Podcast
01/11/2008 - 08h15

Sarah Palin é caso de vida ou morte nas eleições americanas; ouça

da Folha Online

Desde o início das prévias americanas, no mês de janeiro, diversos nomes de políticos foram envolvidos na disputa presidencial nos EUA. A etapa final das eleições, no entanto, está focada em duas pessoas. O mais óbvio seria que fossem Barack Obama e John McCain, mas na verdade trata-se do candidato democrata e da vice republicana, Sarah Palin.

As informações são de Daniel Bergamasco, correspondente da Folha em Nova York. Ele afirma que quem se contrapõe a Obama é a governadora do Alasca, que, em princípio, parecia uma figura menos importante e atualmente é vista como um caso de vida ou morte nas eleições.

Ouça outros podcasts sobre as eleições nos EUA.

Daniel Bergamasco

Ouça as análises sobre eleições EUA
Assista aos outros vídeos sobre eleições EUA
Leia cobertura completa das eleições nos EUA

O jornalista diz que Joe Biden, vice de Obama, não teve o mesmo impacto na chapa democrata. "Ele deu um ar de experiência política que faltava ao Obama, mas nada suficiente para virar o jogo", analisa.

Segundo Bergamasco, a base republicana mais conservadora aprecia a defesa moral sólida de Palin. O fato de ela ser vista como uma mulher do povo e como uma pessoa preocupada com a realidade do americano médio é uma vantagem para sua candidatura.

O correspondente explica que, por outro lado, o despreparo que a republicana demonstra quando fala sobre economia e sobre questões internacionais é um fator preocupante para muitos eleitores. Bergamasco relata que alguns republicanos importantes não gostam de Palin e já declararam apoio a Obama, como Colin Powell --ex-secretário de Estado do presidente George W. Bush.

"Com esse amor e ódio em torno de Palin, ela consegue mobilizar as atenções. E, por causa dela, o debate dos vices, por exemplo, foi super assistido e comentado, coisa que não acontece com freqüência", declara.

Quer ser avisado dos podcasts sobre as eleições nos EUA? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca