Podcast
28/08/2008 - 13h27

Indicação de Obama representa ascensão social do negro; ouça historiador

da Folha Online

A nomeação de Barack Obama como candidato a presidente dos EUA mostra a simbologia inserida na sociedade americana sobre a ascensão social de um negro à Presidência da República.

As informações são do historiador Mário Sérgio de Moraes, professor doutor pela USP (Universidade de São Paulo), que integra o núcleo do LEI (Laboratório de Estudos sobre a Intolerância) da USP, e leciona na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Ouça outros podcasts sobre as eleições nos EUA.

Mário Sérgio de Moraes

Moraes afirma que a indicação do senador, primeiro candidato negro indicado por um grande partido nos Estados Unidos, tem um forte impacto dentro das camadas consideradas excluídas, como os hispânicos.

O professor diz que, por ser jovem, o nome de Obama também significa um processo de renovação, semelhante ao que ocorreu na ocasião da candidatura de John Kennedy, em 1961.

De acordo com o historiador, a nomeação de Obama também representa mudança. "Já que o governo Bush rompeu com os direitos humanos. Foi uma presidência agressiva, com o seu lado guerreiro", explica o professor.

Quer ser avisado dos podcasts sobre as eleições nos EUA? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca