sexta-feira, 06 de dezembro de 2002 TELEFONIA MÓVEL-GSM Informe publicitário
Página inicial

Está no Brasil a tecnologia mais usada no mundo

Impulso na telefonia mundial

Fatia doméstica respeitável

Clonagem foi dificultada

Cobertura nacional

Roaming internacional fácil

GSM impulsiona a produção de aparelhos

Mercado atento à 3G

A revolução do mercado

Internet sem vírus

Mensagens curtas

GSM

Está no Brasil a tecnologia mais usada no mundo

Uma nova tecnologia para comunicação via telefone celular aportou no país há alguns meses:o Sistema Global de Comunicação Móvel ou Global System for Mobile Communications ou,ainda,simplesmente, GSM. E veio para ficar.

Primeiro, porque é o padrão de telefonia móvel mais utilizado em todo o mundo – está presente em 171 países e reúne mais de 750 milhões de usuários – e possibilita que o roaming – serviço que permite ao assinante falar fora da área de cobertura de sua operadora – internacional seja feito de forma simplificada. Segundo, porque abre as portas para que, em pouco tempo, seja possível evoluir para chamada 3G, a terceira geração serviços móveis, capaz de agrupar, com qualidade única, a transmissão de voz, imagens e dados acesso à Internet em alta velocidade –, tudo instalado em pequenos aparelhos sem fio, ou wireless.

Os novos celulares com tecnologia GSM já podem oferecer muito mais que a simples comunicação de voz. Dependendo do modelo, dispõem de serviços de localização, Internet rápida, consulta a emails, envio de mensagens, vídeo, fotos e música,entre outras vantagens.

Tudo graças a um chip, do tamanho de uma unha, que funciona como o cérebro do aparelho: SIM (Subscriber Identity Module) Card. Nele estão gravadas todas informações do usuário. Para trocar de aparelho, não preciso mudar também de número. É só tirar o chip de um telefone celular GSM e colocar em outro aparelho com a mesma tecnologia.

Mais do que isso,o novo sistema impede a clonagem. Para se conectar com a operadora, o SIM Card utiliza uma senha específica, nos moldes das mensagens codificadas usadas para acessar uma conta bancária via Internet, o que torna muito mais complicado clonar um aparelho – por enquanto, não há nenhum caso de clonagem no mundo.

O mesmo vale para furtos: se o ladrão não possuir a senha, o sistema trava e não há como obter linha. Outras duas vantagens do GSM são a qualidade de som, que é muito superior, e maior durabilidade das baterias dos aparelhos.

A base dessa tecnologia não nova: foi criada no início dos anos 1990,para permitir que as redes fossem compatíveis entre todos os países da comunidade européia. Porém conseguiu mais: ganhou Ásia, a Austrália e partes da África, América do Sul e dos Estados Unidos. Usado em conjunto com outras tecnologias, o GSM permite o envio de pacotes de dados com excelente resultado e preços razoáveis.

No Brasil, duas operadoras já estão oferecendo celulares com tecnologia GSM: a Oi, subsidiária da Telemar, e a Telecom Mobile – TIM. E vem mais Um leilão realizado em 19 novembro pela Agência Nacional Telecomunicações – Anatel, reguladora dos serviços de telecomunicação no Brasil, vendeu mais nove licenças de telefonia móvel para diversas regiões do país. Isso significa que a disputa entre operadoras do novo sistema vai esquentar. Melhor para o consumidor.