidades da Radiodifusão como Negócio. O evento aconteceu no Hotel Blue Tree Towers, em São Paulo. O Congresso reuniu executivos e profissionais do setor para discutir o atual cenário do mercado, as tendências e novidades tecnológicas.

A idéia principal foi a de possibilitar a troca de idéias e experiências. No dia 25 foi comemorado os 81 anos de rádio no Brasil, com uma mostra que contou a história do rádio por meio de aparelhos de várias décadas.

Foi lançado o novo portal da Associação, que trouxe novidades tecnológicas, entre elas, um canal que permite ao internauta pesquisar no mapa do Estado, nomes e freqüências de rádios AM, FM e televisões em todas as cidades do Estado São Paulo. A facilidade de utilização e o fato de registrar e facilitar o acesso a todas conquistas e realizações do setor são seus principais diferenciais.

Oferece ainda uma grande quantidade de serviços, tais como entrevistas com personalidades da comunicação, notícias (do setor, mercado financeiro, legal, agências e tecnologia), um abrangente serviço de busca de produtos e serviços da radiodifusão no Estado, arquivos históricos do rádio e televisão, entre outros.

Há um canal específico para possíveis denúncias de rádios piratas e irregularidades no meio, fórum para debates, chats, informações sobre cursos, projetos sociais, cases interessantes e benfeitorias para a comunidades. Os internautas também podem ter acesso a agenda de eventos da Associação e conhecer o histórico da entidade e suas parcerias.

O encontro homenageou dois grandes nomes da história da comunicação no Brasil, Roberto Marinho e José Bonifácio Coutinho Nogueira.

A solenidade de abertura foi feita pelo Secretário da Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meireles, e entre os palestrantes estavam a Família Schurmann (primeira família brasileira a completar duas voltas ao mundo num veleiro), Carlos Alberto Júlio (presidente da HSM do Brasil), Waldez Luiz Ludwing (psicólogo e consultor em Gestão Empresarial) e Rony Salgado Locher (sócio-diretor da Locher, Lefebvre & Associados, consultoria em Comunicação e Marketing Internacional).

Situação econômica do rádio

Aumentar o volume de investimentos de 4,5% para 12% em rádio nos próximos dez anos, um crescimento de mais de 260% no período, é a expectativa da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP).

Para atingir esse objetivo, a entidade vem traçando uma estratégia de atuação que consiste em despertar o mercado, comprovando tecnicamente que o investimento na mídia rádio possui elevado grau de eficiência até por possuir menos dispersão e elevado grau de consumo.

"Os Estados Unidos já vem resgatando o rádio há mais de três anos. Atualmente, as pessoas têm um nível de atividade intenso e tempo escasso, o que reduz ainda mais a sua disponibilidade para os mais diferentes tipos de mídia (TV, JORNAL, REVISTA, INTERNET, ENTRE OUTROS). O rádio é o único meio que propicia a execução de diversas atividades (dirigir, estudar, trabalhar... e ouvir rádio)", explica o presidente da AESP José Inácio Pizani. "O rádio é o verdadeiro companheiro de todas as horas". Atualmente existem no Brasil, 3.500 rádios, que respondem, segundo a Intermeios/Meio & Mensagem, por um volume de R390.000.000,00 ao ano, o que representa 4,5% do bolo total de investimentos em propaganda, num total de R 8,66 bilhões (cerca de 1% do Produto Interno Bruto Brasileiro). O meio TV abocanha 60% da verba; o jornal fica com 20%; revista com 9,7% e os demais segmentos com 5,8%. O Estado de São Paulo é responsável por 59,5% de todo o investimento em mídia rádio no país, demonstrando claramente a força e a importância deste veículo junto às comunidades que atuam.

Pizzani acrescentou ainda que a tecnologia é um grande aliado deste poderoso veículo. Desde o seu início, até o presente, quando vivemos a antevéspera da digitalização, tecnologicamente o veículo sempre esteve adequado ao seu tempo, oferecendo a todos a certeza de que o caminho para o crescimento está consolidado e pavimentado não só pelos talentos que nos antecederam como também pela representatividade ímpar de ser o principal ícone das comunidades que atuam.

***

A Alessandra enviou:

Sábado radical Jovem Pan

Os finais de semana de outubro serão radicais na Jovem Pan FM. A Rádio Jovem Pan FM preparou uma programação especial de eventos que vão esquentar os finais de semana de outubro na capital paulista. O "Sábado Radical Jovem Pan" vai reunir muitas atrações, adrenalina, prêmios, artistas e solidariedade. Os eventos serão abertos ao público e acontecerão das 10h às 18h, em praças públicas da cidade. Para curtir as atrações, os ouvintes deverão trocar de 1 kg de alimento não perecível, que dará "acesso" aos esportes radicais da festa. Todo o alimento arrecadado será doado ao Fundo de Solidariedade do Estado.

Neste final de semana, 04, o "Sábado Radical Jovem Pan" vai rolar na Praça Venâncio Ramos (São Miguel Paulista). Serão 8 horas ininterruptas de atrações radicais como Bungee Run, Queda livre, Full Pipe e Pista de skate. O pop star Felipe Dylon, cantor do hit 'Deixa Disso' marcará presença no local para uma tarde de fotos e autógrafos com fãs. Toda a equipe Jovem Pan estará no evento, realizando flashes ao vivo para a rádio, informando tudo o que está rolando por lá e distribuindo prêmios exclusivos da emissora aos visitantes. O "Sábado Radical Jovem Pan" tem apoio da Secretária de Estado da Juventude e Coordenadoria da Juventude.

Datas: 04/10 - Praça Venâncio Ramos - São Miguel Paulista

11/10 - Praça Gonzaga - Campo Limpo

18/10 - Parque da Juventude - Zona Norte

25/10 - Local a definir

Apoio: Secretária de Estado da Juventude e Coordenadoria da Juventude. Mecânica de participação: Troca de 1 kg de alimento não perecível por senhas para atrações radicais. Doação de alimentos para: Fundo de Solidariedade do Estado de SP

E atenção ouvintes que eram fãs de Hélio Ribeiro (ex-Jovem Pan, Capital, Globo e rádio Bandeirantes). A missa de três anos da morte do comunicador acontece amanhã na Capela São Gabriel, no Jardim Paulista, às 11h. Na verdade, a data é segunda, dia 6, mas a missa acontece no domingo. Os sites do radialista, que fez fama com seu vozeirão, estão em construção. Um deles leva seu nome mesmo e o outro é : www.memorialhelioribeiro.com.br
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca