Podcast
29/03/2009 - 11h09

Reunião do G20 é incapaz de criar medidas concretas, avalia professor

da Folha Online

A visita do premiê Gordon Brown a Brasília foi uma espécie de preparação para a reunião do G20, que será realizada em abril, em Londres. Para o cientista político e professor de relações internacionais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Heni Ozi Cukier, embora haja grande expectativa para os governantes, os encontros multilaterais são incapazes de criar medidas concretas.

Heni Ozi Cukier

Durante a cúpula do G20, Cukier espera que haja a confirmação no aumento dos recursos do FMI (Fundo Monetário Internacional) e restrições aos paraísos fiscais.

Mesmo com a perspectiva dessas decisões, o cientista político critica o papel do G20 e explica que na última reunião do grupo, em novembro, todos os países saíram dizendo que teriam que combater as práticas protecionistas.

"Recentemente, o Banco Mundial levantou que, depois dessa reunião, 17 dos 20 países adotaram alguma prática protecionista através de tarifas ou descontos fiscais", afirma Cukier.

FolhaShop

Digite produto
ou marca