Valdo Cruz: Na direção certa, mas correndo riscos
da Folha Online
Certo ou errado, é inegável que o ministro Guido Mantega (Fazenda), seguindo orientação do presidente Lula, não está na defensiva. Ele busca agir antes que a economia brasileira entre de fato em recessão --algo que a própria equipe do ministro considera uma possibilidade.
As informações são de Valdo Cruz, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Veja as medidas já anunciadas no Brasil para combater os efeitos da crise
Na direção certa mas correndo riscos
"Tudo indica que estaremos num quadro recessivo no início do ano de 2009, mas que pode ser revertido no final do primeiro semestre e começarmos uma recuperação no segundo, já na fase final do próximo ano", diz Cruz.
Segundo o jornalista, Mantega busca seguir na direção correta ao baixar medidas para estimular o consumo. Falta, porém, finalizar o corte de despesas da União.
De acordo com Cruz, a arrecadação de impostos vai cair no próximo ano. Como o governo está reduzindo taxas para estimular o consumo, o risco é comprometer a economia de gastos para pagar a dívida pública.
"Essa é a parte 'manca' das ações do governo até agora. Sem falar nos juros, que aí não dependem da Fazenda, mas do BC (Banco Central), que pode realmente estar sendo bem mais conservador neste momento em que a economia deu uma parada brusca", conclui o colunista.
Quer ser avisado dos podcasts de Valdo Cruz? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
