Pensata

Magaly Prado

26/01/2002

Axl Rose,40, ganha especial

Reuters

Axl Rose canta durante o Rock'in'Rio 3

O programa Fora de Série, da USP FM, de São Paulo, faz especial em comemoração aos 40 anos de Axl Rose, na próxima quinta, 31, das 21h às 22h. O Fora de Série é produzido e apresentado pelo jornalista, radialista e pesquisador Toninho Spessoto com clássicos e raridades do pop-rock internacional. A edição do dia 31 de janeiro traz um especial por ocasião do 40º aniversário do cantor Axl Rose, líder da banda Guns'n'Roses, a ser comemorado em 6 de fevereiro.

O repertório do programa inclui onze canções, na sua maioria raridades. Alguns dos destaques: Uma divertida versão de Axl Rose para a canção natalina "White Christmas". Um cover de "Knocking On Heaven's Door", clássico de Bob Dylan, gravado pelo Guns'n'Roses para a trilha do filme Dias de Trovão. "We Will Rock You", do Queen, gravada por Axl Rose ao vivo no Tribute to Freddie Mercury, em 1991. "Sympathy For The Devil", dos Rolling Stones, em cover do Guns'n'Roses para a trilha do filme Entrevista Com o Vampiro. "Come Together", clássico dos Beatles, em versão ao vivo com Axl Rose e Bruce Springsteen.

Como em todos os programas, o apresentador trará informações curiosas sobre o intérprete e as gravações. O programa Fora de Série possui e-mail próprio, à disposição dos ouvintes para sugestões, críticas e pedidos de músicas. É o foradeserie@hotmail.com. A USP FM pode também ser sintonizada pela internet, no www.usp.br/radiousp .

***

Nova Manchete AM no ar

Entrou no ar na segunda-feira passada a nova Rádio Manchete AM. Com o slogan "A Rádio de Verdade", a Manchete traz como carro-chefe o programa Cidinha Livre, comandado pela apresentadora Cidinha Campos. Leia abaixo na Tribuna do Leitor-ouvinte mais detalhes.

***

Verão 89 Graus

A 89 FM - Rádio Rock, de São Paulo, criou um espaço descolado do litoral norte: Verão 89 Graus. São 11 mil m2 de pura diversão na praia de Maresias, São Sebastião. Em parceria com a Rádio Enseada FM, de Santos (SP), a 89 montou a "Arena Rock" em um terreno de frente para o mar, no Canto do Moreira (à Av. Francisco Loup, 1069).

Foram montadas áreas para esporte e lazer, com a Academia Runner, quadra de beach volley, parede de escalada, escola de surf, bar (Açaí), palco para shows acústicos, surf wear, karaokê, duchas de água doce, tendas (com redes e esteiras para descanso), além de uma imensa área com guarda-sóis, mesas e cadeiras.
A Runner levou para Maresias modernos equipamentos de musculação e também professores especializados em cardio fitness, bike class, expedições de aventura, caminhadas, corridas e ginástica. Um academia de praia completa, para malhar de cara para o mar.

A 89 também faz shows acústicos na Arena Rock - nas tardes de sábado, ou nos feriados. Nesse verão, já passaram por lá as bandas CPM22, Tijuana e Cajamanga. O ingresso é gratuito e os shows acontecem sempre em clima de luau.

Durante o Verão 89 Graus a Rádio Rock distribui prêmios na Arena Rock - camisetas, squeezes e sacolas de praia - e sorteia vôos de helicóptero, rolês de lancha e bicicletas especiais para praia (beach bike).

A programação do Verão 89 Graus, sempre de quinta a domingo, vai até o final do Carnaval, sendo que, de 31 a 12/2/02 a Arena Rock funcionará todos os dias da semana (13 dias consecutivos).

***

Projeto Verão da Rádio Sucesso está a todo vapor

Neste fim de semana a equipe da rádio estará na Praia do Gonzaga em Santos, no litoral Sul. Hoje tem show com o grupo Manerada, no final da tarde. E ainda tem uma Arena, com palco, montada na areia da praia com aulas de lambaeróbica, game show, videokê, futebol do pezão, onde as pessoas jogam com tênis tamanho 54, sorteio de uma bicicleta, um relógio balance e um patinete por dia e mais de 500 prêmios. A animação do evento está sendo feita pela Radioação.

