Pensata

Magaly Prado

22/06/2002

O rap volta a incomodar no dial

Depois que a 105 FM estourou os dados do Ibope da audiência jovem masculina (de 18 a 25 anos) garantindo o primeiríssimo lugar, outras emissoras estão preocupadas. A Jovem Pan colocou o rapper Xis com seu "Get'Up" e black music de primeira. Uma delícia ouvir nosso saudoso Tim Maia no rádio! Só não entendo porque ainda não está em rede. Mereceria! A Transcontinental convocou o JC Sampa, do grupo de rap romântico, Sampa Crew, para comandar outro programa dedicado totalmente à música negra: "No Ritmo das Ruas". Difere do repertório das demais por não tocar músicas em que as letras usam palavrão, fazem apologia a drogas e realça a violência.

Eu acho ótimo essa reviravolta. Gosto do movimento, por achá-lo autêntico e se depender de mim, sempre divulgarei. Certo, manos?

***

Ronca Ronca, programa cult de rádio carioca, encabeçado por Maurício Valadares, volta para a web. Basta ter o Real Player.

http://www.roncaronca.com.br

Kunstaradio : piratas alemãs e suas esquisitices

Música Erudita Contemporânea? Ou noise mesmo? Confira no site da Kunstaradio? Trechos de gravações de rádios livres e piratas da Alemanha para dar uma espiadela.

http://www.kunstaradio.at/

A rádio Muda FM, de Campinas, já citada nesta coluna em 2000, é a rádio livre dos alunos da Unicamp, que está transmitindo sua programação na web. Em Campinas, a rádio Muda ocupa a frequência 105,7MHz.

Confira o site da rádio Muda em que eles noticiam: "Infelizmente, por termos sofrido ameaças de lacramento do nosso

transmissor, dia 31 de outubro de 2001, pela Anatel acompanhada da Polícia Federal, ficamos temporariamente sem transmitir, fazendo apenas programas coletivos esporádicos. Mas estamos de volta, transmitindo e desobedecendo a lei para poder falar!"

O endereço é http://radiomuda.hpg.com.br

A campanha pelo retorno da rádio Fluminense continua

No Rio, a campanha lançada por aficionados, traz novidades. Foram até a rádio, e lá mostraram os computadores com algumas mensagens de internautas, pedindo para a rádio voltar para o FM.

Boa notícia

Mensagem da diretora da Radiobrás avisa que a Nacional AM não virou clone da Nacional AM, de Brasília. Ao contrário, pretende investir cerca de R 800.000 para recuperá-la. Ela copiou boa parte do acervo musical da Nacional FM (um dos maiores e melhores do Brasil). A idéia é remasterizar os 26 mil acetatos com programas musicais, humorísticos e radionovelas da emissora, para a futura instituição do Museu do Rádio. E ainda manteve no ar quase todos os locutores (eram 118 funcionários) do Rio. Marizete Mundim, a diretora de Notícias da Radiobrás convida os ouvintes fiéis a acompanhar as novas e boas mudanças da emissora. E garante que ninguém será demitido e que a rádio não será mais uma repetidora.

Web-Radio.com

Browse a directory of more than 2,250 radio stations on the Internet. With breakdowns by call letter, genre and city.

www.web-radio.com

Bloomberg lança relatórios por rádio em espanhol na América

A Bloomberg Rádio iniciou a transmissão de relatórios por rádio em idioma espanhol, o "Reporte Financiero Bloomberg" , na América Latina. A Bloomberg assinou um acordo de distribuição exclusiva com a Hispanic News Press LLC, sediada em Boston, Massachusetts. A HNP produz e distribui conteúdo de notícias de negócios e de política por rádio na América Latina e nos mercados hispânicos dos Estados Unidos.

O Bloomberg Financial Report (Relatório Financeiro Bloomberg), oferece notícias e análises para os mercados financeiros do mundo, vai ao ar diariamente em vários países de língua espanhola.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Olá Magaly, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que a Nova Fm tem tido bom êxito financeiro para continuar no segmento do bom gosto da MPB, livrando-se por enquanto do fantasma das seitas religiosas, pelo menos temos o que ouvir.

Em algumas notícias da tua coluna semanal, você sugere que leiamos mais detalhes nas tuas colunas diárias do Agora. Se eu enxergasse, eu as leria na versão impressa. Existe um outro jeito de eu as acessar?

Por hoje é só, um abraço.

Luiz Carlos Guilherme

Resp.: Caro Luiz Carlos Guilherme, minha coluna no Agora São Paulo é de segunda a sexta. Clique aqui: http://www.uol.com.br/agora/

Magaly,

infelizmente a Rádio K não transmite em ondas curtas, somente no AM 730 com alcance regional, e devido à limitação do seu provedor, o acesso via internet em dias de grandes jogos fica mais difícil, devido ao aumento de tráfego. Quanto à programação, segue abaixo a grade básica da Rádio K, que devido ao arrocho financeiro provocado pela saída dos grandes anunciantes locais por pressão do governo, estava no ar apenas de 6:00 às 24:00 horas e com cerca de 3 horas diárias locadas para produção terceirizada. A maior parte da programação é esportiva e complementada pelo jornalismo de serviços, no estilo da Jovem Pan. Os horários religiosos são cedidos gratuitamente para entidades sérias. Mesmo os programas de entretenimento são conduzidos por locutores esportivos e com temática esportiva. A prioridade da rádio continua sendo o futebol, mas eventualmente, de acordo com o interesse da competição, outros esportes são transmitidos.

Atualmente a grade está bastante alterada em função da cobertura da Copa e está transmitindo novamente durante 24 horas.

Um abraço.

André

Segunda à Sexta

06h00 07h00 Jornal da Manhã (Via Jovem Pan Sat)

07h00 08h00 Hora da Verdade Local

08h00 09h00 K entre Nós

09h00 10h00 Hora do Povo

10h00 11h00 Preparação Esportiva

11h00 12h00 Hora do Kajuru

12h00 12h30 Comentário que Para a Cidade com Jorge Kajuru

12h30 14h00 Debates Esportivos

14h00 16h00 Rádio Show

16h00 17h00 Descontração

17h00 19h00 Toque de Primeira

19h00 20h00 A voz do Brasil

20h00 21h00 Hora da Verdade Nacional

21h00 23h30 K Sport Show

23h30 24h00 www.futebolgoiano.com.br

Sábado

06h00 07h00 Hora Sertaneja

07h00 11h00 Sábado Show com Túlio Isac

11h00 12h30 Hora do Kajuru

12h30 14h00 Debates Esportivos

14h00 19h30 Futebol Fantástico

19h30 20h10 Programa Católico

20h10 20h50 Programa Evangélico

20h50 21h30 Programa Espírita

21h30 22h30 Ritmos e Talentos

22h30 24h00 Noite Ilustrada

Domingo

06h00 07h30 Hora Sertaneja

07h30 08h15 GT Sport

08h15 09h00 Kategorias Básicas

09h00 10h30 Domingo Rei

10h30 22h30 Futebol Fantástico

22h30 24h00 Noite Ilustrada

Resp.: Ah! Então tá, não é 24h de esportes, né?

Cara Magaly Prado

A Rádio FM LUMEN 99.5 de Curitiba é a mais nova emissora universitária do Paraná. Conta com o suporte do Núcleo de Jornalismo Científico do LUMEN Centro de Comunicação da PUCPR. Este núcleo também edita o jornal Voz do Paraná. Em breve, lançaremos a TV LUMEN canal 16 UHF.

Todas essas iniciativas são co-patrocinadas pela PUCPR e Fundação

Champagnat. E estamos em busca de novos patrocinadores da iniciativa

privada. Estou enviando o meu discurso quando da bênção dos transmissores. Nos próximos meses estaremos com a nossa programação definitiva. Nossa proposta de comunicação está em nosso site: www.vozdoparana.com.br no item LUMEN. Até mais

jorn. Ricardo BELINSKI

superintendente de Programação do LUMEN

Presidente da Fundação Champagnat

Resp.: Longa vida!!!

Olá Magaly, Tudo bem¿ Voltei novamente, para saber o que está acontecendo com os transmissores da Scalla FM, que ainda não voltou ao ar. Será que é por causa da greve dos portuários de Santos, visto que o equipamento é importado ou (não queria pensar assim), eles (Rede CBS) não querem mais a emissora no ar.

Para você ter uma idéia, a frequência da Scalla 100,5 Mhz e outras também, em algumas localidades, já está infestada de rádios piratas, a grande maioria evangélica e 'comunitárias, apesar de eu ser também um evangélico, não concordo com o que fazem. Se é para ensinar o certo tudo bem, mas o certo da maneira errada, não dá! O pessoal, bem que deveria nos informar, através do site da Scalla o status da manutenção, se é que está havendo manutenção... Um grande abraço!

Eduardo Próspero Pereira

Resp.: A Scalla deixou de operar desde que a Kiss entrou ocupando sua frequência. Desde então, já houve boatos que ela voltaria como rádio Marconi. Cheguei até a encontrar (nos corredores do prédio da Paulista 2.198) um cidadão que me disse ser o novo diretor, me deu o número de seu celular, mas sempre que deixo recado, ele não retorna. Estou no aguardo!

Um beijo a todos!

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca