Pensata

Vaguinaldo Marinheiro

10/06/2001

ACM tem a língua maior que a boca

Antonio Carlos Magalhães tem um grande vício: não consegue ficar calado. Fala sobre tudo e sobre todos e principalmente insinua coisas.

Isso sempre garantiu a ele presença em manchetes de jornais e poder de intimidar adversários. E, desde que saiu do Senado, está mais loquaz do que nunca. Hoje sabemos, sem nenhuma utilidade, que ele prefere dona Canô a Caetano Veloso, que gostou do filme "O Corpo" (?!) e para quem ele tira ou deixa de tirar o chapéu no Programa Raul Gil.

Só que ele não se contenta com essas amenidades. Quer mais. Quer continuar a ser o homem temido e que causa trovoadas com discursos ou declarações. Só que os resultados agora estão sendo contrários.

Foi a verborragia descontrolada que lhe tirou o mandato de senador. Não tivesse dito aos procuradores federais sobre a existência da lista com os votos da cassação de Luiz Estevão, ainda estaria gozando de sua posição em Brasília.

Mas nem isso serviu de lição. Tagarelou de novo para um rádio de Feira de Santana que FHC rouba. Mais precisamente, afirmou: "Vou percorrer todo o Brasil para não deixar o Fernando Henrique roubar em paz". Disse ainda que o presidente não trabalha, "somente despacha com as pessoas de que gosta".

Talvez ACM pensasse que falava apenas para seu eleitorado na Bahia, que isso passaria despercebido. Ou talvez não tenha ainda se acostumado que não possui mais imunidade parlamentar e que, por isso, não pode sair por aí fazendo acusações, ao menos até agora, sem provas.

Mas errou as duas vezes. 1) Hoje, com comunicações interligadas, mesmo a declaração a uma pequena rádio de interior vira notícia no país todo. Algo dito em Feira de Santana está em segundos nas TVs, rádios, sites noticiosos e no Palácio do Planalto. 2) Como não é mais parlamentar, pode ser responsabilizado pelo que diz.

E faz muito bem o presidente FHC ao pedir ações de indenização contra ACM. É o mínimo que tem a fazer. E tomara que não seja apenas ameaça de processo. Que tenha mesmo andamento e que o ex-senador seja condenado.

Porque é preciso que, assim como quem viola painel de votação, também quem sai por aí a dizer sandices sem provas seja punido.

ENQUETE
Na semana passada eu pedi que os leitores respondessem a uma enquete: FHC está sendo mais criticado pelo que fez ou por não ter correspondido às expectativas que tinham dele?

Vieram muitas críticas duras. Algumas impublicáveis. Mas houve também elogios ao presidente. Leia abaixo alguns dos e-mails que foram enviados. Apesar do espaço ilimitado da internet, muitos foram resumidos. Omiti todos que não traziam o nome completo do remetente e aqueles que, mesmo muito bem escritos e interessantes, fugiam demais das perguntas.

ESTÁ SENDO CRITICADO PELOS ERROS QUE COMETEU
"Acredito que as críticas tenham sido mais pelo que ele fez. Várias das expectativas positivas em torno dele se esvaíram com a aliança PSDB-PFL."
Martín Fernandez

"Imagine você que saia de viagem e deixe seus negócios na mão de sua pessoa de confiança. Você vai tirar umas férias porque seus negócios poderiam estar melhor do que estão. Após algum tempo, ao retornar, eis que: sua divida aumentou extraordinariamente; seu capital diminui; seus funcionários estão na pior; sua empresa está mal administrada e os gerentes se locupletando. Isso é o FHC, aliás, como diz o Delfim, ele não se dá conta das besteiras que faz. E lá vamos nós outra vez pagar a conta."
Normando Costantini

"Acredito que Fernando Henrique esteja sendo criticado pelo que fez e é lógico pensar dessa maneira, pois os impactos da sua política atingirá todas as camadas da sociedade, isso no caso da crise energética. Quanto à corrupção, FHC mostrou-se tolerante com a mesma, trazendo mais críticas para seu governo. Ou seja, essas ações, tolerância com a corrupção e descuido com a área energética, foram desempenhadas pelo governo Fernando Henrique que trouxe como resultado sua impopularidade."
Diogo Blumer

"FHC falhou e pecou profundamente ao não fazer aquilo que devia fazer, investir no setor elétrico, mesmo sabendo que haveria problemas no futuro." Claudio Piratelli

"Somente a imensa 'massa de iletrados', pseudo-intelectuais e a elite (assolada por paúra) possuíam expectativas em relação ao governo FHC. Nós, pessoas normais, que lêem jornais, em nenhum instante tivemos motivos para aviltar a nossa normalidade mental e perder a nossa normal capacidade de visão dos fatos conjunturais."
João Carlos de Araújo

"Acredito que ele é culpado pois a incompetência de seus assessores é tão grande que o Parente hoje, numa entrevista numa rádio disse estar trabalhando 20 horas por dia, se estão fazendo isso, é porque não foram suficientemente eficientes para observar que a crise da energia vem sendo comentada, avisada, informada há pelo menos 10 anos, mas para privatizar deixaram de investir. Por outro lado, se estão trabalhando 20 horas por dia, eles não estão economizando energia."
Antonio Carlos de Almeida Morisco

"A questão e bem mais que uma crise energética. Para acabar com a inflação, o governo teria que gastar
menos ou igual ao que arrecada. Dessa maneira ele não emitiria papel moeda que e o que gera inflação. Só que o governo não conseguiu equilibrar as contas, criou um pseudoequilíbrio cortando gastos em áreas essenciais como o setor energético, transportes, saúde e educação. Para terminar, FHC falou de reforma fiscal e política, mas não se empenhou nelas. Se concentrou em votar a reeleição e abafar denúncias de corrupção em seu governo."
Sandro Vilar

"Que grandes expectativas havia em torno do governo FHC? Uma delas certamente era ter energia elétrica para tomar banho etc. Se essa expectativa puder ser classificada como delirante ou como dizem nossos irmãos do norte, 'wishful thinking', então o nosso supremo líder está sendo profundamente injustiçado."
Maria Cristina Vondrak.

"Não votei nele, nem na primeira nem na segunda vez. Não tinha ilusão a seu respeito porque acompanho diariamente o que corre pelo Brasil. Leio tudo, em jornais e revistas. Assim não estou decepcionado com ele. Minha decepção é com grande parte da imprensa que faz de tudo para livrar a cara dele. Cara que acabo de assistir agora em pronunciamento demagógico (que ele diz tanto odiar) sobre o apagão. Não entendo também esse papo de mais preparado presidente de todos os tempos (passados e futuros). Meu pai também sempre dizia que existe o inteligente burro e o burro inteligente. E que o burro inteligente é mais confiável."
José Rosa Filho

"Quando, já na sua primeira candidatura FHC se associou ao PFL, qualquer tipo de expectativa de um governo voltado para o social se foi por água abaixo. Se hoje FHC está recebendo críticas são por dois motivos: por suas ações, privilegiou alguns e esqueceu da grande maioria , e pela falta delas, entenda-se descaso ou incompetência. Por muito menos qualquer presidente de empresa seria sumariamente demitido."
Alberto Leonardo da Rosa

"Creio mais na hipótese de que o presidente esteja sendo enxovalhado por ter vendido um truque cambial por mais de quatro anos e após uma mudança de 180 graus portar-se com se a política anterior não dissesse respeito à ele. A quebra da paridade também quebrou o encanto do presidente."
Nelson Gomes Affonseca Jr.

"Avalio o governo FHC não com decepção por ter criado expectativas altas, mas por ver, com muito desgosto e tristeza, que o presidente permitiu que o Brasil chegasse a esse ponto quase inviável de futuro como nação no mundo. "
Leosés Machado

"FHC perdeu-se pelo que fez. Vendeu a preço de banana grandes empresas brasileiras, e hoje, quando falamos ao telefone, 30% a 40% dessa receita vai para fora do país (o lucro), fora o que pagamos de juro da divida externa."
Manoel Pio Alves

"Acho que FHC vem sendo mais atacado pelo que fez e menos pela expectativa do que poderia fazer, visto que a sucessão de coisas ruins que ele realizou em prejuízo das classes sociais menos favorecidas não poderia gerar esperança de que algo melhor viria depois. Ele fez tudo ao contrário do que prometera nas ricas campanhas que só serviram para enganar o povo. Ele fez desemprego, arrocho e congelamento salarial, concentração de renda, aumento de preços e impostos, fez a pior distribuição de riquezas, fez privatizações com sérias desvantagens para o país, fez barganha para impedir CPI que apuraria desvios de recursos públicos e por último, o mais grave, fez a brutal crise energética que trará irrecuperáveis prejuízos para todos nós e acima de tudo."
Ernesto Alves de Sousa. Manaus

"Penso que o Presidente FHC está sendo criticado, sobretudo, pelo que fez e pelo que não fez. Por exemplo, distribuir verbas para inviabilizar a CPI. Ora, essa suspeita de acobertamento é mais do que suficiente para fragilizar qualquer presidente E agora FHC inventa o racionamento de energia e sinaliza para o tal do apagão. E mais uma vez é o povo quem vai pagar a conta da imprevidência. "
Diomar Freitas

"Acredito que ele é culpado pois a incompetência de seus assessores é tão grande que o Parente hoje, numa entrevista numa rádio disse estar trabalhando 20 horas por dia, se estão fazendo isso, é porque não foram suficientemente eficientes para observar que a crise da energia vem sendo comentada, avisada, informada há pelo menos 10 anos, mas para privatizar deixaram de investir. Por outro lado, se estão trabalhando 20 horas por dia, eles não estão economizando energia."
Antonio Carlos de Almeida Morisco

POR NÃO TER CORRESPONDIDO À EXPECTATIVA QUE TINHAM DELE

"Com certeza por frustar as expectativas que todos nós tínhamos com relação ao governo deste senhor. Mais que frustração, sinto decepção, desapontamento e uma sensação de ter sido traída e de não poder fazer nada a respeito. Mais do que mais vagas nas escolas, gostaria de ter visto a melhoria da qualidade do ensino, mais do que a criação de planos fantásticos e elaborados para a saúde, gostaria de ter visto a melhoria no atendimento, abertura de concurso para profissionais, e melhoria de condições de trabalho para os que já aí estão."
Cris Juozapavicius

"Por não ter correspondido às expectativas."
Ivan S. Campos

"Minha grande decepção foi ele (FHC) ter se mostrado soberbo, aliás como quase todos os tucanos. Na medida em que apareciam na mídia, o encanto foi se esvaindo. Com agravante , dizem que ele perde o amigo mas não perde o deboche. Esse tipo de atitude minou a respeitabilidade que tinha quando assumiu o governo."
Francisco de Paula

"Concordo em parte com o artigo que diz que o governo FHC está sendo (mal) avaliado mais pelas expectativas que criou do que pelo que conseguiu fazer ou deixou de fazer. Mas, isso é fruto de um raciocínio comum das camadas superiores da população brasileira. Uma sensação de 'quase lá'. Fica sempre a impressão de que para o Brasil se tornar uma França ou um Canadá é uma questão de detalhes. Bastariam alguns carros mais luxuosos (as carroças do Collor), menos violência, mais limpeza nas ruas e pronto. O fato é que, apesar de se colocar entre as 10 maiores economias do mundo, o Brasil é um país pobre. Está muito mais para o Haiti que para França. As expectativas que devem ser criadas em torno do governo não são as de alçar o Brasil ao pavilhão das potências mundiais. E sim de colocar todas as crianças em escolas de qualidade, saúde gratuita para todos e comida na mesa. Enquanto a população esperar que o governo transforme o Brasil em uma potência (afinal o Brasil é o país do futuro!), continuaremos nos decepcionando. Precisamos primeiro nos tornar um país."
Marcelo Mendes Marinho

"Quando iniciou seu primeiro mandato, li e ouvi que, finalmente, teríamos um estadista no governo. Que otimismo. Como agora está pior que o Sarney, não tenho dúvidas em classificá-lo como o pior governante do período republicano."
Joseph Adam

"FHC nunca foi uma pessoa simpática aos olhos do brasileiro comum por ser arrogante. Ninguém o queria como presidente. Mas a maioria não queria o Lula. Por isso ele ganhou. Ninguém esperava muito dele. Seus eleitores esperavam apenas que as coisas não mudassem. Ele passava segurança que as coisas continuariam ruins como estavam e nada de diferente iria acontecer. Com a crise atual ele passa a ser criticado por não ter correspondido às expectativas que tinham dele: continuar o ''continuismo miserável' com segurança e sem o sentimento do medo.
Agora, além da miséria, o brasileiro sente medo."
Jandui Tupinambás

"As críticas ao presidente são tanto maiores quanto a esperança de melhores dias que tinham os que o elegeram Mas quero chamar a atenção para um aspecto importante, o povo brasileiro adora, mas adora mesmo se subavaliar e extravasar sua ira e desprezo contra os que por cargo ou por circunstâncias são símbolos nacionais. É um provincianismo que ainda não conseguimos superar. A crise energética, além de abrir nossos olhos quanto à incompetência das autoridades é principalmente uma oportunidade de auto-avaliação muito grande. Auto-avaliação fria e honesta, porém. Não é momento para fazer catarse de complexos. Somos todos desonestos quando dizemos que FHC é a pior coisa que já aconteceu ao Brasil, e que o país nunca esteve tão mal."
Eliana Haberli

"FHC não correspondeu às minhas expectativas. Cercou-se de bons técnicos na área econômica, mas de maus políticos nas áreas de conflito políticos. Tornou-se preso a partidos cujos integrantes não têm cacoete para administrar, menos para legislar."
José Alfredo Junta

"FHC está sendo avaliado popularmente pela mentira e pelo cinismo com que vai à TV declarar que a coisa não é tão feia assim, que isso foi um ligeiro descuido e que está tudo muito bem, sob controle."
Cosme Damião

"Certamente FHC está mais prejudicado pelo que deixou de fazer, não correspondendo as expectativas da população, que se envergonha ao ver seu presidente ao lado de 'figurinhas' carimbadas da política Nacional." Flavio Pinto Canada

"Sinto-me mais uma vez decepcionado, com a certeza de que o país foi mais uma vez iludido. Não votei nesse cidadão, mas, pela bagagem e histórico que testemunhavam a seu favor, alimentei a esperança de que alguma coisa seria feita. Ledo engano."
Antonio Assis

"Acho que o Presidente FHC está sendo criticado pelo que não fez. Coitado, é um fantoche nas mãos do capital internacional e nos espreme aqui para poder pagar a dívida lá fora. E há como fazer o país crescer com uma dívida impagável dessas. O pior é que ele prometeu demais e não pôde cumprir o prometido, por isso pena. Somos, todos, vítimas do capital internacional."
Ismar Dias de Matos

"Fernando Henrique poderia ter sido um dos maiores políticos que este país já teve, mas ser contra a CPI da corrupção em plena crise, onde a sociedade tem anseio de se livrar desse monstro... As explicações e ações de FHC não correspondem mais com o FHC que conhecíamos, é como se um terceiro de repente tomasse o poder em seu lugar, pois suas atitudes não vem correspondendo com o anseio da democracia nacional."
Alexandre Augusto Giandoni

PELAS DUAS COISAS, PELO QUE FEZ E POR NÃO CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS

"Considero pífio o governo FHC pois grande parte das promessas foram simplesmente esquecidas como, por exemplo, a melhoria do quadro social do país. Considero que as realizações do atual governo não constituem nada excepcional. Reduzir a inflação empobrecendo o país _vide o câmbio, reduzindo os investimentos públicos, aumentando os impostos, transferindo obrigações sociais para outras esferas de governo ou pessoas e vendendo o patrimônio público é muito fácil. Na Bíblia temos um exemplo semelhante na parábola do filho pródigo. Durante o tempo em que durou o dinheiro resultante de sua parte na herança esse filho viveu nababescamente. Mas isso acabou e o resto da história é muito conhecido. Finalizando, informo que nunca esperei muito desse governo pois escolhi o que considerei o menos pior na ocasião."
Carlos Alberto Simões

"Nunca a frase diga me com quem andas.. valeu tanto! Para e em nome da governabilidade, FHC uniu-se a tudo e a todos; comprou a reeleição e outros que tais. Alem de não atender as expectativas, o "puder" subiu à cabeça! Pensa que é onipresente etc., etc. Mas é um simples mortal!!!!" Jair de Andrade Pimentel Filho

"São as duas coisas e mais, o presidente foi incompetente para governar o país. Isso é o mais lógico dentro dos seus dois mandatos. Alias, um intelectual incompetente, pois essa qualidade não isenta os intelectuais."
Dinah Terra e Alda Pirolo

"FHC deve ser condenado pelo que fez e criticado por não ter correspondido às expectativas que tinham dele. Condenado pelo que fez porque ele foi no mínimo irresponsável quanto ao problema de energia. Ele mesmo, quando era senador, encaminhou ao Congresso uma carta ou projeto alertando sobre possível falta de energia no país. Ou seja, ele sabia há mais de 7 anos que isso poderia acontecer. Não correspondeu às expectativas porque em vez de governar com pulso forte, se enrolou todo em acordos e outros tipos de conchavos com os políticos do Congresso."
Nilson Macedo

E-MAILS PRÓ-FHC
"FHC está sendo criticado porque atribuir culpa é o esporte preferido dos brasileiros. Ou qualquer pessoa sensata achava que dava para ter escolas de primeiro mundo em oito anos? Com o passivo que temos? E a saúde universalizada e de boa qualidade? Balela! E quanto as alianças? Primeiro, alguém acha que dá para governar um país desses sem alianças? Segundo, será que as esquerdas, que tanto criticam as alianças desse governo, estariam dispostas a fazer uma aliança em termos realistas e desinteressados? Terceiro, vamos esperar o próximo governo que, espero, seja de uma esquerda amadurecida, para ver as alianças que irão fazer."
Antônio Pereira Júnior

"Na minha opinião um presidente sempre será criticado, governando mal ou bem. Ao governar mal, obviamente será criticado por não governar bem. Ao governar bem, será criticado por não governar bem o suficiente, penso que este seja o caso de FHC. Logicamente a oposição está diretamente relacionada com as criticas, o que é positivo, pois mantém o presidente sob pressão. E vamos e venhamos, só pega bem elogiar um governo depois que ele acaba."
Alexandre Dalzochio

"Não é pelo que fez nem pela expectativa que FHC está sendo criticado. Ele está sendo criticado por um bando de ignorantes que mal sabe administrar sua própria casa e/ou empresa. São muitos os que pensam que administrar um país de quase 200 milhões de pessoas não-patrióticas, que somente pensam em seus interesses, que dizem amar seu país, mas nada fazem para seu engrandecimento, que julgam, mas não querem ser julgados, que chamam outros de corruptos sem assumir que os corruptos só existem porque existem os corruptores. Uma das coisas mais fáceis da vida é atribuir aos outros a culpa pelas nossas frustrações, nossa incapacidade para a luta e, principalmente, pela nossa incapacidade de sermos honestos."
Washington Luiz Rodrigues

"FHC está sendo mal avaliado porque estamos sempre esperando por milagres. Ou então por algum ditadorzinho, tão comum na nossa cultura. Como poderíamos esperar muitas melhorias se os políticos são os mesmos, os partidos são os mesmos, a Justiça é a mesma, os demagogos da oposição são os mesmos etc. Neste país só se vê o negativo. Não interessa o positivo."
Newton G. Bretas

"O povo brasileiro está com FHC em 2002. Quer apostar uma GARAFA DE VINHO NACIONAL."
Layrton Mendonça de Aboim

"O povo reclama hoje dos apagões, mas não lembra da crise econômica que o Brasil vivia antes! A estabilidade econômica é um bem, é uma coisa que muda tanto o padrão social como econômico de uma sociedade, muda até culturalmente um país que não era acostumado com o fato de que os preços não sobem todo mês e que é possível guardar dinheiro até em casa sem ter grandes perdas."
Leydson de Carvalho Almeida
Vaguinaldo Marinheiro é secretário-assistente de Redação da Folha de S.Paulo. Escreve para a Folha Online aos domingos

E-mail: vaguinaldo.marinheiro@folha.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca