Subsídio evitaria destruição da Amazônia, diz ambientalista
VANESSA TEODORO
da Folha Online
Se a colheita dos frutos da floresta amazônica fosse subsidiada e a população local passasse a receber mais pela venda de produtos, como óleos oriundos de plantas e sementes, haveria mais interesse em preservar a região.
A opinião é do ambientalista Paulo Nogueira Neto, 87, membro do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), presidente da Fundação Florestal e da Ademasp (Associação de Defesa do Meio Ambiente).
Nogueira, primeiro responsável pela Secretaria Especial do Meio Ambiente do Brasil (1974-1986), diz que a Europa utiliza esse modelo e a ocupação dos territórios dos países daquele continente é subsidiada. De acordo com ele, o valor pago pelo açúcar produzido pela população é equivalente ao dobro do preço do mesmo produto fabricado no Brasil.
"Ou a gente eleva o nível de vida da população local, pagando pelos produtos florestais mais do que esses produtos valem na realidade, ou então a população local, com 25 milhões de pessoas, vai acabar destruindo a Amazônia", analisa.
