Pensata

Magaly Prado

16/11/2002

Cultura FM resgata carreira da soprano Hercilia Block

O programa "Cena Lírica", da Cultura FM (103,3, de São Paulo) vai ao ar dias 21, às 21h e 23, às 10h, apresentado pelo maestro Walter Lourenção. Destaque para "Un Bel di Vedremo", uma ária da ópera Butterfly, uma gravação inédita, de um concerto no Masp, em 1976. Hercilia foi considerada a maior intérprete da América Latina.

O programa mostra dois CDs inéditos e ainda não lançados oficialmente, um de compositores brasileiros e outro com música de câmara. Hercilia Block foi uma das maiores cantoras líricas do Brasil, destacada pela crítica especializada entre as melhores intérpretes da ópera Madame Butterfly, de Giacomo Puccini.

Conquistou na mídia inúmeros prêmios na arte do bel canto, inclusive o troféu Roquete Pinto como melhor cantora lírica nacional por sua destacada participação em rádio e TV e nas temporadas líricas oficiais do Teatro Municipal de São Paulo.

Além do programa de rádio, um concerto e exposição em homenagem a Hercilia Block promovem campanha contra a fome. O próximo "Calidoscópio" será em novembro em comemoração a data de aniversário da cantora, que completaria 78 anos na quinta passada. Durante o evento, estão previstos o lançamento de um videoclipe e um CD de Hercilia Block, que comoveu platéias nos anos 50 e 60

Hercilia iniciou sua carreira artística com nove anos, cantando no Clube Papai Noel, programa infanto-juvenil da rádio Difusora de São Paulo. Aos 13 anos, numa das programações comemorativas do Clube Papai Noel, cantou com a grande orquestra da rádio Difusora a ária da ópera La Bohème "Mi Chiamano Mimi", sob a regência do maestro Leon Kaniewsky.

Aos 15 anos de idade, foi convidada pela rádio Cultura para participar do programa "Cortina Lírica", que tinha o maestro Frank Smith como diretor artístico. Dois anos depois, transferiu-se para o elenco da rádio Gazeta, que naquela ocasião era considerada a Meca dos cantores líricos do Brasil e dos artistas estrangeiros, como Beniamino Gigli, Tito Schipa, Ferrucio Tagliavini, Fedora Barbieri, Virgilia Zeani, Pia Tassinari e outros cantores célebres, maestros e músicos de fama internacional. Nesse período, Hercilia ampliou seu repertório para música de câmara, operetas e canções internacionais.

Graças ao seu talento artístico, Hercilia conquistou o troféu Roquete Pinto, destinado a melhor cantora lírica, em 1954. Foi considerada, pela crítica especializada, uma das mais perfeitas intérpretes de "Mme. Butterfly".

Há mais de 20 anos organizava concertos beneficentes em bibliotecas, teatros e salas culturais, divulgando o bel canto e promovendo a cidadania em campanhas contra a fome com a participação de artistas e músicos no projeto musical Calidoscópio - Cantando a poesia através dos tempos, de sua autoria. Hoje em dia, virou moda promover eventos solidários, mas há 20 anos, poucos se destacavam.

***

Amaury Jr terá programetes ao longo da programação da rádio Jovem Pan. O apresentador estréia na segunda participando ao vivo do programa "Show da Manhã".

Na verdade, Amaury Jr já trabalhou na rádio Gazeta há 15 anos, e antes mesmo de enveredar pela TV, já dominava os microfones das rádios de Rio Preto.

O apresentador assina contrato com a Jovem Pan e volta aos microfones do rádio. Serão cinco boletins diários distribuídos pela programação da 620 AM, com Amaury Jr. comentando sobre as festas e eventos culturais que acontecem no Brasil e no exterior. "E as edições extraordinárias, claro", diz Amaury.

São agitos, badalações e novidades. "Posso estar em Nova York, na Broadway, e ligar para dizer aos ouvintes se a peça teatral é boa ou uma droga. Serão flagrantes, mesmo que não tenha nenhuma celebridade para entrevistar." As entradas terão em média um minuto e meio. "Mas, dependendo da emoção, da história, podem chegar a cinco minutos."

Aos sábados, Amaury Jr. entrará ao vivo durante o programa "São Paulo Agora à Noite", das 22h à 1h.

***

Renato Maurício Prado volta a se dedicar ao mundo esportivo

O jornalista estréia segunda-feira nos microfones do rádio, em rede nacional.

"Eu vou participar de dois programas no Sistema Globo de Rádio: o 'Globo Esportivo', na rádio Globo, a partir das 6h, com o José Carlos Araújo, e o 'CBN Esportes', a partir das 20h, com o Juca Kfouri", conta Renato Maurício Prado.

O esporte está em alta no dial. Até mesmo emissoras de FM apostam no segmento, caso da Transamérica, da 97 e da Brasil 2000. Recentemente, as rádios América e News também montaram suas equipes.

***

As palestras em comemoração aos 80 anos do rádio no Brasil : "O Rádio em Sintonia com o Século 21" recebe inscrições até dia 18. O ciclo começa dia 19 e vai até 28, no Centro Cultural São Paulo. Informações pelo tel. 3277-3611. Dia 21, é a vez de Felipe Xavier com "Humor no Rádio - Linguagem, Estilo". Ele fez parte dos "Sobrinhos do Athaíde", na 89, fez o "Espaço de Inutilidade Pública", na Jovem Pan FM e hoje faz o "Chuchu Beleza", na Mix.

Hoje não publico a Tribuna, pois estou cansadona.

Até semana que vem, pessoal!

Um abração!



Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca