Pensata

Magaly Prado

27/10/2001

FM Senado traz música mexicana hoje

Desde o dia 15 de setembro está no ar o Café Latino, uma revista musical sobre a América Latina e Caribe, sempre com músicas, informações sobre a cultura, os países, os ritmos, entrevistas e uma resenha jornalística com os principais fatos da semana.

O café Latino vai ao ar pela FM Senado Brasília - pode ser ouvido pela internet no endereço: www.senado.gov.br/radio - todos os sábados às 6 da tarde com reprise aos domingos às 9 da manhã. Os textos e direção são de responsabilidade de Chico Sant´Anna. Na apresentação, Chico e a apresentadora Analú de Matos e na produção Stefânia Uchoa e Thais Calil.

Desde que inaugurou, nestes seis programas já falaram da música da Colômbia, do Paraguai, México, de Trinidad e Tobago, América Central (Guatemala, Costa Rica, El Salvador e Nicarágua) e dois genéricos versando sobre os diversos ritmos da região.

Como entrevistados já passaram pelo programa a ministra do Comércio Exterior da Colômbia, Marta Lucia, a presidente do Parlatino - Parlamento Latino Americano e presidente da Câmara dos Deputados do México, Beatriz Paredes; o ex-ministro das relações exteriores do México, Fernando Solana, o presidente da comissão parlamentar do Mercosul, senador Roberto Requião, o jornalista Fabio Pannunzio - autor de um livro sobre a guerrilha da Colômbia - além de diplomatas dos países. Mas as entrevistas são residuais, prevalecendo nos 30 minutos a música e informações culturais. A FM Senado é captada no 91,7.

O tema de hoje, às 18h, é o México. O programa vai fazer uma viagem desde os tradicionais Mariaches, marca registrada dos mexicanos, até as bandas atuais .

***

Você pode ouvir o 3º Show da Mix pela internet

Já que os ingressos estão esgotados para o show de amanhã que acontece no estacionamento do Anhembi. Mas, a Mix FM, de São Paulo, vai transmitir flashes das bandas no palco e nos bastidores do evento durante todo o dia. No site da emissora: www.mixfm.com.br, os ouvintes também poderão conferir algumas músicas "quase" em tempo real, além de fotos das bandas no palco e nos bastidores.

Show da Mix no Sesc Itaquera

Para aqueles que não conseguiram ingressos para o Terceiro Show da Mix ao vivo, a emissora programou uma alternativa: a Mix promove um show com as bandas: Natiruts, Tianastácia e Terral, no Sesc Itaquera, no mesmo dia, 28 de outubro, amanhã, dentro do projeto "Todos os Sons" do Sesc. A galera da Mix também vai estar por lá. Para mais informações: Mix FM: 3253-4000 ou Sesc: 6521-7272

***

Vamos dar risada, porque ninguém é de ferro!

Na próxima semana, o programa Pânico vai receber a visita de artistas que vão agitar a programação da Jovem Pan FM (100,9 MHz). Na segunda-feira (29/10), o cantor Vinny abre a semana, falando sobre seu novo trabalho. Terça-feira (30/10), a morena Scheila Carvalho, que está iniciando nova carreira de atriz fala do estudo de propostas de trabalho. A grande Rita Lee será a ilustre convidada da quarta-feira (31/10). A tiazona do rock nacional, que está lançando um CD dedicado aos Beatles, vai falar sobre a nova experiência.

O Pânico é comandado por Emílio Surita e conta com a participação dos humoristas Bola, Japa, Carioca, Ceará, Mendigo e da modelo Mariana Kupfer (?). Há 9 anos no ar, o programa rola de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h. Os ouvintes de todo o Brasil participam ao vivo e fazem perguntas aos convidados através do tel 0800 111 109.

***

Enquanto isso no Tintim por Tintim, quem aparece?

A rede Transamérica leva na próxima semana ao programa "Tintim por Tintim" convidados especiais: na terça-feira, dia 30, a visita será de Adriana Golombek Wagner, a VJ Didi, da MTV, que apresenta os programas "Tem jeito" e "Supernova". No dia seguinte, 31, em que se comemora o Dia das Bruxas, a vez é da bruxa Rosa Maria. E dia 1º estará no programa o desenhista Maurício de Souza.

O programa "Tintin por Tintim" vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, em rede nacional. Apresentação Paulo Bonfá e Roberto Hais. Quem quiser participar: 0300 789 1001
Ou por e-mail: tin@transanet.com.br . Inscrições para o desafio "Tintim por Tintim", que dá uma viagem a Porto Seguro, no www.transanet.com.br.

Acompanhe show ao vivo do Tianastácia

Prova de fogo: é ao vivo que as bandas mostram se sabem ou não tocar. Confira dia 7 das 17h às 18h, a banda Tianastácia, no "Estúdio ao Vivo-Transamérica". Depois me conta como foi.

***

Band FM participa do Teleton

A Band FM vai participar da quarta edição do Teleton, que começa hoje. Entre 1h e 3h da madrugada deste sábado, a equipe de promoção estará em frente ao Lar Center, em Santana, arrecadando doações. Além de colaborar com a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, os ouvintes que passarem pelo pedágio irão ganhar prêmios da emissora. À tarde, entre 13h e 14h integrantes do "Bicho de Pé" também estarão no local para apoiar a campanha.

Vamos ao circo?

A magia do circo é o tema do programa Memória, da Rádio Bandeirantes. Uma pesquisa recente mostrou que os palhaços estão entre as lembranças mais queridas dos adultos. Neste fim de semana Arrelia e Carequinha, os palhaços mais famosos dos últimos tempos vão contar suas histórias. Sábado às 11h e domingo, horário alternativo, 23h. A apresentação e produção é de Milton Parron.

***

Bandolinista Jorge Cardoso é entrevistado no programa Brasileirinho

O bandolinista carioca Jorge Cardoso - criado em Fortaleza e radicado em Brasília, onde é professor da Escola Nacional de Choro Raphael Rabello - foi o grande vencedor do Chorando no Rio - Festival de Choro do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Museu da Imagem e do Som, com sua música "Balançadinho".

O músico será a atração do programa "Brasileirinho" (dedicado ao Choro), no qual ele começou a divulgar seu trabalho. A entrevista com Jorge Cardoso acontecerá amanhã, a partir das 13h, pela Rádio Universitária FM de Fortaleza (107,9 Mhz), podendo também ser ouvida pelo portal de música brasileira NELSONS (www.nelsons.com.br).

***

Prêmio Libero Badaró define finalistas

Mais de 700 trabalhos inscritos surpreenderam o júri do VIII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, que neste ano será entregue aos vencedores no dia 19 de novembro no Teatro Municipal, em São Paulo. Organizado pela Revista Imprensa e com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa - ABI -, o prêmio tem por objetivo estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira e premiar os melhores trabalhos jornalísticos em sete modalidades. Uma delas é o rádio.

Na última segunda-feira (23/10), no Othon Palace Hotel (SP), foram anunciados os finalistas do prêmio, segundo o júri composto por Wanda Schumann, Wagner Barreira, Neide Duarte, Marcelo Coelho, Marcelo Balbio, José Ochiuso, José Maria Mayrink, João Paulo Farkas, Jair Borin, Heródoto Barbeiro, Guy de Almeida, Flávio Rodrigues, Fábio Perez, Cristiano Mascaro, André Petri, Ana Cristina Miguez, Alon Feuerwerker, Adhemar Altieri, Renato Luiz Campos Aroeira, Neutair Abreu e Zélio Alves Pinto.

Os finalistas na categoria Radiojornalismo são: Airton Medeiros (Rádio Nacional de Brasília-DF), Filomena Salemme (Eldorado-SP), Giovani Grizotti (Rádio Gaúcha-Porto Alegre), Marilú Cabañas (Cultura-SP) com duas reportagens e Rosely Forganes (Eldorado-SP).


***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Leitor quer montar uma ONG em prol das rádios de rock

Olá Magaly.

Aqui é o seu representante da família Prado aqui no triângulo mineiro novamente.
Depois de ler mais um leitor reclamando por uma rádio rock no interior, não seria uma boa abrir esta discussão ?

Realmente é preciso que se democratize o espaço no dial do interior porque com esta enxurrada de rádios populachas não dá.

Gostaria de ajudar a montar uma organização ou entidade não governamental com a ajuda dos que possuem a mesma idéia , juntamente com gravadoras , agentes publicitários e até representantes de rádios comunitárias, pois entendo que esta ganância de$medida pelo lucro fácil está proporcionalmente ligada à queda de qualidade e cultura de nossa população.

E por falar em rádios comunitárias, gostaria que você pudesse me informar um pouco de como anda a regulamentação das mesmas e o que hoje é considerado " legal" para o seu funcionamento, porque de vez em quando estas mensagens que a ABERT ( Associação Brasileira de Rádio e Televisão ), veicula contra as comunitárias chega a ser ridícula, acusando-os de derrubar avião, atrapalhar ambulância etc...

Eles criam empregos e não os tiram como as rádios afiliadas via satélite.
Será que o Bin Laden usou uma rádio comunitária em Nova York pra arremessar os aviões contra as torres?

Um grande abraço.
João Carlos Prado - Triângulo Mineiro.

*

Incredible Scroobies, Rabujos, Supersoniques, Profeteroles

Buenas Magaly,
Foi uma surpresa para nós ler sobre o "Coquetel Molotov", da Radio Universitária AM. Sentir a repercussão do nosso programa é o nosso maior estímulo. Muito obrigada! Estamos agora trabalhando na festa de 6 meses que terá duas bandas que passaram pelo programa. O mais interessante do Coquetel Molotov não é apenas as músicas alternativas internacionais mas a divulgação de bandas do Recife e regiões próximas que não tem muito espaço na mídia, como
os Incredible Scroobies, Rabujos, Supersoniques, Profeteroles Incredible Scroobies, Rabujos, Supersoniques, Profeteroles entre outros. Muito obrigada mais uma vez!
Aninha
coquetelmolotov@zipmail.com.br

***

Olá Magaly;

Fui um ouvinte de rádio fervoroso nos anos 80. Aqui em Brasília duas rádios , na minha opinião, deixaram saudade. Manchete (hoje rádio gospel) e Atlântida FM.

A Manchete FM nos anos 80 sempre teve ótimos locutores, suas vinhetas eram bem produzidas, esteve em 1º lugar durante alguns anos , e tal qual a sua rival, a Atlântida FM (junto com a Rádio Jornal de Brasília) disputava a preferência dos ouvintes.

A Atlântida não existe mais em Brasília.

Procurando reportagens sobre rádio, achei sua coluna aqui na Folha e resolvi enviar este email, para quem sabe, encontrar outros ouvintes destas duas FM´s (principalmente de Brasília), troca de informações, vinhetas dos anos 80 das duas rádios, etc.

Já li inclusive a história das FM´s de São Paulo, se alguém tiver o mesmo em relação 'as rádios de Brasília, mandem um email para rbmilet@tecnolink.com.br.

Magaly, desde já agradeço o espaço de sua coluna :)
Rodolfo Milet

***

Olá Magali, joinha?

Pedi uma ajuda a você e aos leitores de sua coluna e obtive retorno/ajuda satisfatória.
Caso queira publicar em sua coluna, fique à vontade.

Esse trabalho faz parte da Monografia de Conclusão de Curso de Jornalismo, onde o tema foi baseado na campanha contra a obrigatoriedade de transmissão da Voz do Brasil.

Se precisar temos entrevistas com algumas das pessoas responsáveis pela campanha, como: João Lara Mesquita (Eldorado), Marcelo Parada (Bandeirantes), Heródoto Barbeiro (CBN) e o Jurista Ives Gandra Martins.

E mais dados das emissoras AM e FM em porcentagem, que transmitem a VB.

Levantamentos dos dados e Monografia realizada por: Anderson Cheni, Carla Julião, Angela Cristiane.

Mais uma vez parabéns e até +;
Anderson Cheni.
Mais informações sobre o trabalho via email : cheni@hotmail.com


O DIAL DAS RÁDIOS EM SÃO PAULO

FM - Freqüência Modulada

TROPICAL 107.9 mhz*
BRASIL 2000 107.3*
OMEGA 106.9
MIX 106.3*
MUSICAL 105.7*
105 FM 105.1
TRANSCONTINETAL 104.7*
TUPI FM 104.1*
CULTURA 103.3
IMPRENSA 102.5*
KISS 102.1*
ALPHA 101.7*
JOVEN PAN II 100.9*
ALPHA 100.5*
TRANSAMÉRICA 100.1*
99.3 99.3*
METROPOLITANA 98.5
98 FM (ITATIBA) 98.1*
ENERGIA 97 97.7*
MELODIA FM 97.3
SUCESSO FM 96.9*
BAND FM 96.1*
MUNDIAL FM 95.7*
NATIVA FM 95.3*
ANTENA I 94.7*
USP 93.7
ELDORADO FM 92.9*
MANCHETE 91.3
EMOÇÃO 92.1*
BANDEIRANTES 90.9*
CBN 90.5*
NOVA BRASIL 89.7*
89FM 89,1*
GAZETA 88.1*

AM-Amplitude Modulada

9 DE JULHO 1.600 khz
ABC 1.570
DIFUSORA 1.540
DIÁRIO (MOGI) 1.520
CUMBICA 1.500
IMACULADA 1.490
BOA NOVA 1.450
AMÉRICA 1.410
ATUAL 1.370
TUPI 1.330
DIÁRIO ABC 1.300
MULHER 1.260*
CULTURA 1.200
MUNDIAL 1.150*
GLOBO 1.100
METRO. MOGI 1.070
CAPITAL 1.040
RECORD 1.000
JORNAL DE SP 960
NACIONAL 940
GAZETA 890
BANDEIRANTES 860*
CBN 780*
TRIANOM 740*
ELDORADO 700*
UNIVERSO 650
JOVEN PAN I 620*
PAULISTA 560

* Emissoras que não transmitem a Voz do Brasil às 19h
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca