Pensata

Magaly Prado

09/03/2002

Mais notícia ruim do que boa nas ondas do rádio

A notícia da semana é que a Igreja Universal arrendou a Rádio Líder FM, de Belo Horizonte. A rádio era simplesmente segundo lugar na audiência. Seu último dia no ar será dia 31 de março.

Muitas rádios estão programando os caras dessas casas de artistas e big brothers da vida. Tudo quanto é programa de convidado chamam esses caras, os eliminados. Já não chega a TV infestada!

A notícia boa do programa do Sérgio Reis, na Nativa de São Paulo, é que ele garantiu que fala os nomes dos compositores das músicas programadas. Raridade! Acho que ele deve ser um dos únicos do dial que se comprometem a fazer isso! Nota 10.

A outra é que ele também promete dar espaço para os novos músicos. Sertanejos, é claro!

A má notícia é que a rede Som Zoom Sat saiu do ar em São Paulo. Não que eu gostasse de tudo o que tocava. Muito pelo contrário, aqueles axés, não davam para encarar. Mas haviam programas curiosíssimos, como dos nordestinos engraçados, que nem dava pra entender o que eles falavam direito!

Outra má notícia é que o programa do Frota, na rede Transamérica, tem quadro de fofoca de televisão. Que droga! Deixem os artistas em paz!

Chega de folga!

Aqui em São Paulo, a Rádio Matraca, da USP FM, está de volta após dois meses de férias. Dá-lhe Laerte! Dia 2, foi ao ar o mini-especial Clara Nunes, o primeiro dos cinco programas especiais que a rádio irá dedicar às mulheres, nesse mês de março. Dia 9, o mini-especial será sobre a monumental cantora de jazz Ella Fitzgerald. Dia 16, o mini-especial será sobre as artistas latino-americanas Violeta Parra e Mercedes Soza. E dia 23, a presença ao vivo da irreverente cantora Maria Alcina, uma convidada mais do que especial.

TRIBUNA DO LEITOR OUVINTE

Olá tudo bem! Encontrei a sua coluna meio que por acaso. Estava acessando a Folha e me deparei com sua coluna e adorei!!! Eu também sou locutor, trabalho na Rede Itatiaia FM, em Uberlãndia -MG, e como sou radialista é um vício quando encontramos pessoas falando deste veículo de comunicação tão eficiente, contagiante e de grande penetração que é o rádio. Aproveitando o ensejo como eu trabalho numa rádio executiva gostaria (se possível) endereços eletrônicos de rádios neste estilo para trocas de informações. Desde já agradeço, e mais uma vez parabéns pela coluna!!! Romero Machado.

***

Bom dia Magali, fiquei muito feliz em descobrir sua coluna, gosto muito de ouvir principalmente a Nova FM, a Antena 1 e a Globo Fm (esta somente pela Internet). Ouvi certa vez na Nova FM a cantora Clebe (não sei se é assim que se escreve) e gostaria de saber onde posso encontrar seus CDs ou outras informações sobre ela. Obrigada

***

Olá Magaly....meu nome é Eduardo Pares e tenho acompanhado sua coluna no Uol já faz um bom tempo... Queria te dizer que a Faculdade Cásper Líbero iniciou nesse ano o curso de Rádio e TV....com uma proposta diferente e importante nos dias de hoje.... Formar realizadores...... E é isso que nós alunos esperamos... Esperamos poder contar com a sua colaboração naquilo que for importante e esclarecedor no rádio. Já enviei um email a toda a turma de Rádio e Tv indicando o seu espaço... Se quiser entrar em contato..o email da primeira turma de Rádio e Tv da Cásper Líbero é.. .... Grande abraço ...e saudações radiofônicas... Eduardo Pares

***

Olá, Magaly,

Primeiramente, quero que saibas que sou leitor assíduo de sua coluna. Penso ser bem oportuno o espaço cedido a você para comentar, e com propriedade, sobre esta mídia maravilhosa, que é o rádio. Teclo estas linhas para solicitar indicações suas sobre o tema que estou desenvolvendo no meu projeto experimental na área de rádio para conclusão do curso de jornalismo na Universidade Católica de PE (Unicap): Evangelização pelas ondas do rádio. A exigência é a produção de 4 programas radiofônicos com duração de 15 minutos.Tenho mais ou menos estruturado a sequência dos programas: 1) o Boom das evangélicas nos dials AM e FM em Recife. 2) 'Um olhar sobre a cidade' - o uso do rádio pelos católicos (Esse 'um olhar... era o tema do programa de rádio apresentado diariamente por Dom Helder Camara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, morto em 99). 3) A fé das comunitárias -aqui em REcife há um registro de rádios comunitárias que têm em sua programação exclusivamente conteúdos de uma única denominação, em geral, evangélica.4) outros segmentos religiosos (espíritas, candomblés, etc). A princípio, tenho essas abordagens para levantar dados atuais, precisos, depoimentos. Meu orientador sugeriu estudar o aspecto da evangelização num determinado campo, do qual preferi analisar em nível de REcife, ou no máximo, região metropolitana do REcife, o que já é grande coisa. Se for possível, gostaria de ter alguma luz, opinião sua sobre este tema. Até um próximo contato. Wilson Firmo

Até a próxima semana,

um abração.

Magaly


Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca