Pensata

Magaly Prado

16/06/2001

Rádio Difusora muda para atingir público AB

A rádio Difusora (AM 1150 e FM 98.1), da rede CBS _Comunicações Brasil Sat_, muda a roupagem buscando público A/B, ligado em notícia, mais adulto (acima dos 30) e que gosta de MPB. Sob direção geral de Oswaldo Silva Júnior, no ar desde o dia 1º de maio, a emissora aposta no binômio 'música e notícia', intercalando a cada duas ou três músicas, um boletim informativo, bem curto, pouco mais que uma manchete. O noticiário, no ar 24 horas por dia, inclui informações sobre esportes também.

A programação musical tende a mostrar a MPBzona mesmo, de Djavan a Vinícius de Moraes. Segundo Maria do Carmo, que cuida do marketing da rádio, 'nada de Bonde do Tigrão'. É, realmente, a emissora não está pendendo ao brega e ao sertanejo, pelo menos, por enquanto. Detalhe: não se anuncia os nomes das músicas.

Com 100.000 watts de potência e sistemas irradiantes em plena várzea do Rio Tietê, na Vila Guilherme, utiliza equipamentos de última geração e transmissores Nautel, segundo a assessora Maristela Bignardi, que acrescenta: 'a promessa é ampliar o jornalismo, possuir cobertura através de helicóptero...' .

As vozes são de: Carlos Ferrari, Carlinhos Oliveira, Paulo César, Luiz Carlos Ribeiro, entre outros.

E a Kiss ??

E por falar em CBS, não adianta vocês entupirem minha caixa de entrada com perguntas sobre a Kiss FM (de SP). Ela está em segundo plano, segundo os projetos da rede. Assim que eu tiver notícias, serei a primeira a informar aqui. Prometo que darei a notícia em primeira mão. Estou na cola dos diretores da CBS há tempos! Sei que vocês estão ansiosos pela volta daquela que era a mais bacana rádio rock paulistana. Eu entendo vocês, pois eu também gostava e muito. Vamos torcer...



**********************************************************************

Luciana Melo na rede Transamérica

No próximo dia 20, quarta-feira, Luciana Melo, do casting da Trama, vai estar no Estúdio ao Vivo - Transamérica, das 17h às 18 h. Os ouvintes que quiserem participar devem ficar ligados na programação para participar do 'Ligue e Ganhe'.

**********************************************************************

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Leitor Fabiano Mattos responde ao leitor João Carlos, de Uberlândia / MG

O triângulo e toda a região está toda assim, sou programador da 98 FM de Uberaba / MG, há dois meses mudamos nossa programação para uma totalmente POP, temos fontes nas capitais para a questão das músicas e vivemos atualizados, semana passada, fomos visitados pela Transamérica, mas não houve negociação.

Antes, tínhamos uma programação totalmente popular fornecendo músicas até para as emissoras de Uberlândia, a prova pode ser tirada pelos divulgadores das gravadoras da região, por isso posso dar uma dica para os programadores: eu tinha medo de mudar, hoje, descobri que o POP tem um leque maravilhoso para ser trabalhado, quanto ao faturamento até melhorou basta colocar 10% de populares no meio seguindo o bom gosto e o resto vai bem.

Agora João Carlos, para você ter um idéia, de Araguari até Barretos só existe a 98 FM, de Uberaba, como rádio POP, o resto optou pelo esquema televisão + sertanejo.

Fabiano Mattos

**********************************************************************

Leitor envia
DIAL de São José do Rio Preto
E faz um apelo ! Confira

São José do Rio Preto, cidade com quase 400.000 habitantes, distante 440 Km de São Paulo, cidade rica em qualidade de vida, porém paupérrima em qualidade de rádio!

Segue a lista de emissoras FM sintonizadas por aqui:

89.9 MHz - Diário FM - Mirassol/SP: emissora de um jornal local; muita música sertaneja, pagode e algum pop.

91.3 MHz - Jovem Pan FM (via satélite) - Catanduva/SP: distante 50 Km, só é sintonizada com uma boa antena

93.1 MHz - Melodia FM - Rio Preto/SP: recém criada, ainda esbarra em problemas técnicos e baixa qualidade de som; mistura MPB (novas e muito antigas) com pop.

97.1 MHz - Rede Aleluia - Rio Preto/SP: recém arrendada pela Igreja Universal, tirou do ar a programação da Antena 1 (via satélite); só evangélica

98.3 MHz - Líder FM (via satélite) - Rio Preto/SP: pagode, sertanejo e pop.

99.5 MHz - Band FM (via satélite = programação local) - Rio Preto/SP: pagode, sertanejo e pop.

100.3 MHz - Independência FM - Rio Preto/SP: a mais antiga da cidade; pagode, sertanejo e pop.

102.1 MHz - Onda Nova FM - Rio Preto/SP: só sertanejo

Obs.: Vale destacar somente uma emissora em AM.

900 kHz - Jovem Pan (via satélite): recém comprada pela emissora paulistana, é a única com notícias e prestação de serviço.

Como se pode ver, nosso dial é uma lástima para quem não curte pagode e sertanejo. Simplesmente não há outra opção.

Vai aí um apelo as boas emissoras de São Paulo, venham para Rio Preto!!!

Um abraço.

Francisco A. Homsi

'Fala para alguém nos EUA e Inglaterra que as rádios Cidade e 89 FM são 'rádios rock' e ele vai gozar da tua cara'.

Leia mais uma página do website Volta Maldita,do colega Alexandre Figueiredo, do Rio

http://br.geocities.com/voltamaldita

Equipe Rádio Gagá

Leitor Rafael pede ajuda para conseguir o dial carioca

Atenção todos meus leitores !

Mandem para magalyprado@uol.com.br, que eu publico aqui

Prezada Magaly Prado

Sou jornalista, trabalho na Rádio Brasil AM 940, aqui no RJ, e tenho encontrado uma certa dificuldade para obter uma informação que me parece muito simples. Gostaria de adquirir uma lista com o nome e a freqüência de TODAS as emissoras de rádio da CIDADE do Rio de Janeiro, AM e FM.
Já solicitei à ABERT, mas não obtive resposta. Também recorri a órgãos específicos do Rio, como a ACERJ e a AR LIVRE, em vão. Acredito que com seu conhecimento e o banco de dados que apresenta poderia me ajudar. Tenho vários projetos e preciso desta informação para alavancá-los.
Contando desde já com seu apoio, atenciosamente,
Rafael Marques

*
Até semana que vem!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca