Podcast
19/08/2009 - 15h43

Falta de segurança ameaça eleição afegã; ouça Igor Gielow

da Folha Online

Com as ameaças dos talebans em promover vários ataques contra zonas eleitorais para desestimular o voto, os afegãos se preparam para as eleições desta quinta-feira (20) com medo.

"Nesta quarta-feira, as ruas estavam vazias e a segurança foi reforçada. Houve um ataque muito mal explicado a um banco que a polícia quis tratar com um assalto, mas depois confirmou que se tratava de talebans. Três pessoas morreram", relata Igor Gielow, enviado especial a Cabul.

Igor Gielow

Leia cobertura completa das eleições afegãs
Conheça principais candidatos à Presidência
Enquete: Os afegãos devem sair para votar?

Para os Estados Unidos, que são os principais fiadores dessa eleição, o pleito é necessário para que Barack Obama possa justificar a presença de mais de 60 mil soldados americanos no país. "Mas há o temor de que problemas de segurança que afetem o comparecimento às urnas (que é facultativo) e de que haja fraudes acabe com a festa", diz o correspondente.

Quer ser avisado dos podcasts de Igor Gielow? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca