Vitória de Obama inaugura nova era para política internacional; ouça
da Folha Online
Dia 20 de janeiro de 2009, Barack Obama toma posse como presidente dos Estados Unidos. Na ocasião, a história vai inaugurar uma nova era para as políticas norte-americana e internacional. Por enquanto, é necessário esperar para conhecer a reação da opinião pública mundial a respeito da vitória do democrata.
As informações são do cientista político João Paulo Peixoto, professor da UnB (Universidade de Brasília). Ele falou de Washington (EUA), onde realiza uma pesquisa sobre as eleições americanas.
Assista aos outros vídeos sobre eleições EUA
Ouça as análises sobre eleições EUA
Leia cobertura completa das eleições nos EUA
"Nós não podemos esquecer que, imediatamente aos ataques da Al Qaeda, em 2001, houve uma manifestação unânime da comunidade internacional de apoio ao presidente Bush e às ações que os norte-americanos tomaram", lembra o professor.
O cientista político diz, contudo, que ao longo dos sete anos da guerra, esse panorama se modificou completamente.
"Reverteu, em grande parte, contra o candidato John McCain, identificado como a continuidade das políticas republicanas", analisa Peixoto.
Leia mais
- ÁUDIO: Obama está à altura do desafio; ouça Kennedy Alencar
- VÍDEO: Obama soube usar campanha virtual em seu favor; assista
- VÍDEO: Após vitória, Obama deverá ter segurança reforçada; assista
- ÁUDIO: Eleições nos EUA despertam mais interesse devido à crise
- ÁUDIO: Eleitores negros choram com a vitória de Obama
- ÁUDIO: Onde você estava quando Obama foi eleito?; ouça Sérgio Dávila
Livraria
- Entenda os EUA, sua história, política externa, a CIA e as guerras
- Doutor em genética humana propõe a "desinvenção" do CONCEITO de RAÇAS em livro da série 21
Especial
Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
avalie fechar
avalie fechar
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
avalie fechar