Argentina lança medida radical para conter crise; ouça Adriana Küchler
da Folha Online
O governo argentino anunciou nesta terça-feira sua medida mais radical até agora para conter os efeitos da crise financeira internacional : pôs fim ao atual sistema de previdência privada, criando um regime estatal único.
As informações são de Adriana Küchler, correspondente da Folha na Argentina e responsável pelo blog Tangos e Tragédias da Folha Online. Ouça outros podcasts com a participação da jornalista.
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda como a crise dos EUA afeta o Brasil
Veja as medidas já anunciadas no Brasil para combater a crise
"O governo argumenta que os fundos de pensão privados têm seus recursos investidos em bônus e ações, e perderam muito dinheiro com a volatilidade dos mercados devido à crise internacional. E a aposentadoria dos argentinos não poderia estar à mercê das flutuações financeiras", diz Küchler.
De acordo com a jornalista, o projeto deve ser aprovado pelo Congresso, mas a oposição já promete problemas ao governo. Com a medida, todos os fundos da previdência privada serão obrigatoriamente transferidos ao Estado.
"Membros da oposição dizem que essa medida é um roubo aos aposentados e que serviria para garantir caixa ao governo para pagar suas dívidas em um momento de crise. Segundo críticos da reforma, essa seria uma forma de o governo garantir uma maior arrecadação em 2009 sem cortar os gastos públicos em um ano eleitoral", declara a repórter.
Küchler afirma que o anúncio da estatização da Previdência provocou uma forte queda na Bolsa de Buenos Aires: o índice Merval caiu 11% nesta terça-feira. Diante dessa movimentação, a Justiça argentina proibiu os fundos de pensão privados de operar no mercado, porque estariam liquidando títulos e ações às vésperas de pararem de funcionar.
Quer ser avisado dos podcasts de Adriana Küchler? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
Leia mais
- ÁUDIO: Caiu a ficha de Lula
- ÁUDIO: Banco Central acerta ao ajudar setor de agronegócio; ouça economista
- ÁUDIO: Reação dos governos contribui para solucionar crise; ouça Bresser-Pereira
- Lula admite reduzir orçamento de ministérios com efeitos da crise
- Argentina planeja estatizar fundos de pensão privados
Especial
Livraria