Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2008 - 12h15

"Obama aprendendo espanhol e McCain dançando merengue"; ouça Eliane Cantanhêde

da Folha Online

O candidato republicano John McCain e o democrata Barack Obama disputarão o voto latino nas primárias deste domingo (1º), em Porto Rico.

Eliane Cantanhêde, colunista da Folha e da Folha Online e enviada especial a Washington, diz que os votos hispânicos têm um peso importante na eleição americana. Ouça outros podcasts sobre as eleições nos EUA.

Eliane Cantanhêde

"São 44,3 milhões de latinos que vivem nos Estados Unidos. Isso é mais ou menos 15% da população americana que chega perto dos 300 milhões. Desse total de latinos, você tem 18,2 milhões inscritos para votar em novembro nas eleições. A expectativa é que pelo menos 9 milhões realmente compareçam às urnas", conta a colunista.

Segundo ela, os números resultarão entre 7% a 8 % do eleitorado americano, o que faz a diferença numa eleição que é sempre apertada. "É por isso que a gente vai ver agora o Obama aprendendo espanhol, o McCain dançando merengue, porque o voto latino ganha muito importância."

Cantanhêde explica que os votos latinos são divididos por todo o país, mas tanto na Califórnia, que é democrata, quanto no Texas, republicano, a situação não mudará muito. "Mas você tem cinco Estados em que há uma presença forte de voto latino e que podem ir para um lado e ir para um outro, por exemplo, o Novo México", conclui a jornalista.

Quer ser avisado dos podcasts da Eliane Cantanhêde? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página