Comissão irá acompanhar liberação de recursos para SC, diz deputado
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quarta-feira em Santa Catarina e anunciou a liberação, por meio de medida provisória, de R$ 1,6 bilhão em ajuda emergencial para Santa Catarina e outras regiões atingidas pelas chuvas. O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), que está percorrendo as cidades atingidas, diz que é necessário que os recursos cheguem rapidamente ao Estado, principalmente na área de atendimento individual às famílias.
Bornhausen preside uma comissão externa, criada ontem pela Câmara dos Deputados para acompanhar a tragédia climática. Segundo ele, a comissão irá analisar as liberações que serão feitas por meio da medida provisória e de recursos emergenciais e estruturais.
"Nós vamos ainda ler esses recursos. Vamos tentar descobrir um pouco o que efetivamente vai acontecer em termos das liberações", comenta.
Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
O parlamentar relata que além do número elevado de mortes e danos que centenas de milhares de cidadãos catarinenses tiveram, há uma questão muito forte no que diz respeito à infra-estrutura de Santa Catarina.
"O Estado está sem fornecimento de gás natural, com dificuldades extremas nas rodovias, e o Porto de Itajaí está praticamente destruído. Nós vamos assistir uma reconstrução que não vai ser muito fácil", afirma.
Leia mais
- ÁUDIO:Secretaria de Saúde de Itajaí pede doação de antibióticos e outros medicamentos
- ÁUDIO: Homem que perdeu tudo ajuda a resgatar vítimas da enchente em Santa Catarina
- ÁUDIO: Cenário em Blumenau lembra filme de guerra, diz repórter
- ÁUDIO: Moradores resistem em deixar áreas de risco em Blumenau
- ÁUDIO: Mais de mil bombeiros prestam atendimento no Vale do Itajaí
- ÁUDIO: "Parecia o fim do mundo, perdemos tudo", diz morador de Blumenau
- ÁUDIO: Chuva impede estudante de voltar para casa em Itajaí (SC); amigos salvam cachorros
- ÁUDIO: Morador de Camboriú relata drama de bairros que estão sob a água
Livraria
- Atlas mapeia as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS no planeta e mostra como enfrentá-las
- Livro explica causas e as conseqüências do AQUECIMENTO GLOBAL no Brasil
Especial