Pensata

Magaly Prado

16/03/2002

Band no FM e Globo na AM lideram

Semana de resultado de pesquisa de audiência. Em São Paulo, Band FM continua a liderar, e Globo AM volta ao primeiro lugar às custas de Padre Marcelo, que transferiu sua audiência da rádio América, que foi parar em quarto. Na cola da Band FM, vem a Sucesso, seguida da Transcontinental e Gazeta. Ou seja, programação popular imperando. Na cola da Globo AM vem a Bandeirantes (AM + FM) (não confundir com a Band FM, que é outra programação) trazendo dado novo: além de liderar no horário de jornalismo, das 6h às 10h, de quebra, ultrapassa inclusive as rádios com programação popular. É a notícia dando mais ibope! Viva! Bom pra nós jornalistas!

Fora isso: os trocentos mil ouvintes por minuto das emissoras da Grande São Paulo, esta semana os leitores resolveram questionar a falta da Scalla. Recebi inúmeras mensagens. Mas, a verdade é que a Scalla está mesmo fora do ar e não tem previsão de voltar. Infelizmente, pois possui audiência considerável!

Outra reclamação comum foi a respeito do arrendamento pela Igreja Universal da rádio Líder, de BH. Também recebi muitas mensagens indignadas e com razão. Afinal, se continuar desse jeito, os radialistas não terão onde trabalhar, pois quando isso acontece, os funcionários são demitidos e no lugar entram outros sem a menor experiência. Fora o fato de ficarmos cada vez mais sem música, informação, humor, serviço de utilidade pública etc. tudo o que queremos ouvir via dial.

Veja as 10 + ouvidas do dial FM
De domingo a segunda das 5h às 5h

1º FM-BAND FM 0,99 8,8 148
2º FM-SUCESSO 969 - FM 0,92 8,2 138
3º FM-TRANSCONTINENTAL - FM 0,89 7,9 134
4º FM-GAZETA - FM 0,85 7,6 127
5º FM-NATIVA FM 0,73 6,5 110
6º FM-MIX FM 0,62 5,5 92
7º FM-105 FM 0,62 5,5 92
8º FM-TUPI - FM 0,58 5,2 88
9º FM-JOVEM PAN II FM 0,46 4,1 69
10º FM-89 - FM 0,41 3,7 62


Veja as 10 mais ouvidas do dial AM

Segunda a domingo/ 24h/

1º AM-GLOBO AM 83.102
2º BANDEIRANTES AM+FM 65.994
3º CBN AM+FM 57.095
4º AM-CAPITAL - AM 52.735
5º AM-AMERICA - AM 43.507
6º AM-JOVEM PAN AM 38.305
7º AM-TUPI - AM 21.792
8º AM-RECORD - AM 14.527
9º AM-ELDORADO AM 12.038
10º AM-IMACULADA CONCEICAO AM 10.119


E o programa mais ouvido na FM continua sendo o "Axé Band", da Band FM, comandado por Betinho. Confira os números abaixo:

Sábado e domingo das 12h às 14h

1º FM-BAND FM 4,31 20,0 646
2º FM-TRANSCONTINENTAL - FM 1,73 8,0 259
3º FM-SUCESSO 969 - FM 1,54 7,1 231
4º FM-GAZETA - FM 1,38 6,4 207
5º FM-NATIVA FM 1,36 6,3 204
6º FM-MIX FM 1,03 4,8 154
7º FM-JOVEM PAN II FM 1,02 4,7 153
8º FM-TUPI - FM 0,98 4,6 148
9º FM-105 FM 0,94 4,4 141
10º FM-89 - FM 0,64 3,0 96



***

Serviço Mundial da BBC faz 70 anos
O sistema de radiodifusão da BBC de Londres está completando 70 anos este mês. No Brasil, o serviço existe há 64 anos, tendo se popularizado durante a Segunda Guerra Mundial. Lúcio Mesquita, diretor geral do Serviço Brasileiro, veio ao país para comemorar a data com três festas em Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, respectivamente. Mesquita esteve na capital de Pernambuco para falar um pouco sobre os planos de expansão da BBC, que tem como carro-chefe o site em português. Entre os planos, o aumento da redação brasileira em Londres, que pode chegar a 40 jornalistas. Deu no Comunique-se.

***

Live Concert: Korn no Credicard Hall
A 89 FM, de São Paulo, mostra com exclusividade e em primeira mão, o show que o Korn fez dia 11 em São Paulo. O "Live Concert Especial" com o Korn vai ao ar amanhã, a partir das 18h. A reprise rola na quarta-feira, à meia-noite.

***

"Rock na Aula" com Lobão
E ainda na 89, hoje, às 18h, transmissão da aula de rock que Lobão deu no Rio. Participação especial do guitarrista Edgard Scandurra, do Ira!.

***

Rede Transamérica está com novidades
Estréia novos programas na próxima semana. Aos domingos das 22h às 23h, "The Vibe" terá o estilo dos programas de R&B das rádios norte-americanas, com as tendências da Black Music (acid jazz, soul, rhythm and blues e muito mais). Apresentação de Ruy Balla.
E, a partir da próxima segunda, a Transamérica vai tocar mais música, com a estréia do "Hora Extra". O programa vai trazer aos ouvintes uma hora de música, sem intervalos, só com as músicas que eles consideram as melhores da programação. Edições: de segunda à sexta às 11h, 16h, 21h, 1h e 4h. Aos sábados e domingos: edições duplas -o "Hora Extra, Dose Dupla"- uma das 8h às 10h, e outra das 12h às 14h. As restantes ficam às 19h, 1h e 4h, com somente uma hora cada.
E dia 19, terça, das 22h às 23h, volta em um novo dia o programa da rede que, desta vez, leva o nome de "Terça Pirata". Além das novas bandas que vão surgir no cenário Pop Rock brasileiro, o "Terça Pirata" vai trazer os primeiros momentos de bandas e artistas consagrados em seu início de carreira. O programa pretende ter uma linguagem jovem e dinâmica e será apresentado por Maurício Tadashi e Henrique Yamashita.

***

Tom Zé divulga novo CD na Universitária FM, de Fortaleza
O cantor e compositor Tom Zé divulga hoje o CD "Jogos de Armar" (Faça Você Mesmo), em entrevista ao vivo, no programa "O Disco da Semana", da Rádio Universitária FM (107.9 mHz), de Fortaleza. O programa acontece de 16h às 17h, podendo também ser ouvido pelo portal de música brasileira NELSONS (www.nelsons.com.br). O bate-papo será conduzido, por telefone, pelos jornalistas musicais Nelson Augusto e Luciano Sá e os ouvintes da Universitária. Depois disso, o compositor baiano segue para a França no próximo dia 30, para uma série de contatos e shows naquele país.



TRIBUNA DO LEITOR- OUVINTE

Comércio de religião
Cara Magaly, é de jornais como a Folha, e de profissionais como vc que o nosso mercado precisa, espero que vc continue pondo pilha para que um dia consigamos achar deputados federais e senadores "MACHOS" para que possamos acabar com essa pouca vergonha, afinal de contas o rádio é um veículo de comunicação e não do comércio da religião. Vamos bater exaustivamente nessa tecla para que um dia possamos devolver o rádio a que ele é de direito.
Abraços... Dalton Rabelo / Radialista / Belo Horizonte - MG

Mais de 50% de emissoras evangélicas em BH
Olá Magaly, acompanho sua coluna via internet sempre, na última edição da mesma, você fala sobre o arrendamento da Rádio Lider FM de BH pela igreja universal, muito bem, será que para os evangélicos uma emissora em cada cidade não basta para eles fazerem propaganda do seu comércio? Sou Radialista, moro em BH, e conheço a realidade dessa situação, aqui você roda o dial tanto no AM quanto no FM, você encontra mais de 50% de emissoras evangélicas. O problema não é da emissora ser ou não evangélica, o problema é que quando elas são adquiridas, os novos proprietários (Igrejas) demitem quase que todos os PROFISSIONAIS de rádio e colocam em seu lugar os pastores que de rádio não entendem fubicas...... onde andam e o que fazem os sindicatos? em BH conheço vários profissionais, pais de família, que estão desempregados e aí? vamos todos trabalhar na clandestinidade (Rádios Piratas)? Acho que os sindicatos de todo país deviam se unir para repreender esse tipo de atitude, para que no futuro, pudessemos ter um rádio livre desses aliens..... o nosso ministro sr. Pimenta da Veiga que agora mantém suas atenções para a candidatura do também ministro José Serra à presidência, devia criar uma lei para coibir essa prática. Reage radialista.. por favor, vamos alavancar essa discussão pq existem excelentes profissionais aqui em BH que não querem fazer rádio por causa desse aliens da comunicação......
abraços, Ricardo Montijo / BH-MG

Menos espaço aos artistas
Olá Magali, tudo bem? Estou lendo, ou aliás, ouvindo com meu sintetizador de voz, sou cego e só tenho apenas essa possibilidade de acompanhar as notícias de jornais, via Internet. Realmente é muito triste essa informação que você da sobre a Rádio Líder FM de Belo Horizonte, hoje moro em Diamantina, já morei em BH, a Líder era uma rádio popular, tinha seu público, confesso que não era bem o gosto que eu tinha quando ouvia as músicas dessa rádio, porém, saber que a Universal amealhou mais essa é muito triste, é menos um espaço aos artistas que cada vez mais vêm sendo manipulados a favor de interesses que são de grupos, não de um todo. Parabéns pela sua coluna. Anselmo Dayrell Ferreira, Diamantina MG.

Números da Transamérica
Magaly, será que você poderia me enviar um e-mail com o ranking das rádios mais ouvidas aí em Sao Paulo este mês. Se isso não for possível, me diga quantos pontos de audiência no Ibope (aproximadamente) o Transnotícias e o Transamérica Esporte costumam dar. É que eu ouvi dizer que a Transamérica subiu duas posiçoes no Ibope em um mês. Duvido. A programação deles é uma porcaria. Aguardo resposta . Atenciosamente . Renato Monteiro

R: Caro Renato, não tenho dados específicos da Transamérica. Você deve tentar ver com a própria rádio.

Radiomaker?
Boa noite, Magaly: Não sei o que significa a palavra radiomaker, mas tudo bem. Gosto muito desse meio, ou, melhor dizendo, dessa mídia e agradeço-te os links para que eu possa ler as tuas reportagens sobre o assunto. Gratíssimo, Elvis Kempes (Salvador/BA) P. S. Minha emissora número 1 e a BBC ("BBC World Service", bem entendido).
Olá li sua coluna e gostei. Não sei se vc já falou no assunto mas gostaria de ouvir uma opinião feminina sobre rádios comunitárias opção de trabalho para novos radialistas? um sopro de criatividade nos ares estagandos das grandes estações? ou pirataria brava sem controle governamental? moro em guarujá sp. um abraço e parabéns! Elias

R.: Elias, aqui em São Paulo não existe rádio comunitária, propriamente dita, que eu conheça. Se houver alguma que realmente seja comunitária, me avisem! Depois da nova lei, de 98, desapareceram as que existiam, como rádio Reversão, por exemplo, que trasmitia na e para a Vila Ré, em São Paulo. Existe a rádio Muda, em Campinas que é muito legal. Eu acho que cada bairro deveria ter sua rádio de baixa potência e pequeno alcance, que atendesse a comunidade, seus problemas específicos e suas vontades. Que fosse uma espécie de tribuna para dar oportunidade ao morador da região, expor suas idéias. Que desse trabalho aos profissionais locais e por aí vai.

Só música brasileira
Oi Magali, vivo no exterior e costumo ouvir rádio pela Internet. Gostaria de saber se existe alguma rádio que toque somente, ou em sua maior parte, música brasileira. Eu lembro de uma rádio paulista, de nome Musical FM. Mas não consigo localizá-la... Se você tiver uma indicação, por favor informe. Abraço, Bosco.

R.: A Musical FM não existe mais no dial paulistano. A rede Nova Brasil e a Cultura AM, de São Paulo são duas possibilidades.

Alguém sabe qual é a música?
Minha querida Magaly sou radialista da rádio 94 FM de Teresina (PI), adoro sua coluna e estou precisando da sua ajuda, descubra pra mim, por favor, a música que rola no comercial da Chevrolet da campanha conte comigo. Já entrei no site e infelizmente não consegui. Gostaria
muito que você me ajudasse. Um abraço,Chagas Botelho

***

Um abração a todos e até semana que vem
Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca