Pensata

Magaly Prado

03/08/2002

Rádio Digital. Ainda demora!

Semana retraída. Congresso de rádio digital prorroga esperanças de muita gente de que os novos transmissores e os novos aparelhos pudessem virar uma "revolução no dial AM" como pensam ou pensavam muitos. No final das contas, vai mesmo é melhorar o sinal, o que acarretará competição com o dial FM. Testes vão começar sim, sabe Deus quando! Ruídos e chiados vão sumir, finalmente!. Interferências mil da zueira que são as cidades, não mais encherão nossa paciência. Semana que vem dou detalhes do que foi tirado no Congresso, ok?

***

Presidenciáveis na Bandeirantes

Os presidenciáveis estarão nos estúdios da rádio Bandeirantes a partir desta segunda-feira. Na segunda-feira mesmo Anthony Garotinho, se realmente não estiver impossibilitado por conta do incidente na queda do palanque, participa do Jornal Gente, na terça-feira é a vez de Ciro Gomes, quarta-feira Lula participa do programa e quinta-feira José Serra é o entrevistado de José Paulo de Andrade, Salomão Esper e Fernando Vieira de Mello Filho. Eles estarão no estúdio a partir das 8h30.

***

Prêmios entregues na sua casa e de bicicleta. Legal.

Achei bastante interessante o esquema montado da KISS FM para entregar os prêmios de seus ouvintes sorteados. De maneira exclusiva, a entrega dos prêmios é feita na casa do contemplado e de bicicleta.

Os prêmios só são voltados aos ouvintes que se cadastram no site da emissora. A lista chega a 45 mil ouvintes conforme alardeiam.

A Bike Courier é a empresa, que em parceria com a emissora, faz a entrega do prêmio em domicílio, que pode ser um par de ingressos para um show, uma camiseta promocional ou um CD de Classic Rock. Só trabalham com esportistas praticantes do ciclismo, que são os emissários das premiações.

A proposta é diferenciada e tem um apelo à prática de esportes, preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de uma cidade com o trânsito de São Paulo. Os ciclistas da equipe são orientados a respeitar as leis de trânsito e não viram problema para os motoristas, muito menos saem por aí quebrando espelhos retrovisores, é o que garantem os responsáveis.

A assessoria da KISS FM avisa que eles estão agradecidos com a associação de rock com bike feita pelo Queen, na década de 80. "O hit "I want to ride my bicycle' foi um dos sucessos da banda inglesa e Freddie Mercury, seu vocalista, soltou aquele vozeirão no refrão, que também era título da música. Estava, então, selada a trilha sonora dos bikers".

***

O melhor de São Paulo

Nesta segunda-feira estréia "O Melhor de São Paulo" na rádio Bandeirantes. O ouvinte vai eleger o que a cidade tem de melhor: shopping, pizza, chopp, hamburguer e padaria. Será feita a eleição de um item por mês. Para começar, a emissora quer saber qual é o melhor shopping. O ouvinte vai vota pelo telefone 3743 7087 ou pelo e-mail omelhordesaopaulo@band.com.br



TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

SAÚDE NO AR

Profissionais do rádio participam no próximo dia 10, sábado, do encontro DST/AIDS No Ar - Saúde nas Ondas do Rádio, promovido pelo Programa DST/AIDS Cidade de São Paulo. O objetivo é discutir a importância dos radialistas e o papel fundamental de cada um na tarefa de informar e esclarecer a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids. O evento será realizado no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo ( R.Rego Freitas, 530 - sobreloja). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3214.3766 ou no site www.obore.com

Prevenção às dst/aids é tema de encontro com profissionais do rádio

O Programa DST/AIDS Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Saúde promove, no próximo dia 10 de agosto, o encontro "DST/Aids No Ar - Saúde nas Ondas do Rádio" destinado a radialistas da cidade de São Paulo. O objetivo é discutir a importância dos profissionais do rádio e o papel fundamental de cada um na tarefa de informar e esclarecer a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids.

A aids mata por ano cerca de 1400 pessoas na cidade de São Paulo. De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado no início de maio, de forma geral, as pessoas infectadas pelo HIV são pobres e com baixo nível de instrução. As mulheres continuam em posição mais vulnerável que os homens. São menos instruídas e se protegem menos.

Segundo a coordenação do Programa DST/AIDS Cidade de São Paulo, o papel inquestionável do rádio junto a essa população faz do veículo um instrumento fundamental na luta contra as dst/aids.

O encontro visa reunir profissionais de todas as emissoras da Capital e será realizado no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530 - sobreloja - Vila Buarque). As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3214.3766 ou no site da OBORÉ, Secretaria Executiva do evento - www.obore.com

Maiores informações
Terlânia Bruno
terlania@obore.com
Tel (11) 3214.3766 // 9836.4382

PROGRAMAÇÃO
DST/Aids No Ar
Saúde nas Ondas do Rádio
Realização: DST/AIDS Cidade de São Paulo
Produção: DST/AIDS Cidade de São Paulo / OBORÉ Projetos Especiais
Promoção: Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo / Prefeitura do Município de São Paulo / Coordenação Nacional DST/Aids - Ministério da Saúde

Data: 10 de agosto de 2002, sábado
Local: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de SP
Rua Rego Freitas, 530 - sobreloja - Vila Buarque, SP

9h00 - Recepção aos participantes / Café da manhã

10h00 - Abertura
DST/Aids e Rádio: Em Fina Sintonia
Eduardo Jorge - Secretário Municipal de Saúde
Fábio Mesquita - Coordenador do Programa Municipal de DST/Aids
Sergio Gomes - Diretor da OBORÉ
Fred Ghedini - Presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP
Cristina Coghi - Repórter da Rádio CBN

11h00 - Em Dia com o Assunto
Bate-papo com Geraldo Nunes (Rádio Eldorado), Muibo Cury (Rádio Bandeirantes), Paulo Bonfá (Rádio Transamérica), Fiori Gigliotti (Rádio Record), Izilda Alves, (Rádio Jovem Pan), Isis Lima Soares (Projeto Cala a Boca Já Morreu!)

13h00 - Almoço

14h00 - Coletiva

"A vida como ela é"

Coordenação:
Jairo Bouer (Rádio 89 FM)
Temas:
"No escurinho do cinema" - O que acontece nos cinemas pornôs
"Homem com Homem" - Nos bares da vida
"Na veia!" - Usuários de Drogas Injetáveis (UDI)
"No embalo do Rap" - Os jovens da periferia
"Tudo de bom" - Parceiras de prazer, saúde e direitos
"Encontro PositHIVo" - Crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV
"Vamos combinar?" - Educação e prevenção

17h00 - Coquetel de Encerramento

***

DENÚNCIA

Oi Magaly, Vou contar a você e ao pessoal que lê esta coluna uma história:

Há seis meses, a Rádio Universitária AM (820 Khz) de Recife inaugurava uma programação eclética na faixa das 20h a fim de dar ao público uma opção de qualidade no dial. Programas de temáticas musicais variadas como o Baile Black (soul, disco, samba), Hora Jazz (bebop, freejazz, acid jazz), Pedreira (clássicos do rock dos anos 50 a 80) e 2.0 (onde os entrevistados escolhiam o repertório musical) eram comandados por 15 estudantes de comunicação da UFPE, que optaram por trabalhar lá voluntariamente acreditando no caráter educativo e laboratorial da rádio, que deveria estar aberta também a novas propostas de linguagens.

No entanto, com a mudança do Coordenador Geral da Rádio Universitária AM, há duas semanas, José Bezerra, apresentador do programa esportivo da emissora, assumiu o cargo e tomou atitudes arbitrárias e ainda não justificadas. De imediato, tirou do ar os programas das 20h sem ter comunicado a nenhuma equipe. Todas as equipes de produção só ficaram sabendo do corte na noite que apresentariam seus programas quando foram informados pelo operador de mesa. Em substituição aos programas, Bezerra colocou o 'Universitária, Dona da Noite', uma seleção musical de orquestras e músicas românticas em que ele próprio faz a produção pré-gravada. A equipe do Hora Jazz viveu os tempos da censura imposta pelo AI-5 quando ao telefonar para Bezerra pediu que pudesse ser dada uma satisfação aos ouvintes. O coordenador da rádio permitiu que excepcionalmente o Hora Jazz fosse ao ar, mas com a condição de que se falassem das mudanças do horário, o programa seria cortado ao vivo no ar.

Devido à atitude ditatorial de Bezerra, o diretor de programação que em nenhum momento foi consultado sobre as mudanças na grade, pediu demissão da Universitária AM. Bezerra admitiu depois que nunca tinha ouvido os programas das 20h, mas que os tirou do ar porque achava que o perfil deles não se adequava à proposta de rádio comercial que ele agora quer implantar.

Uma coisa é certa, mais uma vez o maior prejudicado é o público que não pode mais ter uma opção diferenciada nas rádios no horário da noite, tendo que se conformar com a homogeneidade imposta por diretores que impõem suas vontades como se fossem lei, ultrapassando normas e quebrando o princípio básico da democracia.

Estamos agora divulgando esse caso para que mais pessoas saibam da arbitrariedade e do absurdo ocorrido na Rádio Universitária AM de Recife. Para entrar em contato com as equipes dos programas, podem mandar emails para:

Baile Black e 2.0 - baileblackam@bol.com.br

Hora Jazz - horajazz@bol.com.br

Pedreira - pedreiraam@yahoo.com.br

É isso aí!

Até mais, Magaly!

Jarmeson de Lima

(Camaragibe - PE)

***

Alô você!!!!!!

Não te disse que voltaríamos??????????? Eu te disse! Eu te disse!

Á partir do próximo sábado, dia 3 de agosto, o programa Kizumba Net retorna à rede com força total, levando para você o que há de melhor no humor internético mundial!

O Kizumba será transmitido pela Radioficina Online, a mesma rádio que nos acolheu há cerca de um ano para iniciarmos nosso projeto, e é com muito prazer que voltamos para lá, nessa nova fase da rádio e do programa.

O esquema é o mesmo: você ouve nosso programa acessando www.radioficina.com.br (pelo Windows Media Player) e, no mesmo endereço, entra no chat para participar de nossa enquetes e responder nossas perguntas.

E não se esqueça: todos os sábados, das 14h às 16h a turma mais louca da internet te espera na Radioficina Online!

Até sábado, hein! Marcos Henrique Lauro

***

Olá Magaly. Faço parte de uma rádio comunitária, aqui em minha cidade, Belém, rádio Cidade Livre 89,5, somos a segunda rádio comunitária da cidade, a pioneira é a Erê, do sindicato dos jornalistas, hoje, já somos 9

rádios, nenhuma legalizada, mas temos uma 'rádio comunitária' legalizada, me refiro assim, por está ser totalmente comercial. no mês de junho tivemos 4 rádios lacradas, a nossa não sei ainda pq não chegaram por lá, já que a PF já tinha anunciado a nossa, ficamos de plantão, pois já fomos lacrada por duas vezes. por acaso li tua coluna, na qual me chamou atenção, alem de ficar muito feliz por ter canal de troca de

informações sobre o assunto. Assim, gostava de saber primeiramente o que é ser uma radiomaker. Obrigada, Lucia

***

Até semana que vem, pessoal! beijos pelas ondas do rádio!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca