Pensata

Magaly Prado

23/03/2002

Sistema Globo de Rádio chega em BH mês que vem

Eu já disse aqui nesta coluna que o Sistema Globo de Rádio está virando Rede Nacional. Juntaram SP e Rio, já estão em Recife há um mês e meio e em abril começam a operar em BH, Minas. Até o meio do ano fecham com mais umas 10 afiliadas, maioria pelo interior.

Fui cobrir para o jornal Agora SP o "Estúdio Ao Vivo", da Transamérica com o Supla. Achei muito engraçado. É bem teatral! Mas acho que na verdade, o cara pensa que o que está fazendo é sério! Mistura trechos de músicas no meio das outras, meio louco. Assisti um terço do programa e boa parte eram covers. Será que ele possui repertório suficiente para encarar duas horas de programa? De qualquer forma, as perguntas dos ouvintes sobre o raio da Casa dos Artistas tomou um tempão do programa. Eu já não aguento mais esse povo falando nas rádios. Sinceramente, não me interessa o que eles têm a dizer.

Hoje resolvi dar mais espaço para a Tribuna, porque está boa!

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

GLOBO EM REDE NACIONAL


Olá grande repórter Magaly Prado, tudo bem com você? Aqui é o Anselmo Dayrell Ferreira de Diamantina MG. Queria te fazer uma pergunta, por favor me responda se puder. Ouvi em um programa esportivo da Rádio Globo Rio que eles vão encampar a área de BH com a Rede Globo Brasil que já está em algumas cidades como Recife. A Rede Globo Brasil vai entrar no lugar da C B N ou como vai ser? Se for isso vai ser uma pena, a C B N é na minha opinião o maior projeto de rádio com notícias 24 horas por dia e que nunca deveria acabar, tomara que não seja isso que estou pensando. Já agradecendo antecipadamente, envio meu forte e caloroso abraço aqui de Minas Gerais. Anselmo Dayrell Ferreira, Diamantina MG

Resposta: Caro Anselmo. A CBN apesar de ser do mesmo grupo: Sistema Globo de Rádio, não tem nada a ver com a Globo Brasil. As programações são completamente diferentes. O target é outro. Enquanto a CBN atende as classes mais altas, a Globo possui programação popular. É a Globo que juntou Rio e SP que vai operar em BH, como já está fazendo há 45 dias em Recife. Expliquei?

LEITOR FALA DA REDE GLOBO DE RÁDIO

Prezada Magaly Neste último domingo estreou a nova equipe esportiva da Rádio Globo Recife (1380 kHz). A Rádio Globo ressurgiu no Recife dentro do projeto da Rádio Globo (RJ/SP) de se multiplicar pelas retransmissoras da programação captada via satélite mediante contrato de franquia. A do Recife tem um segmento de programação local matinal em que está inserido o Pe. Marcelo Rossi além dos dois horários de programação esportiva (12:00 / 13:00 h e das 18:00/ 19:00 h). A Globo Recife conseguiu reunir uma equipe de profissionais do radialismo esportivo com muita experiência e com conceito firmado em outras emissoras. Ouvi na tarde/noite do último domingo a jornada esportiva da novel equipe ( 14:00/ 22:00 h) e constatei que se trata de de uma equipe habilidosa e que poderá competir com as da Rádio Jornal e da Rádio Clube de Pernambuco que tradicionalmente lideram este segmento de programação radiofônica. Didymo Borges Recife

VALE DO GORUTUBA

Olá, Magaly. Espetacular a sua coluna. Há algumas semanas acompanho essa deliciosa leitura, indispensável, para nós que vivemos no meio radiofônico e comunicativo. Desde 1986 milito em rádios aqui na minha região, Norte de Minas, apesar do momento estar ausente de uma emissora. Mas, continuo ligado à comunicação, pois escrevo em jornal, cuja façanha coincide com a atuação em rádio. Gosto muito de jornalismo (radiojornalismo principalmente). Aqui em minha cidade, Janaúba (terra do ator global Jackson Antunes e do técnico de futebol Hélio dos Anjos) há três emissoras: Sociedade Gorutubana AM (1380 Khz), Torre FM (91,7 Mhz) e Onda Norte FM (103,9 Mhz). Na vizinha cidade de Nova Porteirinha, separada por uma ponte, está a rádio Cidade FM (94,5 Mhz), são todas emissoras de potencial que abrange o Vale do Gorutuba e do Jaíba (alta produção de banana prata), boa parte do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia. Com orgulho, digo lhe, que tem o prazer de ler a sua coluna todos os sábados. Depois enviarei mais detalhes sobre as rádios de Janaúba e região.

CASO DA LÍDER VIRA GRUPO DE DISCUSSÃO

Olá prezada Magalli! A questão levantada sobre o arrendamento da Líder FM pela Igreja Universal suscitou debates interessantes. E debates como esse sempre trazem algumas idéias por demais inflamadas e com pouco fundamento lógico, deixando, muitas vezes, pontos muito importantes de fora da discussão. A aquisição de um grande número de rádios por igrejas evangélicas mostra um aspecto muito curioso: a falta de unidade dos próprios evangélicos, que estão mais preocupados em encher suas igrejas de fiéis simplesmente para fazer número, desprezando até mesmo o Deus que alegam cultuar. Se eles estivessem preocupados de fato com Deus, essa desagregação não ocorreria. É óbvio que não se pode generalizar, posto que existem denominações que realmente levam essa coisa de culto a sério, mas a desagregação é notória.

As idéias inflamadas a que me referi anteriormente trazem ainda um outro problema: a argumentação baseada em achismos, fundamentada em dados completamente imprecisos. Senão vejamos: Belo Horizonte possui 25 emissoras de rádio devidamente licenciadas, sendo 18 no FM e apenas sete no AM. Dessas, apenas sete são de caráter religioso, o que, de modo algum, atinge os 50% apregoados pelo seu leitor. Das sete, duas são católicas, uma do Sistema LBV Mundial e quatro evangélicas. Portanto, a quantidade de emissoras evangélicas não chega a 20% do espectro, o que ainda é um número alto, mas nem tanto quanto se colocou. Sem contar que, como já ficou claro, não é só a igreja evangélica que anda comprando rádios e usando o meio para divulgar suas idéias. Temos duas emissoras de programação católica e a do Sistema LBV, notadamente divulgadoras de suas ideologias religiosas. Dos 12 canais de TV aberta em Belo Horizonte (incluo entre as abertas as TVs de UHF), existem duas católicas de programação religiosa em tempo integral, nomeadamente a Canção Nova e a Rede Vida. A Rede Mulher apresenta uma forte carga de programas evangélicos, mas a Record o faz mais durante a madrugada.

Além disso, é importante ressaltar que a questão religiosa não é a única que merece uma atenção especial por parte de quem se interessa pelo meio rádio. Em Belo Horizonte, a FM Itatiaia (emissora de ótima programação) encerrou suas atividades e colocou todos os profissionais na rua, simplesmente para colocá-la em cadeia com a Itatiaia AM. Ou seja, a FM e a AM transmitem a mesma coisa. Não é um desperdício Utilizar uma concessão pública para transmitir programação simultânea com outra emissora da própria localidade? A CBN daqui fez isso por muito tempo também, mas a coisa vai mudar com a chegada da Globo Brasil, que vai ocupar a atual frequência da CBN AM. Aí em São Paulo, sei que essa baixaria continua, com a CBN ocupado dois lugares no espectro e também a Bandeirantes.

É óbvio que o que aqui exponho não exclui a questão religiosa, mas acho que os problema devem ser discutidos de maneira igualitária. A religião é um problema a ser debatido, mas não é o único!

Abraços!

PS: Digitei essa mensagem apressadamente, e os erros de digitação devem estar soltos por aí. Assim como o seu leitor Anselmo Dayrell, sou totalmente cego e estou sendo iniciado na arte do Outlook Express, usando um novo leitor de telas, o qual ainda não manejo muito bem.Edson Junior - Jornalista - Belo Horizonte

Magaly,

Concordo : é um absurdo as rádios, concessões dadas pelo governo, serem arrendadas por seus proprietários para igrejas evangélicas e pentecostais. Além do citado desemprego de jornalistas e profissionais, e da audiência que de uma hora pra outra fica órfã, considero o processo, no mínimo , passível de análise jurídica já que as concessões de operação de rádio são dadas para determinadas pessoas mediante um projeto que não deve ser alterado.

Trabalho com planejamento estratégico de comunicação e o veículo rádio é a espinha dorsal de meus trabalhos. Assisti, entre 99 e 2.000, um dos maiores avanços nesses sentido nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde espaços e emissoras foram arrendadas em número assustador. E isso acontece diariamente. Lembra da Musical aqui em SP?

Desta forma os evangélicos tem conseguido eleger uma bancada cada vez mais forte no congresso e talvez consigam ir mais longe.

Uma última pergunta; Como é que fica o ouvinte?

Abraços nas ondas do Rádio e parabéns pela coluna

Magaly, é realmente um absurdo o que estes 'religiosos' vem fazendo com o rádio no Brasil. Tenho pra mim, q liberdade de culto, é poder falar de amor e de Deus não importa através de qual crença. Mas não é isto q estes 'pastores' vem fazendo não só apenas no rádio. Na verdade eles vendem ou tentam vender Cristo e o paraíso. Isto pra mim é golpe ou estelionato sei lá. A constituição teria q ser mudada. Apoio plenamente a sua coluna ou qualquer radialista que se rebele contra esta imoralidade. Atenciosamente, Luiz Eduardo de Melo e Silva, Belo Horizonte M. G.

Desculpe-me, vc já deve estar cheia desses e-mails... mas gostaria de saber (vc sabe?) o que diz a lei sobre a concessão de rádios ? Elas podem ser adquiridas assim sem mais nem menos por 'empresas' evangélicas ? quem assina por essas rádios são profissionais 'laranjas' ? pois o que percebemos é que não há preparo algum por parte dos que trabalham nas chamadas rádios evangélicas.... Não que eu seja contra, acredito que seja um meio de comunicação ótimo, mas quando levado a serio!! Cito aqui o Sistema Canção Nova de Radio e TV. uma emissora da Igreja Católica e que tem trabalhado serio para um trabalho digno de profissionalismo. Não estou querendo aqui puxar a sardinha pro lado de ninguém, mas alguma coisa tem de ser feita para 'frear' os absurdos que ouvimos às vezes ao passear pelo dial. abraços, Ricardo Marques - São José dos Campos-SP

Prezada Magaly, conforme vc já deve estar sabendo, o coordenador e os principais funcionários da Líder aqui em BH, vão se bandear a partir do dia 1º para a Transamérica q de pop vai virar sucessos, ou seja hits. O Fernando Araujo apresentador do 'Ligações Perigosas' de 22 as duas da madrugada, amanhã me dará mais detalhes. Passo tudo pra vc. Um abraço, Luiz Eduardo de Melo e Silva.

QUEM QUERIA OUVIR MPB

Olá Magaly, sou radialista, da FM Cultura de Porto Alegre. Dia desses na tua coluna, um ouvinte que mora fora do país pedia indicação de rádio que tocasse música brasileira. Pois então, a FM Cultura de Porto Alegre, 107,7, toca 90% de música brasileira. Os outros 105 da programação são de música erudita e jazz.

A rádio está on line em . agradeço a divulgação Katia Suman

Até semana que vem, um abração!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca