Pensata

Magaly Prado

12/10/2002

Empate no primeiro lugar do Ibope

Band e Sucesso disputam liderança no dial FM. Se considerarmos a pesquisa do Ibope (média trimestral) nas 24 horas, as duas emissoras estão com os mesmos 0.95, e das 5h à 0h, a pontuação é 1.16. Cada 0.1 equivale a 1.300 ouvintes por minuto.

Já no horário comercial (6h às 19h, de segunda a sexta, considerado nobre no rádio por causa do predomínio da TV à noite e nos finais de semana), a Sucesso sai na frente.

O mesmo horário incorporando o final de semana, a Band continua a liderar, o que prova que o programa "Axé Band", de Betinho (aos sábados e domingos), é responsável pelo posto de primeira.

Agora se pensarmos em números isolados do mês de setembro (das 6h às 19h) quem mais cresceu foi a Tupi, segmentada em sertanejo atual. Mas quem também obteve boas performances foram a Band, em primeiro, e a Gazeta, que fica em terceiro.

A 105, segmentada em black music, cresceu nos dados isolados de setembro, mas caiu na média trimestral.

Analisando o histórico, os dados não vão mudar muito, a não ser que a Band possa ultrapassar a Sucesso no horário comercial.

O dial AM traz o padre Marcelo Rossi (das 9h às 10h) na liderança absoluta, irradiando ouvintes para os demais horários próximos ao dele e levando a Globo a manter o primeiro lugar por sua causa.

Miguel Dias chega perto dos 300 mil. O comunicador, que rende padre Marcelo na Globo, pega carona no sucesso do religioso. Os dados mostram 299 mil ouvintes das 10 às 11h e 280 mil das 11h às 12h. "Estou em 1º lugar brigando com o Paulo Lopes (da Capital) e Paulo Barboza (da América)".

A Capital, segunda colocada, possui mais ouvintes no horário da tarde, quando o imbatível Eli Corrêa, desde fevereiro na emissora, vem dominando tranquilamente a audiência.

Das jornalísticas, entre 6h e 19h, a rádio Bandeirantes é a mais ouvida em todos os horários. Na sequência vem a Jovem Pan, à frente da CBN em todos os horários, menos das 14h às 15h, no qual empata.Outra surpresa é ver a Alpha colando na Jovem Pan, que eu saiba isso nunca havia acontecido. Provavelmente por conta da programação (mais aberta, que inclui de Ivete Sangalo a Jorge Vercilo). Meses atrás, Evaldo Vasconcelos entregou a Alpha em 1º lugar (no segmento das adultas). O atual diretor da News e da Kiss, havia dirigido a Alpha por dez anos. "Dou os parabéns à equipe. Os programas foram mantidos e até melhorados".

Por falar em Kiss
A equipe que havia sido demitida com a saída de Adhemar Altieri, diretor anterior, voltou quase que inteira. Ficaram de fora, aqueles que mantinham cargos de chefia acumulados a função de locutores, Paulo Melo e Holandês Voador.

Walter Ricci foi chamado às pressas para reforçar a equipe desfalcada e acumulando horários, pois trabalha na Tupi FM, segmentada em sertanejo atual, há quatro anos. Mas Ricci também já trabalhou na Kiss, quando esta estreou pela primeira vez no final da década passada, época em que tocava principalmente os clássicos do rock das décadas de 50 e 60, na minha opinião, uma delícia de ouvir e eu me orgulhava em viver em uma cidade onde a segmentação da segmentação já havia chegado. Voltando ao Ricci, o locutor, há 23 anos no rádio, passou por inúmeras emissoras, entre elas: Mix, 97 por duas vezes, Cidade, Manchete também por duas vezes, 105 FM, Apollo (segmentada em axé), Mais FM, Nova FM e também em AM, como a Tupi e Iguatemi.

Semana passada dei aqui na minha coluna que tinha entrado um locutor para apagar o incêndio na classic rock, mas eu não tinha dado conta que era o Ricci, em que já havia entrevistado antes, e escrevi o nome dele errado. Desculpa, Ricci, pois falei com o Paulo Abreu pelo celular e não conferi a grafia do seu nome.

Já na equipe de novos locutores da Kiss, Edu Parez, que parece muito à vontade nos microfones da única classical rock do Brasil. Também entrou de sopetão e sem tempo para qualquer treinamento está segurando o horário e mandando muito bem! Até parece que já trabalhava na Kiss, mas na verdade, Edu trouxe sua experiência de locução da rádio Cidade de Portugal, por onde trabalhou por um ano e meio.

Jingles políticos no programa de Assis Ângelo
E como ainda estamos ainda em tempo eleitoral, hoje o Assis Ângelo conta um pouco da história do jingle político no Brasil. Vai apresentar gravações antigas de Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Aracy de Almeida, Isaurinha Garcia, Elza Soares, Nora Ney, Luiz Vieira, Bibi Ferreira, Angela Maria, Jorge Goulart, Emilinha Borba, Roberto Silva, Jorge Veiga, Elizete Cardoso, Altamiro Carrilho, Dircinha Batista e até Pixinguinha com orquestra e tudo, entre outras curiosidades até a tampa. "Tudo do meu acervo, tudo em 78 rpm. Você sabia que Paraíba, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, foi composta originalmente como jingle e apresentada em praça pública de Campina Grande, na Paraíba? Está no meu livro "Eu vou contar pra vocês". Pois é, e essa música foi lançada em 50 e chegou a ganhar versão até em japonês.

Veja você! No estúdio estarão a rainha do baião, Carmélia Alves, e Cezar do acordeon e seu regional, cantando e tocando ao vivo. Carmélia também fez jingle. Ela está vindo de Terezópolis, Rio de Janeiro, especialmente para o nosso programa.

O jingle é uma peça musical que serve para embalar o pensamento direcionado do eventual eleitor ao candidato, que pode ser quem for. A idéia é fazer o eleitor prender na memória o nome do candidato e nele votar. É coisa que data dos anos 20, mas que ganhou forma nos anos 50, com Getúlio pela segunda vez no poder. Getúlio adorava um jinglesinho, e marchinhas que falassem bem ou mal dele. Ele via nesse caminho, o do jingle e o da música que se misturam, o caminho para se perpetuar na história. Jingle bom provoca polêmica. O velho Adhemar de Barros sabia dessas coisas como ninguém. Grandes artistas, como Nelson Gonçalves, entraram na sua onda. Chico Buarque também fez jingle, Téo Azevedo e tantos e tantos. Hoje, a partir das 21 horas na rádio Capital AM, 1040 kHz.

***

TRIBUNA DAS ASSESSORIAS

Rádio Bandeirantes leva ouvintes para os EUA
A Radio Bandeirantes e a Delta Air Lines levarão cinco ouvintes, com acompanhante, para Atlanta, nos Estados Unidos. Até o dia 6 de dezembro, os ouvintes que se inscreverem na promoção "2003 em Atlanta" estarão concorrendo ao sorteio de cinco pacotes duplos de viagem, incluindo passagens aéreas e estadia no Hotel Westin Peach Tree Plaza. Para participar basta acessar o site www.radiobandeirantes.com.br e responder corretamente a pergunta: "Qual a rádio e a companhia aérea que vão levar você para Atlanta em 2003?"

***

Jorge Aragão na Nativa FM
O poeta do samba Jorge Aragão vai participar da promoção Encontro Marcado da Nativa FM no dia 15 de outubro, terça-feira.

Para se inscrever, o ouvinte deve ligar para o telefone 3268-6868 ou acessar o site www.nativa.com.br

Vinte ouvintes, com direito a um acompanhante cada, serão sorteados para tirar fotos, ganhar autógrafos e conhecer o sambista de pertinho.

O sorteio será divulgado na programação da rádio no dia 14 de outubro, segunda-feira, a partir das 17h.

***

Segundas Intenções - Segunda-feira das 20h às 21h
O "Segundas Intenções" vai ao ar segunda-feira às 20h. Max Fivelinha, VJ da MTV, apresenta o programa, ao vivo, que sempre tem um convidado especial. Max Fivelinha recebe no próximo Segundas Intenções (14/10) a banda CPM 22. Os ouvintes participam pelo telefone 3253-4000 ou através do site da Mix: www.mixfm.com.br, contando suas histórias e dúvidas carregadas de "segundas intenções" e fazendo perguntas aos convidados. No site também estão a disposição fotos dos convidados e do Max no estúdio da Mix. O e-mail do programa é: segundasintencoes@mixfm.com.br.

Mix Acústico -Diariamente às 5h40. Nesse programa só rolam as melhores músicas em versões acústicas das bandas mais pedidas na Mix.

Os ouvintes participam pelo 3253-4000 pedindo sons acústicos. O programa vai ao ar todos os dias às 5h40. Confira algumas músicas que vão rolar na segunda-feira, 14 de outubro: "Crazy" - Aerosmith; "A mais pedida" - Raimundos; "Black" Pearl Jam

Bate-Boca (8 edições diárias)
O Bate-Boca é um programete em que artistas, personalidades, esportistas e políticos, discutem e opinam sobre temas gerais como música, cinema, esporte e comportamento. O programa também apresenta a opinião das pessoas na rua sobre o tema abordado.

De 14/10 a 20/10: o ator Edson Celulari diz se os motoqueiros são imprudentes ou se são os motoristas que não respeitam. Igor Cavalera, do Sepultura, diz se é a favor ou contra as lotações. Luciano Szafir conta porque os brasileiros gostam tanto de bumbum. Roberto Avallone diz se é a favor ou contra as torcidas organizadas.

***

O crítico de TV da Rádio Jovem Pan, José Armando Vannucci, entrevistou muitas vezes, antes e durante a novela "Esperança", o autor Benedito Rui Barbosa. Em todas as entrevistas à Vannucci o autor tentou se justificar dos ataques da imprensa, dizendo que a novela "Esperança" não terminará em dezembro.

Hoje, quinta-feira, Vannucci fez seu quadro 'Bastidores de TV', inteiro, falando em defesa de Benedito

Segue, na íntegra, a fala de José Armando Vannucci:
"Benedito Rui Barbosa vem recebendo todo tipo de ataque maldoso. Colunistas já afirmaram que a novela vai terminar antes, que os atores estão impacientes com o atraso nos capítulos, que o autor vai se aposentar e que Esperança não tem a audiência desejada pela Globo. A novela é o programa mais assistido da emissora, batendo até mesmo o Jornal Nacional. Benedito Rui Barbosa está sim com uma frente pequena de capítulos, mas esse não é um problema tão grave. Agora que está no Rio de Janeiro tem colocado o trabalho em dia e a sua história tem prendido muito o telespectador. Ontem, Benedito Rui Barbosa, equipe técnica e atores comemoraram num jantar o centésimo capítulo. E qual a surpresa? Ele fez um discurso durante a confraternização. Disse que pensou que poderia terminar a novela no capítulo 160, porque está cansado. Mas percebi que precisa chegar ao 210. E disparou: 'De toda as novelas, talvez esta tenha me dado satisfação mais especial. As pessoas me diziam que eu não iria conseguir fazer nada melhor do que 'Pantanal'. O tempo passou e disseram que eu não ia fazer nada melhor que 'O Rei do Gado'. Mas acredito que tenho conseguido me superar. O trabalho me incentiva, me leva para frente e dá forças para eu continuar'. Benedito Rui Barbosa chorou emocionado e pediu desculpas pelos transtornos. A atriz Priscila Fantin deu um abraço no autor e Regina Dourado disse: 'Benedito, a grandeza que você nos dá é do mesmo tamanho do amor que sentimos por você.' Reações como esta mostram que o que andam falando por ai não passa de fofoca, de maldade. E mostram também que muitos não sabem ler os números da audiência. Quando há uma quantidade menor de televisores ligados o número tende a ser menor. Mas o que importa é o share, o índice de TVs que estão sintonizadas no programa. E no caso de Esperança chega a 70%"

***

OFICINA DE VOZ

A Radioficina, escola técnica de formação em radialismo, em parceria com a Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró-Rádio (Abraqua), promove, no dia 19 de outubro, a oficina "Conhecendo a Profissão e a Voz". O objetivo é mostrar aos interessados na área de rádio os princípios que se estabelecem na fonação durante o trabalho junto ao microfone.

A oficina é grátis e será ministrada em duas partes:
- das 9h às 12h, será abordado o tema 'Conhecendo a profissão do radialista - setor locução', com o radialista e diretor da Radioficina, Cyro César;

- das 13h às 14h, a fonoaudióloga Meire Mayumi dará o tema 'Conhecendo a voz e o seu uso correto ao microfone'.

***

Breakfast Alpha
Com a volta da propaganda eleitoral do segundo turno, o 'Breakfast Alpha' passa a ser veiculado das 7:40h às 9h (segunda à sexta). O programa, apresentado por Roseli Costa, aborda os principais acontecimentos da manhã e do trânsito, com a melhor música nacional e internacional, além de muita informação sobre política e economia.

***

Até semana que vem!

Abraços
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca