Podcast
17/10/2008 - 09h24

Ninguém perguntou como Obama vai lidar com a crise depois das eleições; ouça

da Folha Online

Pesquisas divulgadas pela CNN/Opinion Research Corp. apontam vitória de Barack Obama no último debate. Porém, ainda não se sabe o que o democrata fará para lidar com a crise internacional, cujo o epicentro são os Estados Unidos. A questão deveria ter sido abordada por John McCain, mas o republicano preferiu discutir argumentos mais populistas.

As informações são de Fernando Abrucio, doutor em ciência política pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas). Ouça outros podcasts sobre as eleições nos EUA.

Fernando Abrucio

Ouça as análises sobre eleições EUA
Assista aos outros vídeos sobre eleições EUA
Leia cobertura completa das eleições nos EUA
Ouça as opiniões dos especialistas sobre a crise financeira

"McCain poderia ter feito um papel melhor de oposição se obrigasse Obama dizer claramente o que fará no dia seguinte da eleição. Isso não houve, e nenhum jornalista conseguiu fazer isso. Esta foi a grande perda do debate", avalia Fernando Abrucio.

Mesmo McCain tendo tido um melhor desempenho neste debate do que nos dois anteriores, o confronto desta quarta-feira foi mais importante para Obama. O evento, que ocorreu na Universidade de Hofstra, em Nova York, era a última esperança para McCain, que dependia não só de seu potencial, mas de uma performance negativa por parte do democrata.

O cientista político diz que McCain subiria nas pesquisas, caso Obama tivesse cometido algum erro grosseiro. O democrata, contudo, fez uma apresentação sóbria e foi bem naquele ponto em que McCain exagerou nas duas últimas semanas: o uso da vida pessoal como elemento fundamental da escolha do eleitor.

"Se não houver nenhuma coisa entre hoje e o dia 4 de novembro, acho que McCain despediu-se em rede nacional dos eleitores, e Obama consagrou essa imagem de alguém preparado para governar os Estados Unidos", analisa o professor.

Quer ser avisado dos podcasts sobre as eleições nos EUA? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca