Podcast
23/08/2008 - 02h30

Noruega defende leilões para exploração de petróleo no Brasil; ouça Valdo Cruz

da Folha Online

O Brasil quer copiar o modelo norueguês de exploração do petróleo. O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, e técnicos dos ministérios de Petróleo e Energia, de Indústria e Comércio, e de Finanças, defendem a transparência na definição das novas regras brasileiras para o setor.

As informações são de Valdo Cruz, repórter especial da Folha, colunista da Folha Online e enviado especial à Oslo (Noruega), que conversou com estes representantes.

Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Valdo Cruz

O jornalista conta que o governo norueguês tem todo o poder para definir qual empresa ou empresas vão participar da exploração de um campo, já no Brasil existem leilões de concessões de exploração de petróleo.

"E sabem de uma coisa? Eles defendem que o sistema de leilão continue existindo no Brasil. Eles acham muito mais transparente", declara o colunista.

Valdo Cruz diz que eles defendem a competição, mas também uma presença forte do Estado, o que também deseja o governo brasileiro.

Quer ser avisado dos podcasts de Valdo Cruz? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca