Pensata

Magaly Prado

21/09/2002

Marcelo Tass fecha com a Brasil 2000

A college radio reformula toda a grade de programação. O apresentador da TV Cultura ganha programa diário de duas horas. Nome, horário, formato e o escambau, já sei, mas não posso falar ainda.

Kid Vinil sai da tarde e passa para o horário noturno. Quartas e quintas das 23h à meia-noite e às tardes, só aos sábados, das três às quatro. Seus dropes vão aumentar ao longo da programação. A quantidade deles e não a duração.

Vitão Bonesso mantém o "Backstage", aos domingos das nove à meia-noite, mas replica o som pesado de terça a sexta, das 22h às 23h, com "O Melhor do Heavy". Afinal, o Vitão está entre os cinco mais ouvidos nas pesquisas de audiência, segundo Lélio Teixeira, coordenador artístico da Brasil 2000, aliás, o departamento recebeu reforço contratando o Pastor.

Xiiiiiii, esqueci de perguntar sobre o "Garagem". Mas, se o Lélio não falou nada e o Vitão começa na terça, acho que os meninos estão garantidos na segunda. Tomara!

Dois locutores: Sérgio Torres, que foi a voz-padrão da 89 por cinco anos, também chega para os microfones da Brasil 2000, e o Rubinho que já havia trabalhado na rádio há oito anos atrás, já retornou para substituir a Fabiana Ferraz, que saiu da emissora. Por sinal, o programa que ela comandava: "Clube das Mulheres" também dançou.

Falando em Fabiana, ela estréia segunda na Transamérica. Trocou a ancoragem da Brasil 2000 para formar dupla com Paulo Bonfá, no "Tin Tin por Tin Tin". Lá ela passa a dividir os microfones com Bonfá, que é o âncora do programa e também vai operar a mesa de som. Pelo menos, a Transamérica é rede, portanto maior audiência!

ROQUEIRO INVADE RÁDIO

E o gaúcho da banda de rock ACC- Acima do Céu Cinzento, que manteve como refém durante mais de uma hora, o locutor Márcio Paz (olha o nome dele!) da rádio Atlântida FM, pertencente ao grupo RBS, de Porto Alegre. O músico, que portava um revólver, exigiu que o locutor tocasse todo o CD da banda e ainda o forçou a repetir algumas faixas. Depois do bafafá, se rendeu e foi preso. Ainda bem que ele não feriu ninguém. Se a moda pega, hein!

NO AR

A Terra FM (segmentada em sertanejo de raíz, lê-se sem as babas românticas) voltou a funcionar. Disseram que a antena caiu...e por isso ficou alguns dias fora do ar.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Entra no ar a Rádio Viva Rio AM 1180

Abrir o diálogo entre a favela e o asfalto através de informação e entretenimento. É essa a missão da Rádio Viva Rio, que está no ar desde o dia 9 de setembro, transmitida na freqüência AM 1180, antigo dial da Rádio Mundial. Resultado de uma parceria entre o Viva Rio e o Sistema Globo de Rádio, a nova estação abre espaço para os talentos e manifestações culturais das comunidades pobres do Rio de Janeiro, privilegiando as notícias voltadas para essas comunidades e vindas delas.

A Rádio Viva Rio privilegia o samba, a música nordestina e tudo o que couber dentro do vasto rótulo de 'música jovem' - hip hop, funk, reggae, rock e MPB. Além dos 17 programas da emissora, há flashes jornalísticos ao vivo em toda a programação. Notícias quentes das comunidades trazidas pelos 'correspondentes comunitários' compõem o Informe Viva Rio, com duração de 5 minutos.

A estação tem alcance em todo o estado do Rio e em algumas cidades da região sudeste, e também está sendo transmitida ao vivo através da Internet pelo site www.radiovivario.com.br. São 35 funcionários, entre programadores, operadores, produtores e locutores, trabalhando na nova emissora.

A grade de programação da Rádio Viva Rio AM 1180 inclui programas como Nação Nordeste, voltado para a comunidade nordestina; Papo Cabeça, programa de comportamento para o público jovem recheado de black music; Chegando no Pedaço, apresentado pelo jornalista Cristiano Menezes, com muita música popular e espaço para entrevistas e reportagens sobre as comunidades; MPBeleza, uma mistura de rock, samba, punk, reggae e ska; Efeito Cufa, o melhor do hip hop apresentado pela equipe da Central Única de Favelas; Baticum, programa do Grupo Cultural AfroReggae; Conexão Babilônia, o melhor do hip hop com Mr. Zoy do Morro da Babilônia; Prá Você, voltado para o público feminino com dicas de beleza, família, saúde e sexualidade; Nas Rodas do Samba, tudo sobre o samba de raiz com Cláudio Jorge, e muito mais.

A Rádio Viva Rio nasceu a partir da Rádio Viva Favela, que passa agora a se chamar Rede Viva Favela, reunindo emissoras de todo o país através do site www.redevivafavela.com.br. Inicialmente, serão 60 rádios comunitárias integradas por essa rede. Somente em termos de público via Internet, a Viva Favela alcança 135 mil ouvintes por mês. Na freqüência AM, a expectativa é dobrar esse número em três meses, segundo Tião Santos, coordenador da Rádio Viva Rio.

URUGUAIA NO AR

MAGALY.- A SUPER NOTÍCIA É QUE 1 DOS MEUS PROGRAMAS "SAUDADE DO BRASIL", VOLTA AO AR, dia 30/9 na "1410 a.m. LIBRE" . Com 40 ANOS DE BATALHA PELA M.P.B. DE QUALIDADE, NO URUGUAY, e depois de 5 anos de ABSTINÊNCIA por não encontrar uma emissora de qualidade para o produto, a ' 1410 a.m. LIBRE' emissora do Uruguay, colocada entre os primeiros lugares de audiência, acaba de decidir abrir um espaço para

minha adorada M.P.B.- com "pais musicais" como VINICIUS, ELIZETH CARDOSO, JOBIM, LUIZ EÇA, MAYSA, JOHNNY ALF, ALAIDE COSTA, OS CARIOCAS, PAULO MOURA, JUAREZ ARAÚJO, ZIMBO TRIO, MAURICIO EINHORN e TODA A TURMA QUE INICIOU O MOVIMENTO MODERNISTA NO BECO DAS GARRAFAS do RIO, apenas para mencionar alguns........ com a paixão do primeiro dia - março de 1962 - VOLTO PARA "matar saudade" daqueles que cresceram comigo e ENSINAR O QUE É A BOA MÚSICA DO BRASIL às novas gerações.- MAGALY: estou super feliz.-

se você achar que este notícia pode ser IMPORTANTE COMO EXEMPLO DA LUTA DE UMA "louca" uruguaia que, SEM SABER POR QUE, desde que se encontrou com o "samba de 1 nota só" ficou sentimentalmente verde amarela.......... pena que o sábado quando tens a coluna online, eu não tenho máquina.- me avisa se vai publicar alguma coisa, pois TENHO FAMÍLIA EM SÃO E AVISO PARA ELES saravá!!!

Beijão a todos!!!!

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca