Pensata

Magaly Prado

02/11/2002

João Marcello Bôscoli estréia "Na Onda Urbana"

O músico mostra a nova MPB, R&B, rap, house e drum' n' bass. O programa é diário, da 0h à 1h, ao vivo "sempre que puder" e vai durar por todo o verão. João Marcello apresenta "Na Onda Urbana" sozinho, mas ganhará contribuição de DJs que vivem no exterior com participações falando ao telefone ou simplesmente mandando músicas emergentes.

João Marcello prefere dizer que faz participações com eventuais temporadas no rádio. Foi assim na Musical FM, em 95, na Energia 97 FM, em 99 e está sendo na Transcontinental, na qual mantém boletins diários com novidades musicais, no programa comandado pelo líder do Sampa Crew, J.C Sampa.

"Na Onda Urbana" fica no ar até março. Serão 120 programas. "Com músicas vibrantes com temperamento calmo. Não vou colocar uma hora de drum' n bass no talo. Não vou fazer um programa radical", conta argumentando que as escolhas vão cair nas músicas mais melódicas, harmoniosas. Não abrindo mão das coisas boas."

A referência ao termo urbana é a denominação que João Marcello usa ao que se convencionou chamar de "black music". Músicas inéditas serão bem-vindas. "Vou pedir versões exclusivas para tocar no programa. Posso trazer sons do meu programa 'Música Brasileira'. Encontros, como por exemplo, Fernanda Abreu e Funk Como Le Gusta."

Haverá mais música internacional até porque a produção é maior e a maioria não toca aqui. "Não vou fazer um programa totalmente dissociado do que as pessoas escutam aqui." Mas João Marcello não quer chover no molhado. Quer gerar um opção, uma referência. "Nós que somos profissionais temos a obrigação de dar o melhor. É a responsabilidade de quem faz música, quem comanda os meios de comunicação", arremata frisando que "não tem o modelo do que é bom.

A programação noturna da Sucesso está propicia a experimentar novos programas, até mesmo fugindo do usual que toca na emissora durante o dia: música popular baseada em sertanejo-romântico, axé, pagode etc.

Obviamente, a diretoria da rádio não vai arriscar perder o primeiro lugar que alcançou no horário comercial (das 6h às 19h) e os experimentalismos são jogados para o período noturno. Inicialmente era para ser da 1h às 2h, mas João Marcello achou meio tarde.

"À meia-noite, o programa vale para as pessoas que estão indo para a balada ou aquele que está na internet ou ainda aqueles que estão em casa batendo um papo", diz João Marcello que reconhece não ser um radialista. "Respeito o ofício e me considero um colaborador".

O fato dele ser o presidente da Trama não lhe causa problemas. Não existe a intenção de tocar apenas artistas da sua gravadora. "Mesmo se eu tivesse um casting (elenco) gigante não daria para sacrificá-los tocando-os diariamente", diz. Seria mais fácil alugar um horário e tocar o que quisesse sem dar satisfação. "A música me levou a abrir a Trama e a música me leva ao rádio", completa João Marcello, um apaixonado por música. E ele vai colocar aquilo que ele acha que deve tocar no rádio.

***

A rádio Brasil 2000 FM (107,3) em fase de reestruturação de programação (falei na coluna da semana passada) promove três eventos que agitam o Café Aprendiz na terça-feira.

Lélio Teixeira (que também é o diretor geral da emissora), Zé Paulo e o hilário Beto Hora, famoso por suas imitações, apresentam de lá do Café, ao vivo, o programa de esporte e humor "Na Geral", das 18h30 às 20h.

Em seguida, acontece o lançamento do programa "Blog do Tas", do apresentador de TV ("Vitrine", da TV Cultura) Marcelo Tas, que estréia dia 11, na Brasil 2000, das 9h às 11h.

Para encerrar a noite, o jornalista Gilberto Dimenstein e o professor Pasquale Cipro Neto lançam o livro "O Brasil na Ponta da Língua".

O evento é aberto ao público. E o Café Aprendiz fica na rua Belmiro Braga, 186, no bairro Vila Madalena, em São Paulo.

***

Dei na minha coluna do jornal Agora que a Kiss FM está rejuvenescendo a programação musical.

Recentemente trocou parte da equipe e vai mudar ainda mais. Já deu uma rejuvenescida na programação musical, incluindo músicas de dez e até de cinco anos atrás. Está mais "alphanizada" (e a Alpha está sangalizando!!!).

"Mas foi só 10%. Precisa entrar o midiback [músicas antigas, mas nem tanto, com poucos anos de lançamento]. Aumenta o universo do público-alvo de 25 anos para mais. Estava muito estreito", diz Paulo Abreu, da CBS, que agrega a rádio segmentada em clássicos do rock.

Ele argumenta que é "para dar um pouco mais de número [de ouvintes]".

"A estratégia é não perder os ouvintes que ela já possui, a fidelidade do público, e conseguir uma faixa maior de ouvintes", complementa Abreu.

Quanto à equipe, Abreu disse que pretende incrementar, mas está esperando passar esse período pós-eleições. "Alguns anunciantes voltaram e outros estão chegando. Logo poderemos ter uma gordurinha."

A equipe sofreu algumas alterações básicas, houve remanejamento de locutores e contratação de novos profissionais para reforçar os horários considerados nobres.

Foi o caso do Morcegão (que na verdade sempre foi da madrugada e só na Kiss fazia o horário do começo da manhã) escalado para comandar o disputado período que começa na hora do rush, horário da volta para casa (das 18h às 22h), e Eduardo Parez, no início da manhã (das 6h às 10h), o melhor horário para o público, quando o ouvinte da Kiss está indo trabalhar. Zappa não cumpre mais horário de locução, dedicando-se à produção da programação musical.

***

Dei também no Agora que a publicitária Rosana Hermann e o psiquiatra Isaac Efraim comandam, desde segunda-feira, o horário das 9h às 11h, da rádio News, nos 1150 kHz (no Agora confundi a frequência, aqui vai a certa), com abrangência em São Paulo, Sorocaba (SP) e Santos (SP).

Rosana é veterana do rádio e da TV. Trabalhou na Jovem Pan por muito tempo. Era responsável por redigir textos de humor para a emissora. Tarefa dificílima, a qual ela tirava de letra.

Efraim apresentava o "Radioterapia" na Energia 97; "Divã da Transamérica"; "Alta Ansiedade", na Brasil 2000, um quadro no extinto programa matinal "Clube das Mulheres", nos quais falava de comportamento sexual. Foi parar na rádio Metropolitana, na qual, segundo ele, tinha mais liberdade para falar de assuntos picantes.

Como a rádio News é voltada para o noticiário e a meta é virar uma rede que prioriza o jornalismo, a abordagem dos assuntos corresponde aos temas do cotidiano.

Na estréia na emissora, a dupla falou sobre mudança na vida das pessoas, no dia seguinte, o assunto foi pena de morte.

"Fizemos um contrato de longa duração", diz Paulo Abreu, da rede CBS (Comunicações Brasil Sat), que mantém essa e outras emissoras. "Como a Rosana possui experiência em TV, provavelmente também vai estar na equipe da TV Mundial [TV do grupo que pretende ser inaugurada em breve]", adianta.

Paulo Abreu ainda estuda os nomes de quem será o âncora e de quem fará o contraponto, no horário das 7h às 9h, da News.

TRIBUNA DAS ASSESSORIAS

AFONJAH NA PAN

A banda de reggae e maracatu Afonjah participa hoje, às 22h, do programa 'São Paulo agora, à noite' da Jovem Pan, apresentado por Thiago Gardinalli. Afonjah fala do lançamento do novo CD, 'Cambinda', de sua temporada de shows em São Paulo que começa dia 4/11 no Blen Blen Brasil e darão uma canja ao vivo. Janaína Lince, voz e percussão da banda, contará que começou a vida artística como atriz, de sua participação na novela da TV Globo e dos filmes que acaba de concluir. 'São Paulo, agora à noite' é na Jovem Pan AM, das 22h à 0h, diariamente.

MUSEU DA PESSOA NO AR

Completando quatro meses no ar, o programa Museu da Pessoa: A Memória do Cidadão (veiculado diariamente pela Rádio Cultura AM) traz a cada novo dia uma história inédita, contada por brasileiros e imigrantes. Um dos depoimentos apresentados nesta semana será o do comerciante Joaquim Palomino Rodrigues, sobre a primeira vez que foi ao circo:

"A primeira vez que eu fui no circo foi divertido. Foi divertido, porque o circo estava cheio e eu não sabia que aqueles efeitos de raio e chuva era provocado pela folha de zinco, né? Depois que a gente fica grande que sabe o que é isso daí. Mas naquela época eu não sabia. Ouvi trovão, raio e achava que era de verdade, está caindo lá. Aí nós estávamos no circo assistindo uma peça 'Cabocla Teresa', então estava todo mundo lá no circo e tal e, quando um dos artista entrou para matar a Teresa, aí levanta uma platéia e diz assim: 'Você não mata ela, porque ela é mulher. Mata eu que sou homem". Então aquilo foi uma correria dentro do circo. Isso foi uma coisa que gravou. Eu tinha sete anos, oito anos. Foi, assim, uma correria danada dentro do circo. Então são as passagens que, mas tem, porque naquele tempo chamava-se... quando o circo vinha, não era assim de bicho como hoje tem, era teatral."

Veiculado de segunda a sexta, às 8h55; aos sábados, às 9h30; e aos domingos; às 7h55 (com reapresentação diária às 20h55) Museu da Pessoa: A Memória do Cidadão é produzido em parceira pelas equipes do Museu da Pessoa, da Paulo Marra Assessoria de Comunicação e da Rádio Cultura AM.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

PARADAS AMERICANAS

Oi Magaly, bom se alguém ainda não tiver indicado algum site para o leitor Patrick de Fortaleza/CE, com site no qual ele poderá ter acesso à parada norte americana: http://www.billboard.com lá ele poderá ver a para por album, single (Dance, Country, Moderm Rock .... ) Abraços, Daniel

MAIS PARADAS AMERICANAS

Olá Magaly! Vi um e-mail na sua coluna de um leitor procurando por sites com a parada norte-americana e posso indicar para ele um bem legal! Achei um site com as paradas das músicas mais tocadas no rádio, desde 1980 até a última semana. O editor do site me disse que ainda pretende incluir as paradas da década de 70.

O endereço é http://orbita.starmedia.com/~starmouro/topbau.htm, vale a pena dar uma conferida. Até Mais! Marcos Henrique Lauro

PROMOÇÃO GUNS

Oi magaly, gosto muito da sua coluna no Folha Online, só não entendo pq vc sempre anuncia quem vai ser o entrevistado do Max Fivelinha como se fosse um acontecimento importante, por favor, ele é péssimo, e pelo q sei não tem formação nenhuma. Bom, sobre o leitor q quer saber da promoção do Guns, o q eu sei é q essa 89,3 de Campinas é afiliada da 89 Radio Rock aqui de Sp, q ta fazendo uma promoção idêntica, mas ainda ta na fase do 'Aguarde', não disseram ainda como participar. É isso, Bjs! Giuseppe

Leitor mandou relação das piratonas do bairro dele, as rádios clandestinas em Guaianazes

93.50 Atos FM - Evangélica
93.60 Nova Era FM - Black
94.90 Lazer FM - Popular
97.50 Revelação FM - Evangélica
97.90 Estandarte FM - Evangélica
98.30 Vitória FM - Popular e black
98.70 Nova Esperança FM - Evangélica
98.90 Nova Shalom FM - Evangélica
99.50 Nova Evangelização FM - Evangélica
100.50 Luz FM - Evangélica
100.70 Remidos FM - Evangélica
101.10 Renovação FM - Evangélica
101.50 Titular FM - Evangélica
101.90 Mania FM - Evangélica
102.30 Maranata FM - Evangélica
105.90 Eushadai FM - Evangélica
106.50 Cultura Celestial FM - Evangélica
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca