Dantas e Nahas se aproximaram do PT; ouça Kennedy Alencar
da Folha Online
No período do governo tucano, Daniel Dantas construiu um império na privatização das teles. Nesta época, criou arranjos societários que permitiram controlar grandes negócios com pequena participação acionária. Era o início de sua imagem de empreendedor que joga pesado, recorrendo a grampos e a dossiês para obter da esfera pública apoio a projetos privados.
As informações são de Kennedy Alencar, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.
O jornalista diz que Dantas começou como um menino prodígio que ficaria rico no mundo financeiro e esse passo foi dado com o seu talento.
"No governo Lula foi tratado de cara como inimigo. Com o tempo, aproximou-se de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e estrela do mensalão, e também do polêmico advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula. Na época, Dantas travava uma disputa contra os fundos de pensão a respeito do controle da Brasil Telecom", explica o colunista.
Alencar diz que, nos bastidores da política, Dantas acumulou munição contra os petistas e contra o governo atual e sua prisão irá esclarecer duas coisas. "Número um: averiguar se tem tal munição; número dois: saber se vai usá-la. Dantas acaba de fazer um grande acordo com fundos de pensão em empresas privadas na compra da Brasil Telecom pela Oi", declara
O jornalista afirma que o mesmo pode se dizer de Naji Nahas, um empresário de carreira malufista que se aproximou do PT quando o partido chegou ao governo federal. Segundo o colunista, Nahas pode saber segredos financeiros do PT.
"Dantas e Nahas viraram uma espécie de vilões de plantão em um país que está recheado deles", comenta Kennedy Alencar.
Quer ser avisado dos podcasts do Kennedy Alencar? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
Leia mais
- PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas em operação contra desvio de dinheiro
- Justiça condena corregedor investigado pela Operação Anaconda
- Entenda a operação que prendeu Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas
- Não se anda aqui sem passar por uma obra minha, afirma Maluf
- ÁUDIO: "Fichas sujas" rendem polêmica saudável para a democracia
Livraria da Folha
- Frederico Vasconcelos ensina como investigar governos, empresas e tribunais
- Acreditar que todos os políticos são corruptos é uma armadilha, diz Contardo Calligaris
- André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução
- Livro reúne balanço de bens de políticos
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
Especial

