Pensata

Magaly Prado

30/11/2002

Kiss FM lança revista

Publicação é lançada dia 3 "como forma de complementar o que a rádio já faz", é o que diz José Fucs, executivo da editora Momento, que criou e ofereceu o projeto à diretoria da emissora. "A idéia é não fazer uma publicação semelhante a uma revista de música, voltada para o que está em evidência atualmente, como músicas comerciais."

O ouvinte da Kiss FM é diferenciado, a rádio programa o que marcou época em um outro momento e que continua em destaque até hoje, daí o nome clássico, segundo Fucs.

Então, além de falar de música, a publicação terá reportagens sobre comportamento e estilo de vida.

O editor-executivo da revista é da área, Otávio Rodrigues (ex-"Trip", "Bizz" e "Som Três").

Haverá a seção fixa "Planeta Kiss", dedicada aos astros do rock. No número de lançamento, uma reportagem exclusiva com o guitarrista The Edge, da banda U2, e outra sobre a família Osbourne são algumas que falam de música. As demais giram em torno dos temas: aventura, espiritualidade, surfe, moda, consumo etc. "Basicamente centrada naquilo que é clássico e não apenas na área de música", complementa Fucs.

A intenção é atingir o consumidor das classes sociais AB (60% dos ouvintes da Kiss).

Acompanha a "Revista Kiss", um CD com "grandes sucessos do rock" em uma coletânea com 14 faixas de artistas da Sony. Das selecionadas, 12 estão entre as 500 mais votadas pela audiência da rádio em julho passado. O preço de capa sairá por R 19,90.

E como a revista é voltada principalmente para o público masculino (85% dos ouvintes da Kiss, segundo dados de Fucs), será na linha das demais do gênero como "Playboy", "VIP", ou seja, haverá mulher "quase" pelada. É o caso do número um que traz ensaio do fotógrafo Darcio Tutak com a locutora da Kiss FM Daniela Mel seminua.

A editora fez o licenciamento da marca para revista e produtos correlatos. A CBS, grupo que mantém a Kiss dentre outras emissoras, terá participação na receita.

***

Festival da Transamérica revela talentos

Segunda-feira acontece a festa de encerramento do '1º Festival de bandas Semp Toshiba Transamérica', no DirecTV Music Hall, a partir das 20h. No evento, show com a banda CPM 22 e convidados, performances dos DJs da Transamérica e sorteio de prêmios do patrocinador.

O evento vai escolher a vencedora entre as 840 bandas inscritas.

O corpo de jurados é formado por:

Rodrigo Pereira, jornalista. Atua na área de jornalismo cultural desde 1996. Editor-assistente e crítico de shows da Veja São Paulo.

Edgard Piccoli, VJ da MTV. Formado em publicidade pela PUCCAMP. Trabalhou como locutor por 12 anos em rádio. Fez o teste para entrar na MTV em 1992. Hoje apresenta o programa "Supernova".

Soninha, jornalista. Trabalhou 10 anos na MTV como assistente de produção, redatora, diretora de programas e apresentadora. Passou também pela TV Cultura e hoje apresenta o "Bate-Bola", na ESPN Brasil e é comentarista de futebol da CBN.

Antônio Farinaci, jornalista. Crítico de música do portal UOL.

Marina Person, VJ da MTV. É cineasta formada pela Escola de Comunicação de Artes da USP. Marina entrou na MTV como produtora do "Cine MTV". Em 1996 começou a apresentá-lo para substituir a VJ Cris Couto, que estava de licença-maternidade. Atualmente, apresenta o programa "Meninas Veneno".

Ruy Balla, é locutor e jornalista. Com 19 anos de experiência na área, já trabalhou nas rádios Clube e Difusora, de Ribeirão Preto, e rádio Cidade, em Lisboa. Ingressou na Transamérica FM pela primeira vez em 1994 e em 2001 voltou como Gerente Artístico da Rede Transamérica.

Egypcio, vocalista do Tihuana. A banda estreou com o disco 'Ilegal', de 1999 e está em estúdio gravando o terceiro disco. O single está previsto para começar a tocar nas rádios em dezembro.

Rick Bonadio é produtor e empresário. Revelou talentos como Charlie Brown Jr., descobriu os Mamonas Assassinas e produziu artistas como Twister, Los Hermanos e Vinny. Hoje comanda o Arsenal Music, selo e escritório de administração da carreira de artistas como Tihuana, CPM 22 e Mário Velloso.

Sabrina Parlatore, apresentadora. Sua primeira aparição na MTV foi em outubro de 1995, substituindo a VJ Cuca Lazarotto. Atualmente, apresenta o programa "Clipmania", da TV Bandeirantes, que traz os vinte vídeos mais pedidos da semana.

Homero Lotito, maestro. Formou-se pela Escola Municipal de Música de São Paulo em piano erudito, trompa, contraponto e harmonia. Trabalhou como músico e arranjador para artistas das mais diversas tendências. Hoje dirige a Produtora e Estúdio Trilha Certa Áudio. É sócio e engenheiro de masterização do 'Reference Studio'.

FINALISTAS:

Em setembro: NOVA TRIBO; Tocou em: 3/9; COVER: Descobridor dos Sete Mares; Intérprete: Tim Maia; PRÓPRIA: Sei Lá; Autor: Nova Tribo

Em outubro: DIMI ZUMQUÊ E BANDA; Tocou em: 8/10/2; COVER: Aquele Abraço; Intérprete: Capital Inicial; PRÓPRIA: Meninos do Morumbi

Em novembro: CARPE DIEN; Tocou em: 5/11; COVER: Standing Outside the Fire; Intérprete: Garth Brooks; PRÓPRIA: Desencarnei

Mais votada pela internet: UBIRAJARA E OS CARA; Tocou em: 24/9; COVER: Admirável Gado Novo; Intérprete: Zé Ramalho; PRÓPRIA: A Gente Não Se Entende

Os ingressos _ que podem ser adquiridos até as 17 horas do dia 2 na própria rádio (rua Pio XI, 1587, Alto de Pinheiros)_ estão sendo trocados por duas latas de leite em pó, que serão doadas ao lar 'Mãe do Salvador'

***

Kiss FM toca música lançada em 2002

A emissora segmentada em classic rock, prestou uma homenagem a George Harrison e tocou na sexta-feira, durante sua programação, a música de trabalho do novo CD Brainwashed. O primeiro single é a música "Stuck Inside a Cloud". A rádio não toca lançamentos, mas em se tratando de um dos garotos de Liverpool, a exceção foi merecidamente aberta. Ontem, dia 29 de novembro, fez um ano que George Harrison morreu, vítima do câncer. O mais comportado dos Beatles gravou ainda um último CD que foi lançado nos Estados Unidos na semana passada e que já está à venda no Brasil.

***

Estadão AM

Li no Comunique-se que a rádio Eldorado AM (700 kHz) vai mudar de nome. Será rádio Estadão AM. O intuito é estimular a sinergia com O Estado de S. Paulo.

***

Dei na minha coluna do Agora

EXCLUSIVO - Kid Vinil já programa a nova do Blur

O primeiro single da banda gravado após a saída do guitarrista Graham Coxon foi tocado no horário de Kid Vinil, na Brasil 2000 FM, na sexta. A nova música da banda Blur é "Don't Bomb When You're The Bomb".

Saudosa Cássia Eller já toca nos 107,3

A Brasil 2000 FM lançou antes das demais emissoras a nova música de Cássia Eller, "No Recreio". Composta por Nando Reis, faz parte do disco póstumo da cantora: "10 de Dezembro", que será lançado mês que vem.

***

89 FM comemora aniversário de 17 anos

Para celebrar 17 anos da Rádio Rock, os californianos da banda Crazy Town se apresentarão com exclusividade no palco do Credicard Hall em São Paulo. Um show inédito no Brasil!

A banda que conquistou o público com o sucesso "Butterfly", vendeu mais de 2.5 milhões de cópias do álbum de estréia "The Gift Of the Game" (segundo dados da assessoria da rádio) lança novo disco "Darkhorse".

A festa continua com o grupo Capital Inicial, banda que voltou a fazer sucesso em 2002, que também fará um show exclusivo para a 89, já que haverá vários convidados especiais.

Ainda vão se apresentar as bandas CPM 22, que estouraram este ano, e Tihuana.

A festa com o show de 17 Anos da Rádio Rock pretende reunir músicos, ouvintes e toda equipe da emissora, que comemora mais um ano de existência.

Show da 89-Terça-feira, 21h. No Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955). Ingressos a partir de R 10.

***

Paulo Marra mandou:

Museu da Pessoa- A Memória do Cidadão

O santista Alberto Weberman está entre os depoentes que se propuseram a deixar sua história de vida registrada no Museu da Pessoa. É dele um dos depoimentos que será apresentado na próxima semana no programa "Museu da Pessoa: A Memória do Cidadão" (veiculado diariamente pela Rádio Cultura AM), que a cada dia traz histórias inéditas, contadas por brasileiros e imigrantes anônimos sobre suas vidas. Filho de um imigrante polonês que começou como mascate e conseguiu construir seu próprio negócio em Santos, Alberto Weberman relembra a infância na lavanderia da família:

"Bom, como mascate, o meu pai saía de bicicleta, sem saber inicialmente a falar, a vender camisa, gravata, guarda-chuva. Enfim, até conseguir dominar um pouco do idioma. Só que o meu pai era um homem que tinha uma pujança muito grande. Logo depois, ele viu que, na realidade, não era o que ele queria. Ele chegou a fazer uma lavanderia na época, que era uma lavanderia que chamava Lavanderia Titã. Cresceu na época, nós tínhamos na época 48 passadeiras, porque nós lavávamos não roupa doméstica. A gente lavava roupa de navio. Então, vinham os navios americanos, navios com os marinheiros americanos e, já naquela época, eles usavam, não sei se é de conhecimento, mas linho 120, que eram os lençóis, as fronhas, tudo era de linho 120. E nós então, tirávamos os sacos dos navios e lavávamos nessa lavanderia."

Veiculado de segunda a sexta, às 8h55; aos sábados, às 9h30; e aos domingos: às 7h55 (com reapresentação diária às 20h55) Museu da Pessoa: A Memória do Cidadão é produzido em parceira pelas equipes do Museu da Pessoa, da Paulo Marra Assessoria de Comunicação e da Rádio Cultura AM

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

OC, QSL?

Acabei de ler o artigo 'Ondas Curtas, quem ouve ?'. No folha On LIne.

Nao poderia deixar de lhe parabenizar pelo mesmo.

Sou um radioamador antigo, profissionalmente aposentado que recentemente se iniciou na Radio Escuta e agora quase não fala mais pois passa a maioria do tempo ouvindo Broadcasters.
Um grande abraço,
Adalberto Marques de Azevedo
Lat: 2*, 45', 59' S - Long: 52*, 3', 59' W
Philco-Transglobe + Antena Loop Passiva Caseira
Barbacena - MG - Brasil

Cléo
Magaly: estou te lendo de vez em quando. Você tem notícias da Cleo Brandão, a bela que apresentava o Transnotícias em rede nacional pela Transamérica? Se souber, pode passar para ela o meu endereço. Faço aqui no Espírito Santo uma coluna sobre imprensa e gostaria de fazer uma entrevista com ela sobre rádio, tevê, bela voz, cacos, essas coisas. Abraço do Oswaldo Oleari. O rolo que se faz nos bastidores

Cléo Brandão: descobri um detalhe relevante nesse vai-e-vem; nesse jogo de dança de cadeiras; ida ou saída de profissionais desta para aquela emissora.

Seguinte: quando aconteceu a contratação do pessoal do Osires Nadal pela Transamérica daqui de Curitiba, todos os que trabalhavam com ele (Christian Toledo, Irapitan Costa, Moisés Gonçalves,...) na rádio Clube Paranaense, a B-2, deveriam fazer parte da equipe da Transamérica, porém, logo depois de acertos verbais, muitos desses profissionais foram dispensados para a entrada de amigos da direção da Transa. Osires Junior, Silvio de Tarso e Osires Nadal foram desconsiderados e os demais: Luiz Augusto Xavier, Irapitan, Christian e Moisés, eram tratados na base de gente como "vocês nós contratamos a hora que quisermos". Como a gerência da Transamérica ganha por percentual da diferença entre entradas e saídas, o negócio até então era enxugar custos em tudo para sobrar mais grana para a chefia que ganhava dinheiro valorizando os patrocinadores. Mas a equipe de Nadal já superou esse problema. E migrou toda para a Capital Play FM.

Há que se respeitar as preferências dos ouvintes se eles gostam de ouvir futebol em AM ou em FM, se preferem acompanhar programas musicais nesta ou naquela emissora. Mas a gente tem que levar em conta que o rádio vive do dindim que arrecada com os anunciantes, pois são esses anunciantes que bancam financeiramente os projetos.

Outra coisa: cada pessoa tem lá as suas convicções e não tenha dúvida que encontrar o equilíbrio entre a descontração e a seriedade é extremamente difícil, principalmente para os analistas. Mas isto faz parte, é a vida...

Antes de finalizar, responda-me: quem é esse seu amigo, Cléo, que abriu um restaurante lá em Goiânia e, segundo Calil, bebeu a cicuta da própria taberna e acabou saindo no prejuízo? Essa história que Calil difundiu no Transnotícias hoje de manhã está muito mal contada. Precisa ser melhor explicada. Com notícia, não se brinca.

P.S: baixinha, desconfio que a tua irmã, a Eliz, apresente junto contigo o Transnotícias não só pela idoneidade que ela tem, mas, principalmente, porque talvez tu e ela sejam mui amigas dos Srs. Luiz Guilherme Albuquerque e Nelson Marcelino diretores geral e comercial da Transamérica. Se, para arrumar emprego, fulano tem que ser amigo de beltrano e este precisa se indicado por sicrano, as coisas ficam naturalmente bem mais fáceis e premia-se o coleguismo e não o mérito profissional do funcionário. Assim, até eu gostaria de fazer uma boquinha em qualquer empresa.

Atenciosamente
Renato Monteiro Kloss

***

Até semana que vem, pessoal!

Beijos sonoros!!!

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca