Podcast
01/07/2009 - 02h32

Programas simples de edição facilitam a vida de cineastas amadores

da Folha Online

Com a popularização de aparelhos digitais capazes de gravar vídeos, como celulares, câmeras fotográficas e filmadoras, hoje é fácil fazer registros em movimento.

Mas não basta apenas filmar, é preciso editar, e nesse caso os cineastas amadores podem usar e abusar do mundo da tecnologia, diz Rodolfo Lucena, editor do caderno de Informática da Folha e do blog "Circuito Integrado" da Folha Online.

Rodolfo Lucena

A edição do suplemento desta quarta-feira (conteúdo exclusivo para assinantes do jornal e do UOL) apresenta alguns programas conhecidos de edição de vídeo. "São softwares simples, mas que são eficazes e eficientes no que se propõem a fazer", conta Lucena. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Na internet, é possível baixar no site dos fabricantes versões de teste gratuitas, que funcionam por um certo período de tempo ou têm limitações de funcionalidade. Usuários do Windows podem recorrer ao Movie Maker, que foi redesenhado e está em fase beta (de testes). Para quem deseja realizar edição on-line, uma boa opção é o gratuito JayCut.

"A gente testou alguns desses softwares, conversamos com cineastas profissionais que falaram dos programas que eles usam. O caderno traz sugestões e dicas para os mais diversos tipos de usuários", diz Lucena.

Quer ser avisado dos podcasts do Rodolfo Lucena? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca