Pensata

Magaly Prado

12/01/2002

Noticiário sobre tênis no rádio

Desde o dia 2, o programa diário "Primeiro Serviço" dedicado ao tênis entrou no ar pela Rádio Trianon AM (740 kHz), de São Paulo. O esporte que ganhou notoriedade no Brasil pelo Guga agora ganha espaço na mídia com apresentação dos jornalistas Wagner Prado, Luiz Fernandes e Jeff Paiva (quem me avisou). Com duração de 30 minutos, das 16h30 às 17h, de segunda a sexta, o programa traz notícias sobre as principais competições nacionais e internacionais, os destaques infanto-juvenis e as revelações nas categorias de base.

Eles acreditam que num ano em que a principal atração no calendário esportivo é a Copa do Mundo, o tênis contar com 2 horas e meia semanais de informação pode até ser encarado como uma conquista. E o programa pretende ser inovador. As estrelas nacionais e internacionais serão alvo de entrevistas em que o bom humor e a informação serão a tônica.

O "Primeiro Serviço" está dividido em seções batizadas com termos relativos ao tênis. Todas as quintas, por exemplo, haverá o "Wild Card", quando um convidado será entrevistado no estúdio ou por telefone. "Alguém que tenha feito história e contribuído para a história do tênis", segundo os idealizadores.

Três músicas vão dividir os blocos de notícias. A seção musical foi batizada de "Na Fita", uma citação de duplo sentido, referência ao momento em que a bolinha toca a fita na quadra e, ao mesmo tempo, a uma fita cassete gravada. A escolha das músicas é feita por tenistas.

A equipe promete novidades ao longo do ano como entrevistas com os astros internacionais do tênis. O fato dos jornalistas já terem coberto eventos importantes faz com que eles tenham livre trânsito entre os tenistas e organizadores. "Vamos entrevistar, por exemplo, o Marcelo Rios. Ele é tido como um dos caras mais antipático do circuito. Mas queremos mostrar um lado do Rios que poucos conhecem. Afinal, ele não deve ser de todo ruim", dizem.

***

Globo AM vai virar rede

A partir de fevereiro a rádio Globo AM será uma rede nacional. Mesmo modelo adotado pela CBN, a rádio Globo terá a participação de afiliadas em vários pontos do Brasil. De acordo com Rubens Campos, diretor regional do Rio, a idéia é contar com, até o final deste ano, quinze afiliadas, e, até o final de 2003, quarenta.

Além da vantagem da otimização de custos, a marca Rádio Globo estará presente em grande parte do território nacional. "Temos um conteúdo forte, de altíssimo custo e investimentos significativos. Os outros Estados não teriam condições financeiras para investir numa programação como a nossa", acredita Campos.

O processo de seleção das afiliadas já começou. Campos explicou que as afiliadas devem ter uma afinidade de valores com a Rádio Globo. "Estamos avaliando as rádios quanto à responsabilidade social e ética", disse. Para orientar as futuras afiliadas, a emissora contratou uma empresa de consultoria. Juntas, elas desenvolvem uma espécie de manual, que será distribuído entre as afiliadas.

A programação das rádios funcionará da seguinte forma: 9h às 12h e das 18h às 19h programação local; o restante será voltado à programação da rede, ancorada no Rio e em São Paulo.

"As rádios AM vieram se deteriorando por falta de investimentos em conteúdo. Queremos valorizar isso", disse Campos.

***
Saiba sobre a estrada Imigrantes

Já está no ar, desde ontem, na rádio Bandeirantes uma série de reportagens, com 3 capítulos, sobre a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, que está em construção e será inaugurada em dezembro deste ano com a promessa de acabar com os congestionamentos nas viagens ao litoral. O repórter Mário Reys percorreu a obra de ponta a ponta e viu de perto a tecnologia utilizada, que permitiu a escavação do maior túnel do país e a preservação do Parque Estadual da Serra do Mar.

***

Kiss FM presta homenagem a ouvintes

Ontem, a Kiss FM, de São Paulo, preparou uma festa exclusiva, para 50 ouvintes e acompanhantes, selecionados entre os que participaram da escolha dos 500 melhores rocks de todos os tempos - programação executada pela emissora em contagem regressiva durante o réveillon 2001-2002. A festa aconteceu em um restaurante, em Embu das Artes.

A escolha das "500 mais" do Classic Rock pelos ouvintes da Kiss FM deu seqüência à tradição iniciada pela emissora quando foi relançada, em 13 de julho de 2001 - Dia Mundial do Rock. Na ocasião, a Kiss apresentou uma lista com os 500 melhores rocks de todos os tempos, na opinião dos ouvintes de emissoras segmentadas em Classic Rock da América do Norte e Europa.

A lista dos 500 rocks, na opinião dos ouvintes da Kiss FM está à disposição no seguinte link: http://www.kissfm.com.br/telas/500 mais.asp.

***

Praieiros podem colocar aboca no trombone

Hoje, o ouvinte pode aproveitar a presença dos radialistas do projeto Verão Bandeirantes na praia e colocar a " Boca no Trombone", sobre algum problema do litoral. O rádio móvel Bandeirantes estará na Riviera de São Lourenço, em frente ao Shopping, das 9h às 12h e amanhã, Domingo, na Praia Grande, em frente ao Aeroclube, também das 9h às 12h. A equipe de promoção da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 vai distribuir bicicletas , ares-condicionados e guarda sóis. Segundo eles, a rádio Bandeirantes é "a única emissora jornalística ouvida em todo o litoral em FM 90,9".

***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Programação sertaneja alcança primeiro lugar absoluto

Olá Magaly. Muito legal e importante a sua coluna sobre rádio. Estou sempre acompanhando e me informando, claro. Olha, eu sou radialista e jornalista e trabalho na Rádio Liberdade FM, aqui em Belo Horizonte. Aliás, a nossa base é em Betim, cidade próxima (cerca de 30KM), mas que entra fantasticamente bem em toda a Grande BH. Há 2 anos e 3 meses estamos em primeiro lugar absoluto no Ibope por aqui, ganhando de emissoras peso-pesado, como Sistema Globo (BH FM), Rede Itatiaia (Extra FM e Itatiaia), Líder FM, etc. Nossa programação é 90% sertanejo. Eu apresento o horário de 9h às 12h. De 9h às 11h vai ao ar o "Tocando a Vida", naquele formato tradicional de música, informações jornalísticas, participação de ouvintes em brincadeiras, promoções, aniversariantes, duelo (duas músicas disputando a preferência do ouvinte), resumo de novela etc. Já de 11h às 12h, entra no ar o "Clássicos da Liberdade", com ênfase em músicas sertanejas antigas. Estas 3 horas que apresento registram o pique da audiência na emissora, chegando a quase 5 pontos. É incrível o retorno que dá este tipo de rádio que fazemos por aqui. Tenho 18 anos de "latinha" e, modéstia a parte, conheço um pouco do riscado. Sou também responsável pelo jornalismo da emissora. Um grande abraço e sucesso cada vez mais em sua coluna.
Márcio Freitas

***

Cara Magaly, como sou amante do meio RÁDIO, gostaria muito de saber se vc conhece alguém que saiba sobre as histórias da RÁDIO DIFUSORA e da TUPI, ambas de São Paulo, pertencentes aos Diários Associados, inclusive com informações e datas dos fechamentos das mesmas. Tudo que se relacione aos DIÁRIOS me interessa muito, se vc souber um pouco ou conhecer alguém, gostaria muito de entrar em contato com essas pessoas. Desde já muito agradecido
RICARDO FIGUEIRA / SP.

***

Magaly, nas minhas navegações pela internet, descobri hoje sua coluna. Adorei, vc escreve sobre tudo, achei legal vc falar até de Charles Trenet, rádio de Brasília, muito legal, parabéns. Já era fã assíduo do Lúcio Ribeiro, agora parece que vc vai ter mais um súdito.
Renato (Brasília-DF)

***

Panorama Atual das Ondas Curtas

por Célio Romais

CHILE - Tem nova emissora, em ondas curtas, transmitindo em português. É a Rádio Voz Cristã, que tem seus estúdios em Miami, Estados Unidos, e transmissores em Santiago, no Chile. A emissora emite programas religiosos, notícias e temas da atualidade. A novidade da Voz Cristã é o programa Altas Ondas, dedicado ao mundo das ondas curtas. Vai ao ar, todas as sextas-feiras, às 1600 UTC, na freqüência de 21500 kHz, em 13 metros. A apresentação é de Edson Bruno. Colaboram com matérias para o programa integrantes do DX Clube do Brasil, entre eles, Rudolf Walter Grimm e Célio Romais. Não esqueça! Programa Altas Ondas, todas as sextas-feiras, às 1600 UTC, pelos 21500 kHz.

CORÉIA DO SUL - Os programas em espanhol da Rádio Coréia Internacional dedicam um espaço para informações sobre a próxima Copa do Mundo. É o programa "Rumbo al Mundial 2002", levado ao ar, nas quartas-feiras. Confira entre 10 e 11 horas UTC, em 7550, 9580 e 11715 kHz. Uma segunda emissão vai de 0100 às 0200 UTC, em 11810 e 15575 kHz.

DINAMARCA - A Rádio Dinamarca prossegue firme nas ondas curtas. A emissora transmite em diversos horários com destino à América do Sul. Confira entre 0930 e 0955 UTC, em 13800 kHz. Das 1030 às 1055 UTC, em 21765 kHz. Também entre 2330 e 2355 UTC, em 7465 kHz. As emissões são em dinamarquês.

ETIÓPIA - Uma emissora africana que pode ser sintonizada, nesta época do ano, é a Rádio Fana, que transmite desde Adis Abeba, na Etiópia, pelos 6210 kHz. A emissão inicia às 0330 UTC, com o sinal característico, seguido de notícias no idioma amárico e em outros dialetos daquele país.

ISRAEL - O Exército de Israel possui uma emissora que se chama Galei Zahal. Pode ser escutada, por volta de 0400 UTC, na freqüência de 15785 kHz. A programação é em hebraico.

PORTUGAL - A Rádio Portugal vai melhorar seu sinal em breve. Está prevista para a metade deste ano a inauguração de um transmissor de 300 KW. As mudanças foram solicitadas especialmente pelos ouvintes do Brasil.

TUNÍSIA - Você já ouviu transmissão esportiva em árabe? Pois sintonizando a RTV Tunisienne, aos sábados e domingos, poderás conferir a exótica emissão. É em 17735 kHz, por volta de 14 horas UTC.

***

Até semana que vem, pessoal! Um abração!
Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca