Pensata

Magaly Prado

24/11/2001

Rede de rádio estréia jornalismo

A Transamérica aposta na informação dirigida também aos jovens e cria o "Transnotícias". Na próxima segunda, 26, a partir das 7 horas, estréia o jornal, que irá ao ar de segunda a sexta, para todo o Brasil, pela Rede Transamérica. Éder Luiz, comandante da equipe de esportes da Transamérica, e Ruy Balla, coordenador artístico da emissora, resolveram apostar num programa jornalístico ágil, com uma linguagem dinâmica e irreverente. O programa será apresentado por Tomas Rafael, com comentários de Ney Gonçalves Dias.

O "Transnotícias", que conta com uma equipe formada por cerca de 20 profissionais, pretende trazer um jornalismo com uma nova "cara", mas garantem que "a credibilidade do conteúdo do programa será incontestável e, acima de tudo, a formação de opinião, que contará com comentários de Ney Gonçalves Dias".

Ney Gonçalves Dias é um profissional com 20 anos de vivência jornalística, com atuações nos maiores veículos de comunicação do país. Na televisão, passagens pela Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Cultura, Rede Manchete e Rede Record. Atualmente comanda o SBT Notícias, pelo Sistema Brasileiro de Televisão. Em rádio, passagens pela Jovem Pan/AM e Record/AM.

Tomas Rafael é o jovem talento do rádio, recebeu importantes prêmios, como o de "Apresentador revelação - Troféu Ford Aceesp 1998". Esteve presente nas Copas dos Estados Unidos e da França. Comandou o "Band Esporte" e o "Turma da Band", pela Rádio Bandeirantes/FM. Na rádio Transamérica/FM, apresenta o "Transamérica Esportes" e é o locutor oficial do Circuito Mundial de Fórmula I.

Na locução: Ana Paula Abraão e Alessandra Romano, na redação: Tomas Rafael, Diego Mendonza, Fabiana Dias, Leonardo Romano, Marcel Alexandre, Ana Paula Abraão e Alessandra Romano. Na reportagem: André Henning, Chiquinho Leite Moreira, Ana Martins e Diego Mendonza. Na produção: Ricardo Andreoni e Fernando Fontana

A coordenação técnica é de Gérson Ferreira e quem cuida da mesa de som é Rodrigo Pizcionery. O telefone de participação do ouvinte é : 0300 789 1001

***

Som de Londres

Deu no site da BBC: O programa Som de Londres da BBC desta semana trouxe um programa especial de dance music, com participação do DJ Patife, um dos principais DJs brasileiros do momento. Ouça a retransmissão hoje às 19h30 (horário de Brasília).

DJ Patife está em Londres para se apresentar em vários dos principais clubes locais e de outras cidades britânicas. No programa, Patife fala sobre a dance music britânica e mostra o seu trabalho - vários remixes que estão fazendo sucesso nas pistas inglesas.

Patife também deu uma canja com Stamina MC, um rapper e cantor britânico que tem participado das apresentações do DJ brasileiro em Londres. O programa é produzido e apresentado pelo jornalista e músico Thomas Pappon.

***

Surpresa da festa da Pan era a Cássia Eller

A festa da Jovem Pan parece que foi um sucesso !!! Não fui, mas a Alessandra me contou. Disse que a casa estava lotada, e já no final da tarde os ingressos estavam esgotados na bilheteria.

Marcos Mion abriu o show (a meninada delirou) e chamou a "surpresa da noite", que era Cássia Eller (se eu soubesse antes teria ido pelo menos para o show dela).

Em seguida foi o show do Capital Inicial ( super agitado) e fechando a noite Lulu Santos. Lulu, que já participou de muitos shows, puxou coro e cantou "Parabéns à você" para a Pan.

Nos bastidores, muitos famosos: Fabiana Saba, Camila Espinosa, Mariana Kupfer, Luciano Huck, Fernado Meligeni e Ana Paula Junqueira, Roberto Justus e namorada, Angélica ... Detalhes vocês podem ver no hotsite da emissora.

***

Letra e música do Pasquale

Hoje, às 13h acontece a reprise do programa Letra e Música, da rádio Cultura AM (1200 kHz), o professor Pasquale Cipro Neto (êh saudade) entrevista a cantora e compositora Ana de Hollanda. Ana, que é irmã de Chico, Cristina Buarque e Miúcha, gravou seu primeiro disco solo em 1980. O segundo álbum, o "Tão Simples", só foi lançado em 1995. Neste ano, chegou às lojas o CD "Um Filme", seu terceiro trabalho. Nesta edição, Ana e Pasquale conversam sobre as músicas "Poema dos Olhos da Amada" (de Paulo Soledade e Vinícius de Moraes) e "Um Filme" (dela e Jards Macalé).

***

Música negra fora das paradas

Wagner de Paula, o produtor e apresentador do programa Tambor - A Música Negra no Espaço/Tempo, às terças feiras, às 21h, que estreou dia 18 de setembro, na Rádio USP FM, explica do que ele trata.

O programa pretende traçar um recorte da música negra no mundo. Interessa-se pela a música de matriz negra que não encontra espaço fácil na mídia. Samba sim, mas o de roda, o partido alto, aquele samba das senzalas, não o Pagode atual. Rock'n' Roll sim, mas não o que os meios de massa massacram "ad nauseum" e sim aquele dos anos 50, que foi preterido na própria América .

Tambor pretende pesquisar e compartilhar a musicalidade negra percorrendo, imbricando, retraçando caminhos no espaço e tempo: Os anos 20 do Século XX e o primeiro samba gravado pela casa Odeon , os grupos cubanos à época de Fulgêncio Baptista e, é claro as canções de ninar de uma nação africana, bem como as músicas da parada pop, da Discoteque, o doo-woop de Miles Davis e os sambas de carnaval... Esta diversidade é parte do universo do programa,

O tambor é um trabalho árduo de pesquisa e de classificação, não de joio e de trigo e sim daquilo que não cabe numa peneira da mídia comprometida apenas com a audiência a qualquer preço.

Assim que possível pretende-se colocar na internet, como projeto autônomo e de responsabilidade de seu realizador, veiculando a reprise do programa em streaming áudio, creditando à rádio USP seu papel de realizadora do programa em Rádio FM. Tem como canal de interação com os ouvintes o e-mail .

(AH! Entre em e ouça ao vivo em streaming áudio!!)Bate crioulo bate, bate no seu tambor ... como canta mestre Ataulfo Alves ....

***

Supla em todas

Depois do sucesso no último VMB no qual tirou de letra o escracho do Mion, Supla aproveitou o ensejo de novamente conquistar público com sua presença. A Casa dos Artistas tornou-se um mote para divulgá-lo e, principalmente, sua música.

No programa Mix do Brasil (todos os dias em duas edições, das 11h às 11h30 e das 21h às 21h30), da rádio Mix FM ele mostrou ontem, 23, na primeira edição do Mix do Brasil algumas faixas de seu novo CD.

A Mix FM ainda tocou novos e antigos sucessos do cantor junto à uma entrevista.

Música de final de ano (todo ano tem)

Já está no ar a música de final de ano da Mix. A canção foi feita pela banda Charlie Brown Jr e tem participação de várias bandas: O Rappa, Skank, Tribo de Jah, Raimundos, Tihuana, Nando Reis, Jigaboo, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Jota Quest, Gabriel O Pensador, Cidade Negra, Natiruts, Pato Fu, Ultraje a Rigor, Rumbora, O Surto, Capital Inicial, Ira e Los Hermanos. O nome é "Fazendo um Mix" e fala de respeito, paz, e tudo o que é necessário para se viver num mundo melhor.

***

Jornalistas recebem Prêmio Líbero Badaró

O Teatro Municipal de São Paulo recebeu dia 19 os finalistas do VIII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. Em noite consagrada aos profissionais da imprensa receberam merecidas homenagens os jornalistas Caco Barcelos e Barbosa Lima Sobrinho respectivamente como Destaque do Ano e jornalista do Século XX.

Marilú Cabañas, da Rádio Cultura, de São Paulo, ganhou o prêmio na categoria radiojornalismo. O Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo foi organizado pela Revista Imprensa, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e teve apoio da Associação Brasileira de Imprensa - ABI.

***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Olá Magaly,

só me resta esse precioso espaço para fazer um protesto, ha cerca de 1 ano atrás os fã da F-1 tinham um programa maravilhoso todos os sábados na Jovem Pan Am de São Paulo. O Formula Jovem Pan, era o único espaço decente que abordava esse esporte tão bonito mas o que a diretoria da rádio fez ... de uma hora e meia foi diminuído para meia hora e hoje vai somente das 13:00 H as 13:30 H só meia hora enquanto isso para abordarem futebol ficam a manha e a tarde inteira cozinhando no mesmo assunto além disso mandei vários E-mail pedindo uma explicação e para minha surpresa nenhum foi respondido pela diretoria da Rádio.

Quero que fique registrado aqui a minha reclamação e de todos os amantes do automobilismo na rádio que hoje só tem meia horinha isto é 15 minutos já que a 3 blocos comerciais , Gostaria que a Rádio ampliasse o espaço desse programa
Valeu Magaly
Roberto Araújo Das Neves
São Paulo , S.P.

***

Rádio Amém FM

Magaly, sou leitor de sua página e sempre participo quando possível, venho agora com um protesto sobre a forma que as rádios estão trabalhando. o governo ( Anatel ) deveria fiscalizar as atuais concessões, o aumento de emissoras de igrejas e seitas no Brasil devem ser interrompidas, pois uma cidade tem um número de FMS comerciais gerando empregos e de repente eles compram uma emissora ou arrendam e mandam embora profissionais que vivem do rádio e não de dízimos, uma vergonha esse nosso país.
Deveriam liberar emissoras de baixa potência sem fins comerciais para evangelizar mas não tomar conta das comerciais, deveriam ser proibidas as concessões para esse fim, coisa que ninguém ainda disse é que os salários das rádios em sua maioria é uma vergonha, muitos tem que vender para sobreviver, de repente muda a forma de anúncio encontro dos empresários com problemas financeiros
adeus emprego ! que vergonha... !
um abraço
Fabiano Mattos ( Uberaba - MG )

***

Até semana que vem, pessoal!
Um abraço,
Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca