Podcast
09/06/2009 - 19h41

"Ação da PM lembra campo de guerra"; ouça professor da USP

da Folha Online

Muita correria, estudantes, funcionários e professores assustados. O professor Wagner Costa Ribeiro, professor do departamento de geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP (Universidade de São Paulo), descreveu desta forma a cena que presenciou no momento em que bombas foram lançadas nos estudantes, durante o confronto entre policiais militares e manifestantes na USP (Universidade de São Paulo), que ocorreu na tarde desta terça-feira.

Alguns alunos disseram que houve disparos de balas de borracha. "Foi uma ação de guerra, uma ação de evacuação do movimento social, uma militarização das relações na universidade lamentavelmente devido à intransigência da reitora, que não quer dialogar com o movimento", diz o professor.

Wagner Costa Ribeiro

O professor diz que participava de uma assembleia quando foi avisado de que policiais militares teriam disparado bombas de efeito moral contra os manifestantes, que bloquearam o acesso à universidade.

"Eu presenciei várias bombas inclusive no estacionamento do prédio da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Eles [os policiais] empurraram os estudantes até a faculdade de Filosofia, a distância é de cerca de 800 metros mais ou menos, morro acima" relata o professor.

FolhaShop

Digite produto
ou marca