Poupança: se posso complicar, por que simplificar?; ouça Valdo Cruz
da Folha Online
Com um bom objetivo em mente, o governo criou uma série de regras complicadas para evitar o uso especulativo da poupança. No entanto, as medidas deverão desestimular a troca de um fundo de investimento por esse tipo de aplicação, segundo Valdo Cruz, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha.
"Tudo isso porque o presidente Lula não quis enfrentar uma questão técnica: a anomalia dos juros tabelados da caderneta de poupança no Brasil. E fez isso porque temia a repercussão política negativa em uma mexida mais profunda naquele que é o mais popular instrumento de investimento do país", diz Cruz. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.
Segundo Cruz, a solução definitiva ficará para o próximo presidente. "Nesse governo, teremos apenas a solução paliativa anunciada ontem. E tudo porque um partido de oposição decidiu usar uma questão técnica como munição para uma guerra política", conclui.
Quer ser avisado dos podcasts de Valdo Cruz? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.
Leia mais notícias sobre a caderneta de poupança
- Entenda o que está por trás das mudanças na poupança
- Veja como será o cálculo para cobrança de IR na poupança
- Mudança na poupança expõe pressão política e de bancos, diz economista
Veja outros vídeos e áudios da editoria de Multimídia
- ÁUDIO: Mudança na caderneta de poupança não é confisco, diz economista
- VÍDEO: Campanha antiescravidão suja mãos de participantes
- VÍDEO: Lula e Ronaldo jogam bola durante encontro
Especial