***

Eldorado AM faz parceria com a BBC para intercâmbio

A rádio Eldorado AM, de São Paulo, e a BBC, de Londres, fecharam acordo de intercâmbio de um mês entre as 2 redações das emissoras. Cada semestre um jornalista da rádio Eldorado fará parte da equipe da BBC e vice-versa. Passagem, hotel e ainda ajuda de custo de transporte local bancados pelas respectivas companhias. A idéia partiu de Ederaldo Kosa, diretor de jornalismo da emissora paulistana, que disse ainda que vai depender do resultado da parceria para que o número de participantes aumente no ano que vem. Os candidatos devem possuir experiência em diferentes funções dentro de uma rádio, como edição de texto, reportagem e, ainda assim, ser um bom âncora. Os interessados, 20% da redação da rádio, vão passar por provas de conhecimentos gerais, inglês e entrevista.

***

Previsões da meteorologia e o próximo El Niño

Estréia nesta segunda-feira na Rádio Bandeirantes uma série de reportagens sobre a volta do fenômeno El Niño a partir de junho. A jornalista Márcia Silva traz as previsões da meteorologia para o período e explica como o clima deverá refletir nas safras agrícolas e nos setores têxtil e de turismo.

Raio X das escolas de samba

O Ciranda da Cidade, da Rádio Bandeirantes, está em ritmo de Carnaval. A partir desta segunda-feira, dia 28, e até o dia 6 de fevereiro, o programa vai fazer um raio x das 14 escolas de samba que desfilarão pelo grupo especial em São Paulo. Todos os dias serão entrevistadas duas escolas, com os seus respectivos carnavalescos que irão falar da escolha do samba enredo. Os programas também terão participações especiais. A série começa nesta segunda com a Escola de Samba Morro da Casa Verde, cujo tema deste ano será o sambista Zeca Pagodinho. Para falar sobre a obra do cantor e de sua trajetória, o Ciranda vai ouvir a madrinha dele, Beth Carvalho. Na terça, é a vez da Unidos de São Lucas, cujo tema será o humorista Manoel da Nóbrega. O filho dele, Carlos Alberto de Nóbrega, já confirmou presença.

***

Projeto Verão Mix no Guarujá

Neste verão, a Mix FM, de São Paulo, desce a serra para invadir as praias do litoral paulista.

A Mix preparou uma série de atrações para o pessoal que estiver curtindo as férias no litoral: aeróbica, esportes, cama elástica, ducha especial da Mix, brindes Mix e "Neston barra" para recarregar as energias. Neste segundo fim de semana no litoral, a galera da Mix estará na Praia da Enseada, no Guarujá.

A emissora tem veiculado o quadro "Dicas de Verão da Mix" durante sua programação. O quadro, que entra durante os breaks comerciais, traz informações sobre cuidados especiais que se deve ter com o corpo durante o verão, além de dicas sobre os esportes mais praticados na estação.

Versões das famigeradas Marchinhas de Carnaval

A Mix FM já está colocando no ar trechos de "marchinhas de carnaval" gravadas pelas bandas Biquíni Cavadão, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Engenheiros do Hawai, Frejat, Ira, Paralamas do Sucesso, Pato Fu, Raimundos, e Skank. As versões das marchinhas estão com a cara dos ouvintes da Mix: rock, pop, reggae...

***

Emissora mineira não demite, e funcionário trabalha dobrado

A rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), não demite, porém, os funcionários são obrigados a cumprir o horário daqueles que estão de férias, de folga ou afastados de suas funções sem qualquer remuneração por isso. Em troca, recebem pontuação em um banco de horas que lhes dá direito a dias de folga conforme o número de horas extras trabalhadas.

***

Luciano Huck volta das férias

Depois de uma pausa para as férias de final de ano, Luciano Huck volta a apresentar ao vivo o programa Torpedo da Pan, amanhã (27). Huck está há 4 anos à frente do programa, dividindo os microfones com a apresentadora Fabiana Saba. Todos os finais de noite de domingo, a dupla ataca de cupido, ouvindo histórias amorosas, dando conselhos e até resolvendo ao vivo, os problemas de relacionamento dos ouvintes que participam pelo telefone ou e-mail.

Amanhã, Huck e Saba além de interagir com o público, vão receber no estúdio uma dupla de convidados também famosos: Marcos Mion e Patrícia de Sabrit engrossam o time de celebridades, que por 3 horas, das 19h às 22h, vão fazer a festa dos ouvintes da Pan. E-mail:

***

Radio segmentada em notícias cresce nos EUA

Deu no Interep.com. A Interep, empresa americana de representação de mídia, anunciou o resultado de análise da mídia de rádio. Mostrou que, nos EUA, o número de ouvintes de rádios noticiosas alcançou, no último trimestre de 2001, seu melhor resultado em 12 anos. Foram pesquisados os 10 maiores mercados do país.

***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

O rádio AM, no RJ que andava meio caidinho, parece que vai tomar uma injeção de ânimo. Nesta segunda feira, inaugura a Nova Manchete AM, ressuscitando apresentadores como Cidinha Campos e Wagner Montes. No esporte, a rádio cuidará exclusivamente do Flamengo e contará com a participação de Zico em sua equipe. O grupo DIAL que administra a rádio, já possui aqui no Rio a representação da Jovem Pan FM e sócios conhecidos como Luciano Huck e Marlene Matos.

Sou radialista há 37 anos e apaixonado por rádio, apesar de estar em agência de propaganda agora. Portanto, acompanho sua coluna com grande interesse. Mas você comentou recentemente sobre o tom professoral de alguns colaboradores e os defeitos de dicção de outros. Por um lado, você está coberta de razão. Sem dúvida, quando eu dirigia rádio aí em SP, procurava unir as duas qualidades: capacidade e dicção. Era difícil selecionar profissionais que reunissem esses requisitos, mas as emissoras eram bem mais agradáveis de se ouvir. Com o advento das FM sucesso, convencionou-se que essas qualidades eram secundárias, em favor da " locução quente" que, teoricamente, levava alegria e informalidade ao ouvinte, aproximando mais um ao outro. Acabou gerando esse zoológico que hoje infesta FMs em todo Brasil. A qualidade caiu muito e essa é uma das razões da baixa preferência pelo rádio como mídia (não a única). Para se chegar a patamares semelhantes ao México, Argentina e Estados Unidos de participação no mercado publicitário, vai ser preciso muito mais do que brigar pelo primeiro lugar, outra referência constante de sua coluna.

Quanto à CBN, se perceber, até Heródoto Barbeiro, seu diretor em SP, e principal âncora, possui problemas sérios de dicção. Os erros de pronúncia e vícios de linguagem, no entanto, são descuidos pela falta de uma direção artística, cargo que desapareceu das rádios informativas. Mas o público ouvinte de CBN se importa mais com o conteúdo e isso acaba neutralizando os efeitos negativos dessas falhas. Mas é claro que irrita.

Por fim, seu comentário sobre o primeiro lugar da Band FM apresenta uma informação que, se não estiver equivocada, é surpreendente: a maioria dos ouvintes pertencem às classes sociais ABC. Acredito que a soma de A+B+C, seja maior que a D+E, mas tenho quase certeza de que, 90% de ABC estão no C. Se não for isso, então a grande notícia não é o primeiro lugar da Band mas sim o primeiro lugar de uma rádio AB. Essa manipulação de informação visa sensibilizar os anunciantes, porque há um conceito em SP de que rádios popularescas não conseguem verbas publicitárias significativas. Isso não é verdade. O que ocorre é que os departamentos comerciais das emissoras estão despreparados para trabalhar com targets populares, as agências de propaganda não estão preparadas para trabalhar com rádio e não identificam segmentos para seus clientes e os clientes não sabem de nada disso. As rádios populares, por seu lado, são muito pouco criativas, limitando-se a insistir em fórmulas desgastadas ou copiando quem está em primeiro lugar.

Meu abraço e parabéns pela coluna.
J.Pimentel (RJ)

***

Alô Magaly!

Toma lá um grande abraço.
Acompanhando sua coluna, através da Internet, observei a necessidade de um companheiro de São Paulo, o Sr. Ricardo Figueira, de obter informações sobre o condomínio - DIÁRIO E EMISSORAS ASSOCIADOS - especificamente Rádios Tupi e Difusora. Preste atenção: Renato Phaelante, que é jornalista, radialista e ator, em Recife, tem muitas informações. Há 3 ou 4 anos ele chegou a escrever um livro com fragmentos históricos sobre uma das emissoras. Busque no site da Fundação Joaquim Nabuco, que com certeza encontrará mais detalhes. O Renato trabalha no Centro de Documentação da Fundação.

Felicidades,
Ciro Bezerra/Recife

***

Pessoal, um abração e até semana que vem!
Magaly

Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca