Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2008 - 17h01

Russos dividem opiniões sobre política de Medvedev e Putin

da Folha Online

Dmitri Medvedev venceu as eleições presidenciais na Rússia neste domingo (2) com 70,23% dos votos até a última contagem. O candidato comunista Guennadi Ziuganov ficou em segundo lugar, a frente do ultranacionalista Vladimir Jirinovski. O novo presidente russo tomará posse de seu cargo em 7 de maio.

Igor Gielow, repórter da Folha e enviado especial a Moscou, diz que boa parte dos eleitores questiona como será a relação de Medvedev com Vladmir Putin, que assumirá o cargo de primeiro-ministro do país no governo de seu aliado. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Igor Gielow - 03/03/08

Segundo Gielow, muitos apostam que a transição será tranqüila e que Putin apenas trocará o Kremlin pela chamada Casa Branca, sede do governo parlamentar. Existem aqueles que dizem que Medvedev, aos poucos, terá mais poder e que isso poderá gerar uma confusão política.

"Outros ainda, embora minoria, acham que, na verdade, Putin vai largar mesmo o 'osso' aos poucos, deixando Medvedev realmente ser seu sucessor verdadeiro. A condição para isso seria a manutenção de suas políticas e a imunidade a qualquer tipo de investigação", diz o jornalista.

Igor Gielow afirma que a partir de agora os olhos do mundo estarão bem atentos para este novo tipo de poder dualista da Rússia.

Quer ser avisado dos podcasts de Igor Gielow? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página