Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2008 - 09h24

Festival exibe vencedor do Oscar estrangeiro; ouça Sérgio Rizzo

da Folha Online

Começa nesta terça-feira (05) o 12º Festival de Cinema Judaico. Serão exibidos ao todo 35 filmes, distribuídos por cinco diferentes salas da cidade de São Paulo.

As informações são de Sérgio Rizzo, crítico da Folha, que comenta os principais destaques da programação. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Sérgio Rizzo

Para o crítico, um dos destaques é "Lemon Tree", uma das 11 produções israelenses que fazem parte do festival. Ele informa que o lançamento do filme em circuito comercial está previsto para sexta-feira (08).

"E com este título, em inglês, que significa 'O Limoeiro'. É disso que trata a história, cuja protagonista é uma viúva, que cuida na sua propriedade de limoeiros. Ela tira o seu sustento deles, mas, a partir do momento que se muda para a casa ao lado o ministro da defesa de Israel, ela passa a enfrentar problemas, porque a equipe de segurança do ministro considera que os limoeiros oferecem perigo", explica Rizzo.

O diretor de Lemon Tree, Eran Riklis, é o mesmo de "A Noiva Síria". Os dois filmes têm um ponto de partida muito parecido, segundo o crítico. "Fala a respeito dos percalços provocados na vida de pessoas comuns, por conta da crise política no Oriente Médio", resume Rizzo.

Ele conta que Riklis vem ao Brasil para acompanhar a exibição do filme no festival e o seu lançamento comercial. Outro longa ressaltado pelo crítico é "Os Falsários", produção alemã vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro, dirigida por Stefan Ruzowitzky.

"Se baseia em uma história verídica, a história de Salomon Sorowitsch, um russo, judeu, que morava na Alemanha na década de 30. Foi preso porque falsificava documentos, dinheiro e, mais tarde, durante a 2ª Guerra Mundial, já num campo de concentração, ele é usado pelos nazistas para o maior projeto de falsificação de dinheiro que já houve em toda a história", conta o jornalista.

A programação completa do 12º Festival de Cinema Judaico pode ser encontrada no endereço www.fcjsp.com.br.

Serviço

12º Festival de Cinema Judaico

Onde: A Hebraica - Teatro Arthur Rubinstein e Teatro Anne Frank - r. Hungria, 1.000, Pinheiros, São Paulo, tel.: 0/xx/11 3818-8888
Centro da Cultura Judaica - r. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo, tel.: 0/xx/11 3065-4333
CineSesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, São Paulo, tel.: 0/xx/11 3087-0500
Cinemark - Pátio Higienópolis - av. Higienópolis, 618 ou r. Dr. Veiga Filho, 133 - 2º piso, Higienópolis, São Paulo, tel.: 0/xx/11 3823-2875
Teatro Eva Herz - Livraria Cultura - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073, Cerqueira César, São Paulo, tel.: 0/xx/11 3170-4033.
Quando: de 5 a 10 de agosto
Quanto: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada) no Teatro Arthur Rubinstein, CineSesc e Cinemark - Pátio Higienópolis; entrada franca no Teatro Anne Frank e Teatro Eva Herz; 1kg de alimento não perecível no Centro da Cultura Judaica.

Quer ser avisado dos podcasts de Sérgio Rizzo? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página