Podcast
23/10/2008 - 09h10

Governo pode ter criado caixa-preta; ouça Igor Gielow

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira uma MP (medida provisória) que autoriza os bancos públicos brasileiros, a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, a adquirirem participações em instituições financeiras no pais sem passar por um processo de licitação.

Igor Gielow, secretário de Redação da Sucursal de Brasília da Folha, diz que a MP, editada pelo governo, traz várias notícias intrigantes. "No que toca aos bancos, se o ministro Guido Mantega (Fazenda) diz que não há bancos quebrando, por que o dinheiro público está sendo utilizado?", questiona.

Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Igor Gielow

Gielow afirma que o mais preocupante é a criação da Caixa Participações, que permitirá a este banco estatal entrar, praticamente, em qualquer negócio.

"Ora, se o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] já pode fazer isso, por que precisamos de uma nova empresa? Tudo indica que é, na verdade, uma nova forma de salvar as operações imobiliárias da Caixa, já que as construtoras parecem estar em dificuldades e a Caixa é a maior financiadora do mercado de imóveis no Brasil", analisa.

Ouça as opiniões dos especialistas sobre a crise financeira
Entenda como a crise dos EUA afeta o Brasil
Veja as medidas já anunciadas no Brasil para combater a crise

De acordo com o jornalista, o problema é que nada será feito de maneira transparente. "No criticado Proer --programa de socorro a instituições financeiras realizado em 1995-- havia regras bem claras sobre a utilização dos recursos e da gestão. O caso da Caixa é mais grave, porque, ao contrário do Banco do Brasil, ela é um banco totalmente estatal. Logo, não deve explicações aos acionistas", declara.

Gielow acredita que a Caixa Participações pode virar uma grande caixa-preta, cujo conteúdo só será conhecido caso aconteça alguma desgraça ou quando o governo mudar de mãos.

Quer ser avisado dos podcasts de Igor Gielow? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca