Otimismo de Lula parece exagerado; ouça Kennedy Alencar
da Folha Online
O presidente Lula está otimista. Nesta sexta-feira (10), em entrevista a portais no Palácio do Planalto, o presidente disse que o brasileiro poderá comprar tudo com o que sonha no Natal e torcer para o Ano Novo ser melhor. Segundo Lula, os efeitos da crise financeira originada nos EUA serão menores no Brasil.
Segundo Kennedy Alencar, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília, quem esteve com Lula nesta semana saiu com a impressão de que realmente ele está confiante. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.
Veja os efeitos da crise financeira no Brasil
Veja os efeitos sobre a Europa da crise financeira nos EUA
Entenda a crise financeira que atinge os EUA
Ouça análise de especialistas sobre colapsos nas Bolsas
"As palavras otimistas não seriam apenas jogo de cena, uma obrigação de presidente que tem de manter a expectativa de que o futuro será bom. Tomara que ele esteja certo", declara Alencar.
De acordo com o colunista, Lula acredita que já tomou medidas suficientes para evitar que o Brasil sofra demais com a crise na maior economia do planeta.
"Mas será que o presidente está mesmo a par de tudo? Empresas brasileiras que apostaram no real valorizado andam passando apuros para honrar contratos que fizeram. Será este o 'subprime' (empréstimos hipotecários de alto risco) brasileiro? O Banco Central de Henrique Meirelles dormiu no ponto?", questiona Alencar.
Para ele, há muita especulação no mercado financeiro e gente falando em bilhões de dólares de prejuízos para grandes companhias brasileiras.
"Nosso problema, portanto, não seria o sistema financeiro, mas parte significativa do sistema produtivo, aquele que gera mais emprego e renda.O otimismo presidencial parece exagerado", conclui o colunista.
Quer ser avisado dos podcasts de Kennedy Alencar? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
Leia mais
- ÁUDIO: Brasil comete excessos na preocupação com a crise mundial; ouça economista
- ÁUDIO: Pacote não é suficiente para reverter pessimismo no mercado; ouça professor
- ÁUDIO: Crise mundial contamina empresas brasileiras; ouça especialista
- ÁUDIO: Governo brasileiro reconhece que crise é grave; ouça economista
- Crise financeira faz sua primeira vítima no Japão
- Veja os países e instituições financeiras afetados diretamente pela crise dos EUA
Livraria
- Jornalista explica em livro papel do SISTEMA FINANCEIRO; leia capítulo
- Entenda a CRISE ECONÔMICA pela ótica de Karl Marx
Especial
