Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2008 - 09h50

Agradecer "ao" ou "pelo" convite? ouça Thaís Nicoleti

da Folha Online

Os verbos transitivos diretos requerem como complementos os pronomes átonos "o", "a", "os", "as". Por esse motivo, o correto é "ajudou-o", não "ajudou-lhe" e "beneficiou-o", não "beneficiou-lhe", por exemplo.

Thaís Nicoleti, colunista da Folha e da Folha Online, diz que essa confusão na hora de usar os pronomes é bastante comum. Às vezes, é o "lhe" que ocupa o lugar dos pronomes "o" ou "a". "Você já deve ter ouvido alguém dizer que 'fulano agradeceu-o pelo convite'. A verdade é que "agradecemos alguma coisa a alguém". É, portanto, o pronome 'lhe' que substitui o complemento de pessoa: 'Agradeço-lhe o convite'." Ouça outros podcasts da colunista.

Thaís Nicoleti

Nicoleti explica que "agradecer" é um verbo transitivo direto e indireto, daí a construção "agradecer algo a alguém". Ocorre, entretanto, que não é errado dizer "agradecer a alguém por alguma coisa". Trata-se de uma construção mais recente na língua.

"Com o pronome, diremos 'agradeço-lhe pelo convite'. Nesse caso, o que muda é apenas a análise do fato lingüístico. A expressão introduzida pela preposição 'por' surge da percepção de que se agradece a alguém por algum motivo, por causa de algo. Assim, o verbo passa a ser transitivo indireto com adjunto adverbial de causa", diz a colunista.

Na hora de agradecer, lembra ela, a regra de concordância é muito importante: "Homens ficam gratos, mulheres ficam gratas. Um homem diz obrigado, uma mulher deve dizer obrigada. Um homem fica muito agradecido, uma mulher deve ficar muito agradecida."

Quer ser avisado dos podcasts de Thaís Nicoleti? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página