Ponto de encontro de artistas completa 40 anos de existência; ouça
da Folha Online
O Bar do Alemão foi um ponto de encontro entre cantores, compositores, instrumentistas e jornalistas nas décadas de 60 e 70, em São Paulo. Dia 25 de outubro, o local completa 40 anos de existência. Entre os freqüentadores do espaço circulavam figuras ilustres como Cartola, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Nelson Cavaquinho e Adoniran Barbosa.
O compositor e instrumentista Eduardo Gudin diz que freqüenta o ambiente desde a época que andava com a turma do curso de engenharia da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), localizada na região central de São Paulo.
Ouça outros podcasts do Guia da Folha Online.
Gudin não terminou o curso universitário, mas a relação com o bar dura até hoje. Há 5 anos, ele se tornou sócio-proprietário do estabelecimento, junto do empresário Flávio Chaves. O músico diz que a compra do local era um desejo antigo, pois no bar foi fotografada a capa de seu LP homônimo lançado pela gravadora Odeon, em 1973.
O instrumentista afirma que o local permanece do mesmo jeito que aparece na foto antiga, que foi emoldurada. "Eu olho para o bar e ele está igualzinho. A gente vê que só eu e o Paulo César Pinheiro, que também está ali na capa, que mudamos", comenta de maneira bem-humorada.
Recentemente, a casa também foi cenário da gravação do making off do DVD de Paulinho da Viola.
O Bar do Alemão fica na av. Antártica, 554, no bairro Água Branca ( zona oeste de São Paulo). Telefone: 3879-0070. Abre de segunda a sábado, das 10h às 4h. Domingo, das 18h às 4h.
Quer ser avisado dos podcasts do Guia da Folha Online? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
Leia mais
- Cidade de Tupã, no interior paulista, abriga o Museu da Cachaça
- VÍDEO: Doce é usado em receitas judaicas para atrair um ano bom; veja
- Veja entrevista de dois chefs de cozinha apaixonados pelo pão
- Monica Salmaso encerra turnê dedicada a Chico Buarque
- VÍDEO: Repórter prova caipirinha feita de pimenta e caju; assista
Livraria
- Josimar Melo apresenta CERVEJAS do mundo todo e mostra como saboreá-las ao máximo
- Livros trazem o que há de melhor em SÃO PAULO e explicam a cidade
- "GUIA FIQUE EM SÃO PAULO" mostra o que fazer na cidade 24 horas por dia
Especial