Podcast
03/07/2009 - 10h33

FAB nega falha de controlador; ouça áudio sobre voo 447

da Folha Online

Atualizado às 10h43.

A FAB (Força Aérea Brasileira) emitiu uma nota à imprensa a respeito do voo 447 da Air France, que caiu no dia 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo, no oceano Atlântico. Trata-se de uma resposta ao relatório preliminar sobre as causas da queda do Airbus, divulgado nesta quinta-feira, em Paris (França), pelo BEA (Escritório francês de Investigação e Análise).

O áudio a seguir reproduz durante 59 segundos uma breve conversa entre os controladores de voo do Brasil e do Dacar, segundo a Aeronáutica. A comunicação sobre dados do voo 447 ocorre a partir do 37º segundo da conversa. Em exatos 12 segundos, há a confirmação do número do voo, sua altitude e o horário Tasil (horário da posição aeronáutica, nesse caso, localizada a cerca de a 1.200 km de Natal).

áudio FAB

Alain Bouillard, do BEA, afirmou que Dacar não chegou a receber oficialmente dos controladores de tráfego aéreo do Brasil o plano de voo do Airbus. "Isso não é normal", afirmou.

FolhaShop

Digite produto
ou marca